Nesta quarta, 25 de maio, a empresa de energia elétrica Enel Brasil, apresentou no DFB Festival 2022 um desfile de moda Upcycling. O desfile teve início às 21h00 e contou com peças de reaproveitamento de materiais para criação de novos looks.

No Instagram, a Enel Brasil contou que os produtos do projeto Enel Upcyling foram pensados dentro de uma ótica de aproveitamento do design em economia circular. Assim, eles diminuem o impacto ambiental dos resíduos, além de gerar renda.

Então, você quer saber como foi o desfile no Dragão Fashion Brasil 2022 e conhecer um pouco sobre o projeto? Venha conferir!

  • Logo após, leia DFB Festival 2022: tudo sobre o maior encontro da moda autoral da América Latina

Como foi o desfile do Enel Upcycling no DFB Festival 2022?

Enel Upcycling no DFB Festival
Fonte: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

  • Enquanto isso, leia Tendências 2023: as principais apostas das passarelas internacionais

A coleção “Energia”, assinada por Bruno Olly e Marcelo Belisário, foi um dos grandes destaques do festival. Afinal, o upcyling é uma das grandes tendências da moda autoral, colocando o holofote sobre as peças que contaram ainda com curadoria e direção criativa de Claidop Silveira, o idealizador do evento.

Coleção Enel Upcycling
Fonte: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

O upcycling consiste em dar um novo propósito aos materiais que outrora seriam descartados. Dessa forma, a coleção da Enel reaproveitou os uniformes descartados pela empresa de energia.

Desfile Enel Upcycling
Fonte: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Os tecidos foram modificados por meio de técnicas de tingimento, estamparia e bordados. São 40 peças masculinas e femininas, trazendo efeitos como o tie dye e diferentes lavagens para criar peças atuais, modernas e, acima de tudo, sustentáveis.

Desfile da Enel no DFB Festival 2022
Fonte: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Joias, paetês, argolas, flores em PVC e outros materiais também foram reaproveitados, trazendo ainda mais destaque para a coleção inovadora.

Fonte: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Veja abaixo a galeria de fotos do desfile:

Em seguida, veja o desfile na íntegra:

Quem é Enel Upcycling?

Enel no DFB Festival 2022
Fonte: Wikipedia

Primeiramente, a Enel Brasil é uma empresa brasileira do ramo de energia elétrica, controlada pelo grupo italiano Enel. Dessa forma, atualmente, ela é a maior empresa privada de energia do país.

No projeto Upcycling, a Enel Brasil apresenta a transformações de materiais, que seriam descartados, em novas roupas. Assim, duplica-se o ciclo da vida das peças, além de também diminuir o impacto ambiental dos resíduos.

Enel UpClycling
Coleção Energia da Enel Upcycling em parceria com o projeto Costurando Sonhos. Fonte: Instagram

Com isso, neste ano, no DFB Festival 2022, a Enel apresentou um desfile totalmente Upcycling, que complementou as ações do novo espaço do evento, o Factory.

Então, para saber mais, não esqueça de acompanhar a estilista no Instagram @enelbrasil.

  • Logo depois, leia Looks com coturno: tudo sobre a história do calçado e dicas de como usar

Além disso, veja todos os desfiles do DFB Festival 2022:

Abertura – 24 de maio

Dia 1 – 25 de maio

Dia 2 – 26 de maio

Dia 3 – 27 de maio

Dia 4 – 28 de maio

Sobre o DFB Festival 2022

Programação dia 25 do DFB Festival
Dessa forma, confira a programação do dia 25 de maio no DFB Festival 2022. Fonte: Instagram

Realizado anualmente em Fortaleza e criado em 1999, o Dragão Fashion Brasil Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares. Isto é, o evento dialoga com a moda autoral, a cultura e ações formativas da América Latina.

Dessa forma, em 2022 DFB Festival volta a ser presencial, reunindo estilistas da América Latina, de 25 a 28 de maio na Praia de Iracema. Nesse sentido, entre as novidades da edição estão: duas passarelas de 40 m cada, o lançamento do espaço Factory e o primeiro espaço pet friendly do Brasil em desfiles de moda.

Portanto, agora que você já viu como foi o desfile do Enel Upcycling no DFB Festival 2022, não deixe de conferir nosso canal de Moda. Lá você encontra as coleções que as principais marcas apresentaram nas passarelas, looks das famosas, como usar as tendências que estão bombando e muito mais!

  • Então, confira Bulgari e Casablanca: marcas romana e parisiense lançam coleção-cápsula de bolsas