Inverno 2022: tendências e vitrines de Milão fall-winter 22-23

Confira as tendências para o outono inverno 22-23 e fotos de vitrines diretamente de Milão. Uma análise do presente e futuro.

- Continue depois da Publicidade -

Inicialmente, vamos focar nosso olhar no Outono /  Inverno 2022, assim as fontes de informações serão a Premier Vision e a Pitti Immage. Em seguida, convido vocês a passearem comigo pelas belíssimas vitrines de Milão!  Será um prazer compartilhar com vocês todas estas informações de moda, visto que hoje moro em Milão.

Sabemos que a indústria da moda sempre antecipa as tendências, por isso, antes de mais nada ficaremos de olhos abertos nas vitrines de Milão. Desta forma, com o pensamento no futuro, ou seja nas tendências e com o olhar no presente que são as vitrines, a cada post vamos dar dicas de moda direto de Milão.

 

 

A leveza do Inverno 2022

 

 

Vitrine Comptoir des Cotonniers na Galeria Galleria Vittorio Emanuele
Vitrine Comptoir des Cotonniers na Rinascente para o Inverno 2022 . Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Mas nós podemos pensar: “Como assim leveza no inverno?”, segundo a Premier Vision, esta característica aparece nos tecidos finos que se beneficiam da tecnologia têxtil, para assim aquecerem e proporcionarem conforto.

Por exemplo, as misturas de algodão e poliéster, viscose e poliéster e as combinações entre o natural e o sintético ganham espaço nesta e nas próximas estações. Desta forma, tecidos finos, suaves e confortáveis que principalmente aqueçam, prometem fazer parte das vitrines de Milão e também dos guarda roupas no próximo outono-inverno.

- Continue depois da Publicidade -

Sem dúvida o corner da Comptonoir des Cotonniers na Rinascente é um exemplo, visto que as camisas são de seda, os tricots de lã e algodão com poliamida, desta forma são peças perfeitas para receberem outras camadas, por exemplo  casacos e cachecóis que finalizam o look do inverno.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Tecidos fluidos desenham a silhueta nas vitrines de Milão

 

- Continue depois da Publicidade -

Vitrine Miu Miu Milão outono inverno
Vitrine Miu Miu Milão outono inverno tecido fluido que desenha a silhueta e brilho discreto. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

 

Detalhe para as sandálias estilo Birkenstock, que aparecem com roupagem de inverno nas vitrines de Milão das marcas como Chloé e Miu Miu.  Desde o verão ouvimos falar da volta da Birkenstock, na verdade ela nunca saiu de moda, sempre foi sinônimo de conforto. Mas agora o que vemos é que ela  invade as vitrines de Milão, a prova são os modelos quentinhos com aplicações de peles. Deste modo, ela veio para ficar nesta e nas próximas estações!

 

  • Confira tambémBirkenstock – Saiba tudo sobre a tendência e a história da marca

 

 

Vitrine Chloé Milão com sandália para inverno revestida de pele de carneiro ecológica
Vitrine Chloé de Milão com sandália para inverno revestida de pele de carneiro ecológica. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Para o segmento feminino a transparência no inverno fica por conta da mistura de mohair-poliamida,  tecidos fluidos acetinados com leve brilho, ou seja a delicadeza aliada ao conforto.

A lã, grande protagonista do inverno aparece em todos os segmentos, desde alfaiataria até o casual, porém com a proposta de oferecer bem estar e “cuidado fácil”. Sem dúvida a sensação de conforto e segurança que tanto almejamos. A lã sempre foi e será a  grande protagonista da última camada que aquece o look e o corpo é claro!

 

Vitrine Max&Co Milão outono inverno
Vitrine Max&Co em Milão outono inverno

 

 

 

Malha de lã preta com transparência

 

 

Reparem na malha preta com recortes transparentes na vitrine da Miu Miu em Milão o tecido é muito fino em  lã mista.

 

Vitrine Miu Miu. Malha preta fina em lã com detalhes transparentes
Vitrine Miu Miu. Malha preta fina em lã com detalhes transparentes . Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

O jeanswear  segue misturando algodão-viscose e algodão-liocel em looks de peças fluidas prontas para receberem a próxima camada ou em looks de alfaiataria, como este exemplo na vitrine Giorgio Armani.

 

Vitrine Giorgio Armani Milão outono inverno com look feminino jeanswear alfaiataria
Vitrine Giorgio Armani Milão outono inverno. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Jaquetas e casacos estão cada vez mais leves, visto que a tecnologia têxtil avança neste sentido, acabamentos a prova d’água, tecidos metálicos internos que concentram o calor. Desta forma, estas peças transitam entre o sportswear e a alfaiataria de maneira muito natural.

Reparem na proposta da marca Ermenegildo Zegna, a jaqueta em estilo esportivo, com zíper e capuz, compõe o look com a calça de alfaiataria 100% lã.

 

  • Confira ainda: Wide Leg Pants: Saiba como usar a calça pantalona que permanece forte entre as tendências.

 

Vitrine em Milão Ermenegildo Zegna tendências para outono inverno 22-23
Vitrine em Milão Ermenegildo Zegna. Fonte: foto arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Asssim é também importante pontuar o  suede, a camurça e o veludo que aparecem em tons de terra nas vitrines de Milão deste outono inverno 21-22.  Por outro lado, o brilho nos tecidos é sutil, matizado e desbotado para sedas e cetins.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

 

Mobilidade urbana ponto chave para a criação

 

Colete da marca Sprit na La Rinascente, nova coleção outono inverno 22-23
Colete da marca Sprit na La Rinascente, nova coleção outono inverno 22-23

 

É muito comum uma pessoa que trabalhe em um escritório, por exemplo, que o código da vestimenta seja mais formal, ou seja,  que exija peças de alfaiataria. Contudo a utilização do  metrô, bicicleta ou moto faz parte do dia a dia dos grandes centros urbanos do mundo. Desta forma, peças do sportswear, por exemplo uma jaqueta corta vento ou um colete e sem dúvida o tênis, se misturam às peças de alfaiataria com muita naturalidade.

Por outro lado, também observamos jaquetas mais volumosas, mas sempre com tecidos leves que facilitem os movimentos.

 

Jaquetas e coletes em Fleece por cima de camisas

 

 

Corner da marca Uniqlo em Milão. Outono inverno
Loja da marca Uniqlo em Milão jaquetas e coletes em tecido fleece, que evoca conforto, conceito que também está em alta

 

Acredito ser muito importante observar a Uniqlo , marca que nasceu no Japão. Eles trabalham o conceito de moda essencial e universal, sendo assim apostam em cores e materiais mais perenes, ou seja, querem que as peças durem mais de uma estação. Neste sentido, reparem nesta bela ideia de cartela de cores para o segmento casual masculino outono inverno 22 na foto acima.

 

 

 

Sustentabilidade e informação ao consumidor

 

 

Jeanswear Armani Exchange vitrine de Milão com etiqueta reciclado
Jeanswear Armani Exchange vitrine de Milão

 

Sem dúvida, acredito que a questão da sustentabilidade não é mais uma tendência,  mas sim um movimento já estabelecido e que cresce. Tenho observado aqui em Milão o esforço das marcas em comunicar isso ao cliente, ou seja diretamente no trade, em outras palavras diretamente ao consumidor.

 

Etiqueta explicando do que se trata o projeto de reciclagem usado neste produto da Armani Exchange
Etiqueta explicando do que se trata o projeto de reciclagem usado neste produto da Armani Exchange. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Assim, não é mais apenas uma questão de comunicação institucional. O cliente precisa saber na hora da compra se o produto é sustentável ou seja, qual a história daquele produto e o que está por trás dele.

 

 

 

Peça em lã masculino com a comunicação na etiqueta indicando reciclado da marca Noth Sails na La Rinascente.
Peça em lã masculino com a comunicação na etiqueta indicando reciclado da marca North Sails na La Rinascente. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

 

Cores, energia é a palavra chave

 

Segundo a Premier Vision, energia será o foco nas cores, porém a luminosidade é moderada na tendência outono-inverno 22-23 , visto que o desejo de expressão se revela mais em exibir a beleza dos materiais.

Contudo o laranja aparece para esquentar e energizar a estação. A estação outono-inverno 22-23  pode ser colorida, as cores primárias emprestam esta energia positiva. Bem como o clássico  preto e branco atualizado com tons violáceos e castanhos profundos.

 

Vitrine da Prada o laranja aparece nos detalhes do tricot a nas luva
Vitrine da Prada o laranja aparece nos detalhes do tricot e nas luvas. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Finalmente, a paleta de cores da estação outono inverno 22-23 equilibra intensidades energéticas e tons serenos. Mas este será assunto para os próximos posts !

Portanto, fiquem ligados nas próximas novidades aqui no Fashion Bubbles e vejam mais conteúdos de Milão:

 

 

Sobre a colunista

Alessandra Janaudis, formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM bem como em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão.

Hoje mora na Itália e tem também um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão .

Instagram: @conexaomilano_

E-mail de contato [email protected]

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes