Três looks desfilados na Casa de Criadores dia 2

Casa de Criadores dia 2: inclusão e protesto são destaques nos desfiles

Vísen + Kabila Aruanda, Volat, Guma Joana e Moda Inclusiva foram as marcas a desfilarem na Casa de Criadores dia 2

Compartilhe

O segundo dia da Casa de Criadores foi realizado na quarta-feira (6) após a estreia com a apresentação de Alexandre Herchcovitch. Dessa vez, quatro desfiles ocuparam as passarelas do Centro Cultural de São Paulo, localizado na Zona Sul da capital paulista. 

Em suma, os lançamentos foram marcados pela inclusão e pelo protesto. As marcas a desfilarem suas novas coleções foram: Vísen + Kabila Aruanda, Volat, Guma Joana e Moda Inclusiva

Em seguida, confira o resumo completo da Casa de Criadores dia 2 e os registros dos melhores looks apresentados nas passarelas do evento!

Como foram os desfiles da Casa de Criadores dia 2?

É possível dizer que a Casa de Criadores foi muito além das roupas ao entregar mensagens e performances fortíssimas. O dia começou com os estreantes Vísen e Kabila Aruanda, que se conheceram durante um curso do Instituto Casa de Criadores e formaram uma parceria para o evento. 

Em seguida, foi a vez da marca Volat apresentar suas criações. Criada em 2021, a marca preta e periférica é baseada no Capão Redondo – bairro também da Zona Sul de São Paulo (SP).

O próximo desfile foi de Guma Joana, marca homônima da estilista e multiartista trans. Seu surgimento veio da paixão pelo desenvolvimento de figurinos durante o período em que se dedicava à dança e à performance. 

Para finalizar, o projeto Moda Inclusiva reuniu as criações de nove estilistas que participaram de um concurso para desenvolverem roupas adaptadas às pessoas com deficiência, em parceria com a terapeuta e consultora de moda inclusiva Daniela Auler. 

Vísen + Kabila Aruanda

A Casa de Criadores dia 2 começou com a apresentação da coleção Signos de Evolução pelos estreantes Visen e Kabila Aruanda. Os dois uniram forças para mostrar uma seleção que misturava suas realidades criativas – desde os Pontos Riscados do Candomblé dela às insígnias de pichação dele. 

Os looks foram feitos a partir do reaproveitamento de tecidos xadrez de diferentes padronagens (técnica que recebe o nome de upcycling). Entre as tendências apresentadas, estavam as roupas largas adaptadas a todos os corpos e os volumes, incluindo ombreiras e acessórios chamativos. 

Além disso, as letras de pichação e as aplicações de serigrafias deu um quê grunge à coleção. Na cenografia, um quinteto de cordas proporcionou o drama necessário à apresentação ao vivo. 

Volat

Em seguida, a Volat apresentou a coleção Yorubanidade nas passarelas da Casa de Criadores dia 2. Os looks traziam um convite à reflexão sobre a história e a potência dos ensinamentos do povo Yorubá – um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África Ocidental, que teve muitos descendentes vindos como escravos ao Brasil. 

Para isso, os estilistas Leticia Cortes e Girassol recorreram a peças contemporâneas de fibras naturais. As formas eram amplas e confortáveis, com a mesclagem de alfaiataria e streetwear (capuzes e zíperes, por exemplo). 

Uma forma de homenagear a cultura Yoruba foi através de uma apresentação de atabaques ao vivo. Os modelos entravam na passarela dançando como os nativos africanos antes de começarem a desfilar. 

Gosta de conteúdo de moda? Então, leia também Estilo de Sabrina Sato: 45 looks que mostram a evolução fashion da apresentadora

Guma Joana

O desfile de Guma Joana na Casa de Criadores dia 2 foi uma forma de protesto contra o aquecimento global e pelos direitos das pessoas trans. Sendo assim, a apresentação começou com a performance de uma “entidade” falando sobre a Terra e modelos que pareciam ter saído diretamente das pistas de dança. 

Ao lado de Amen Ira, a estilista apresentou looks frescos com recortes que deixavam muito corpo à mostra (de todas as silhuetas e gêneros). Os balonês também apareceram como uma novidade para a marca. 

Moda inclusiva

Fechando a Casa de Criadores dia 2, o projeto Moda Inclusiva apresentou 20 looks voltados às pessoas com deficiência. O que mais chamou a atenção foi a presença de corpos diversos na passarela, de todos os gêneros e idades. 

As roupas apresentadas visavam atender a várias necessidades especiais – como a colocação ou retirada das peças para quem precisa de cadeira de rodas, armazenamento de carteira e celular para quem tem limitações nos membros superiores e compartimentos para bolsa de colostomia. 

Além disso, outro destaque do desfile foi a audiodescrição das características dos modelos e das roupas para que as pessoas com deficiência visual também pudessem acompanhar as novidades. 

  • Além disso, você não pode deixar de conferir Lenny Niemeyer exalta materiais brasileiros em nova coleção Alto Verão 2024

O que mais rolou na Casa de Criadores dia 2? 

Como de costume, o evento não se resumiu apenas aos desfiles, mas reuniu diversas outras formas de expressão artísticas. O segundo dia contou com duas oficinas: Transmutação Têxtil, com Vicenta Perrotta, e Têxtil-Moda-Vestuário, com Jorge Feitosa. 

Para completar, também houve um show de Fuzzuês, duo formado pelos músicos Mariô Onofre (bateria) e Uly Nogueira (guitarra). 

Relacionadas

Sobre a Casa de Criadores

A Casa de Criadores foi criada há 26 anos como um espaço dedicado à valorização da cena underground e autoral da moda. O evento é uma realização da Prefeitura e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa de São Paulo. 

Em sua 53ª edição, a CDC apresentará 29 desfiles entre os dias 5 e 12 de dezembro. Entre eles, tivemos a tão esperada apresentação da coleção de Verão 2024 de Alexandre Herchcovitch

Programação de quinta-feira (7) da Casa de Criadores

O terceiro dia contará com os desfiles de: Nalimo (17h), Woolmay Mayden (Fashion Filme), Dystopic [Rato Distópico]  e SUKEBAN (18h30) e UMS 458 – LL, Ken-gá e Jorge Feitosa (19h30). 

Para completar, serão realizadas as oficinas de Transmutação Têxtil, novamente com Vicenta Perrota, e de Design e Criação, com Alexandre dos Anjos. Também haverá a abertura da exposição “A Linha Longa” – que reúne mais de 10 artistas. 

Você confere a cobertura completa da Casa de Criadores e outros eventos marcantes da Moda aqui no Fashion Bubbles. Assim, não deixe de acompanhar nosso site e nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo da Moda.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vence o programa após a eliminação de Anny?

Anny foi a nona eliminada do Big Brother, e agora restam 16 pessoas na disputa pelo prêmio. Qual delas você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias