Três looks desfilados na Casa de Criadores dia 3

Casa de Criadores dia 3: Nalimo, Dystopic, Ken-gá e outras apresentam coleções

As apresentações da Casa de Criadores dia 3 se destacaram pelo uso de materiais naturais e formas desconstruídas

Compartilhe

A Casa de Criadores dia 3 foi realizada na quinta-feira (7) no Centro Cultural de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista. Os novos desfiles sucederam os de Alexandre Herchcovitch, Moda Inclusiva, Guma Joana e outras marcas no evento.

Dessa vez, conhecemos as coleções de seis promessas da indústria da moda: Nalimo, Dystopic [Rato Distópico], Sukeban, UMS 458 – LL, Ken-gá e Jorge Feitosa. Em suma, os materias naturais e as formas desconstruídas foram alguns dos destaques nas passarelas. 

O Fashion Bubbles analisou os melhores looks nos desfiles do terceiro dia da Casa de Criadores, assim como as principais tendências e mensagens apresentadas. Confira a cobertura completa!

Como foi a Casa de Criadores dia 3?

Os desfiles da Casa de Criadores dia 3 começaram com Nalimo, fundada há 5 anos por Day Molina. A marca está há duas temporadas no line-up do evento, com roupas em estilo minimalista feitas apenas por mulheres. Principalmente, seu propósito é a representatividade indígena na moda. 

Depois, foi a vez da Dystopic apresentar sua coleção anti-fashion sob o comando do Rato Distópico. Essa foi a primeira vez da marca no evento, ao que já chegou causando rebuliço pelos looks desconstruídos. 

A próxima marca foi a Sukeban, paulistana de confecções exclusivas que fez sua estreia na última edição. Em seguida, veio o desfile da UMS 458 – LL, também originária de São Paulo. 

Então, foi a vez da Ken-gá Bitchwear desfilar. A marca de Janaina Azevedo e Lívia Barros, criada há seis anos, tem o propósito de valorizar a liberdade das mulheres e a variedade de corpos femininos e masculinos. 

Finalmente, Jorge Feitosa comemorou os seus 20 anos de carreira com questionamentos sobre a sustentabilidade. Sua origem foi o movimento SULANCA, que produzia roupas a partir de retalhos das confecções do Brás (São Paulo). 

Nalimo

Chamada “Ciranda”, a coleção da Nalimo para a Casa de Criadores dia 3 foi uma homenagem às mulheres que protagonizam as danças de roda – levando a ancestralidade e o artesanal às passarelas. 

O casting do desfile era composto apenas por mulheres (sendo que a marca também vende roupas masculinas). Elas vestiam peças em tons neutros, crochês, matérias-primas de origem natural e acessórios feitos artesanalmente com madeira, sementes e cestaria. 

Além disso, outro destaque foi a presença da atriz Maria Casadevall, que se juntou à estilista Day Molina para protestar pelos direitos indígenas ao final da apresentação das peças. Elas seguravam cartazes como “Raízes profundas, revolução subterrânea”. 

Dystopic [Rato Distópico]

O desfile da Dystopic foi o mais ousado da Casa de Criadores dia 3. Denominado anti-fashion, o estilista Rato Distópico reuniu diversos retalhos para compor looks coloridos e extravagantes. As maquiagens artísticas completavam os visuais dos modelos.

Um momento que chamou a atenção foi a performance final em que os modelos se uniram ao redor do estilista com latas de tinta spray e pixaram suas roupas. A mensagem foi sobre como tratamos o planeta e nos vemos dentro dele.

SUKEBAN

O desfile da Sukeban na Casa de Criadores dia 3 contou com a estilista Sim Sukeban entrando de motocicleta. O motivo é que a coleção da marca remetia os tradicionais estereótipos de tribos dos filmes – patricinhas, skatistas, líderes de torcida e nerds, por exemplo. 

Dessa forma, vimos muitas amarrações de fitas, plissados e looks míni na passarela. As cores que dominaram as roupas da marca foram preto, branco, azul e vermelho – com direito a estampas clássicas dos anos 2000, como xadrez e borboletas. 

  • Está acompanhando a Casa de Criadores? Em seguida, confira também Casa de Criadores 2023: tudo sobre o desfile de Alexandre Herchcovitch

UMS 458 – LL

A Casa de Criadores dia 3 também contou com a coleção “Natura Humana” da UMS 458. Os looks faziam alusão à aparência dos répteis, com peças trabalhadas no couro e em aplicações de metal. 

O que mais chamou atenção na coleção foi a presença de itens utilitários, cheios de bolsos, rebites, soldas e até mesmo parafusos. Nesse sentido, um dos modelos chegou a cruzar a passarela com um casaco que remetia a uma gaiola/cerca elétrica. 

Ken-gá

O duo Janaina Azevedo e Lívia Barros deixou os looks noturnos de lado para retomar a produção de biquínis e maiôs em coleção “Raba a Rigor” apresentada na Casa de Criadores dia 3. O tom do desfile foi dado por versões em pagode de clássicos internacionais, como George Michael. 

Os looks desfilados eram todos em preto e branco para suportar as altas temperaturas brasileiras. Entre as peças, tivemos muitos macacões curtinhos, calcinhas fio-dental, cintura dupla e vestidos drapeados – incluindo detalhes em tule, transparências e franjas. 

O que também chamou a atenção foram as aplicações de Havaianas nas peças. As sandálias se transformaram em tiras de borracha para compor as alças dos biquínis, por exemplo. 

Jorge Feitosa

Jorge Feitosa apresentou uma coleção que remonta seus 20 anos de história como designer na Casa de Criadores dia 3. Como de costume, os tecidos utilizados foram adquiridos em lojas de saldos – além de materiais sustentáveis e retalhos gerados na própria produção. 

O foco da marca são as roupas masculinas, ao que os looks incluíam coroas de flores, roupas com franjas, detalhes metalizados e sungas fio dental. As cores predominantes nos desfiles foram preto e branco, com alguns detalhes em verde, laranja e azul nas peças. 

O que mais rolou na Casa de Criadores dia 3? 

Como de costume, a Casa de Criadores dia 3 não se limitou apenas aos desfiles. Também houveram oficinas práticas para ensinar habilidades de moda aos inscritos, sendo elas de Transmutação Têxtil (com Vicenta Perrota) e Design e Criação (com Alexandre dos Anjos). 

Além disso, o terceiro dia contou com a abertura da exposição “A Linha Longa” com a exposição dos trabalhos de mais de 10 artistas. Alguns nomes são: Dystopic, Alexandre dos Anjos, Cozonosan, Dellum e Felipe Caprestano. 

Relacionadas

Sobre a Casa de Criadores

Criada há 26 anos, a Casa de Criadores é denominada como um espaço dedicado à valorização da cena underground e autoral da moda. O evento também preza pela propagação de diferentes formas artísticas, com shows e exposições. 

Os organizadores são a Prefeitura e a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa de São Paulo. Dessa vez, serão realizados 29 desfiles no Centro Cultural da cidade entre os dias 5 e 10 de dezembro.

Programação de sexta-feira (8) da Casa de Criadores

A programação da Casa de Criadores dia 4 inclui os desfiles de Mateos Quadros e ACZAN (17h), Cynthia Mariah e NotEqual (18h) e Berimbau Brasil (Fashion Filme); Ruma, por Helena Malditta e Rubi Ocean e Vittor Sinistra (19h). 

Além disso, haverá mais uma oficina de Transmutação Têxtil (com Vicenta Perrotta) e uma de Têxtil-Moda-Vestuário (com Jorge Feitosa). O dia chega ao fim com performance procissão de Xyboia e show de Danna Lisboa. 

Você confere a cobertura de todos os desfiles da Casa de Criadores, entre outros acontecimentos da moda, aqui no Fashion Bubbles. Dessa maneira, não deixe de acompanhar nosso site e nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Moda.

  • Antes de ir embora, leia também Lenny Niemeyer exalta materiais brasileiros em nova coleção Alto Verão 2024

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vence o programa após a eliminação de Anny?

Anny foi a nona eliminada do Big Brother, e agora restam 16 pessoas na disputa pelo prêmio. Qual delas você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias