Montagem com três fotos da Casa de Criadores dia 4

Casa de Criadores dia 4: estreantes e veteranos refletem sobre moda e sociedade

As marcas a desfilarem na Casa de Criadores dia 4 foram Mateos Quadros, Aczan, Cynthia Mariah, NotEqual, Ruma e Vittor Sinistra

Compartilhe

Chegamos à Casa de Criadores dia 4 com mais seis desfiles realizados no Centro Cultural de São Paulo, localizado na Zona Sul da capital paulista. As apresentações sucedem as de Alexandre Herchcovitch, Moda Inclusiva, Nalimo e outras marcas. 

Dessa vez, os escolhidos para chegarem às passarelas foram: Mateos Quadros, ACZAN, Cynthia Mariah, NotEqual, Ruma e Vittor Sinistra. Em suma, as novas coleções tiveram como base questionamentos sociais.

Assim como nos três primeiros dias da Casa de Criadores n° 53, o Fashion Bubbles fez uma cobertura completa com os conceitos de cada um dos desfiles, melhores looks apresentados e tendências para ficar de olho. Leia!

Como foi a Casa de Criadores dia 4?

A Casa de Criadores dia 4 foi regada a mensagens reflexivas sobre a moda e sobre a sociedades, inclusive vindas dos estreantes. Quem abriu o dia com seu primeiro desfile no evento foi Mateos Quadros, marca homônima do estilista do Rio Grande do Sul. 

Em seguida, foi a vez da Aczan se apresentar. Uma curiosidade sobre a marca é que o nome se trata de um anagrama do nome/apelido da estilista, Nazca. O próximo desfile foi de Cynthia Mariah, com o compromisso de resgatar a ancestralidade africana em seus looks. 

Então, foi a vez da NotEqual apresentar mais uma coleção nas passarelas da CDC. Uma das marcas mais esperadas do 4° dia, a Ruma fez sua estreia sob o comando das drag queens Hellena Malditta e Rubi Ocean . Elas se conheceram durante o “Drag Race Brasil” e decidiram seguir carreira juntas na moda. 

Vittor Sinistra foi o responsável por fechar os desfiles do dia. A marca do estilista homônimo teve início em contexto pandêmico e já participa da CDC há três edições. 

Mateos Quadros

Em seu primeiro desfile na Casa de Criadores, Mateos Quadros se inspirou nas formas de protozoários e fungos em suas criações. Sendo assim, recorreu à impressão 3D, técnicas de plissados e feltragens manuais nos 12 looks apresentados.

Além disso, os acessórios também chamaram bastante atenção na coleção “Debut”. O mais interessante foram as bolsas-estufa com cogumelos cultivados pelo próprio estilista durante meses.

ACZAN

A proposta da estilista Nazca para a Casa de Criadores dia 4 era fugir dos processos de criação tradicionais. Para isso, ela recorreu aos livros de serigrafia dos anos 1980 em busca de inspiração para as formas da coleção “Fado”.

Como resultado, foram apresentadas peças pintadas à mão, mescladas com elementos esportivos e materiais diversos – incluindo vinil e corrente, que ajudaram a tornar a experiência da passarela mais lúdica.

  • Está acompanhando a Casa de Criadores? Em seguida, confira também Casa de Criadores 2023: tudo sobre o desfile de Alexandre Herchcovitch

Cynthia Mariah

Um dos grandes pontos de reflexão da Casa de Criadores dia 4 foi a coleção “Fôlego” de Cynthia Mariah. Ela buscou refletir as dores de perder pessoas pretas diariamente, fazendo um apelo pela “oportunidade de mortes naturais” – como ela mesma descreveu em entrevista ao FFW.

Sendo assim, a mensagem se refletiu em looks brancos e minimalistas, que faziam alusão aos terreiros e também representavam um pedido de paz. Além disso, as folhas de louro foram escolhidas para complementarem a beleza das modelos.

NotEqual

O estilista Fábio Costa celebrou os 10 anos da NotEqual com uma coleção chamada “Emaranhados”. Ele revisitou seu processo criativo e reinterpretou formas e volumes do passado em seu desfile na Casa de Criadores dia 4.

Nos looks, vimos tecidos mais pesados e muitas sobreposições. Fábio explicou que a proposta era trazer mais emoções do que imagens. Além disso, os looks com moulage em franjas e couro pintados se destacaram na passarela.

Posteriormente, você pode ler também Casa de Criadores dia 3: Nalimo, Dystopic, Ken-gá e outras apresentam coleções

Ruma

Um dos desfiles mais comentados da Casa de Criadores dia 4 foi o ballroom da Ruma. Hellena Malditta e Rubi Ocean apresentaram a coleção “Dragcycling” – que retrata as necessidades das drag queens em reaproveitarem suas roupas (uma alusão ao upcycling).

Pensando nisso, a dupla aproveitou as sobras de suas montações dos últimos meses para criar novos looks extravagantes, brilhosos e performático. Ainda assim, elas ressaltam que as criações não são destinadas apenas às colegas de palco – ao que planejam desdobramentos para tornar os lançamentos mais comerciais.

Vittor Sinistra

Para terminar a Casa de Criadores dia 4, Vittor Sinistra apresentou a coleção “RTS3000 – Roupa como Tecnologia do Sentimento”. O estilista brincou com o lúdico através de sonhos e fantasias.

As roupas eram chamativas e extravagantes, com quês de punk e futurismo. Vale destacar as formas pontiagudas, as luvas e as máscaras utilizadas pelos modelos – que deixavam o clima do desfile mais dramático.

O que mais rolou na Casa de Criadores dia 4?

O quarto dia da Casa de Criadores não se limitou apenas aos desfiles, assim como as demais datas do evento. Na sexta-feira (8), foi realizada mais uma oficina de Transmutação Têxtil (com Vicenta Perrotta) e uma de Têxtil-Moda-Vestuário (com Jorge Feitosa). Como se não bastasse, teve uma performance procissão de Xyboia e um show de Danna Lisboa.

Relacionadas

Sobre a Casa de Criadores

Para quem não conhece, a Casa de Criadores é uma iniciativa da Prefeitura e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa de São Paulo. O evento teve início há 26 anos com o propósito de valorizar a cena underground e autoral da moda – além de outras formas artísticas, como shows em exposições.

Em sua 53ª edição, a CDC reúne 29 desfiles no Centro Cultura de São Paulo entre os dias 5 e 10 de dezembro. O maior destaque foi a apresentação de Alexandre Herchcovitch após reassumir sua marca homônima.

Programação de sábado (9) da Casa de Criadores

O penúltimo dia da Casa de Criadores incluiu os desfiles de: A Neoutopia, SHERIDA, Estúdio Traça (Fashion Film), Tradição e Revolução – Jeans 50 anos no Brasil, Le Benites e Rober Dognani.

Para completar, o line-up contou com aula de Transmutação Têxtil (com Vicenta Perrotta), Design e Criação (Alexandre dos Anjos), perfomance Pedra e show Hodari. O calendário se encerra no domingo (10).

Vale lembrar que o Fashion Bubbles traz a cobertura completa de todos os desfiles da Casa de Criadores e muito mais. Dessa maneira, não deixe de acompanhar nosso site e nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Moda.

  • Antes de ir embora, leia também Lenny Niemeyer exalta materiais brasileiros em nova coleção Alto Verão 2024

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vence o programa após a eliminação de Anny?

Anny foi a nona eliminada do Big Brother, e agora restam 16 pessoas na disputa pelo prêmio. Qual delas você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias