tendencias 2022 chinelo

Looks com chinelo: 10 ideias de como usar a tendência de forma elegante

Os looks com chinelo ganharam status fashion e agora também fazem sucesso internacional. Saiba tudo sobre essa tendência e aprenda como usar!

Compartilhe

Os looks com chinelo, no melhor estilo Havaianas, viralizaram no exterior e a tendência não pára de crescer. Embalados pela estética Brazilcore e com um empurrãozinho do Tik Tok, os looks com o calçado fazem sucesso para todos os estilos e idades.

E, embora em alguns estados litorâneos do nosso país seja de praxe andar por aí de chinelo, a prática ainda fazia muitas pessoas torcerem o nariz. Contudo, a tendência veio para levar o conforto para todos os lugares.

Looks com chinelo são tendência na moda internacional

Se no Brasil as Havaianas transformaram os chinelos em um item de desejo, ao redor do mundo a história nem sempre foi assim. Para contextualizar, vale lembrar que, há alguns anos, até mesmo o saudoso estilista Karl Lagerfeld se manifestou contra o calçado.

Na época, ele disse em entrevista que via os chinelos como um “sinal de derrota”. “Você perdeu o controle da sua vida e, então, comprou chinelos”, finalizou o estilista alemão, então à frente da Chanel.

estilo despojado: look com calça jeans e chinelo
Fonte: Instagram @alyssainthecity

Os anos passaram e, como tudo na moda, os looks com chinelo também encontraram o seu lugar ao sol. 

Nos últimos anos, os chinelos deixaram de ser considerados um calçado de praia para se tornarem hits na moda mainstream.

Agora, no mundo todo, os looks com chinelo são uma opção super despojada para o verão.

estilo Tik Tok: mulher com cropped e shorts preto e chinelo marrom estampado nos pés
Fonte: Instagram @claire_most
  • Você pode gostar de Looks com moletom: consultora de moda dá dicas para unir conforto e estilo
mulher usando chinelo de salto com vestido florido preto
Fonte: Instagram @maliyahcharisse
  • Logo depois, veja Top de borboleta: tendência dos anos 2000 está de volta, confira os looks

Pode usar calça jeans e chinelo?

Pode e deve! Além disso, na hora de criar o styling, você pode combiná-los com calças largas – como, por exemplo, modelos cargo, de linho em estilo alfaiataria ou, ainda, um jeans soltinho.

Por outro lado, também é possível explorar o calçado como um contraponto com um vestido mais elegante. Assim como na maioria das tendências, há uma maneira minimalista e maximalista de abordá-la.

como usar chinelo no dia a dia? com biquíni e calça flare em tom neon
Fonte: Instagram @courtneecrews

Desse modo, um simples par de chinelos pretos de couro combina com o minimalismo. Mas, se você estiver procurando por algo um pouco mais divertido, opte por uma alça mais grossa com uma cor ou padrão brilhante. E aí, é claro, vale abusar das amadas Havaianas.

Como usar looks com chinelo?

Na hora de combinar os looks com chinelo, tudo vai depender, é claro, do seu estilo.

Isso porque, atualmente, temos visto produções bem variadas. Desde os looks mais básicos, com tons neutros e jeans até aqueles hiper coloridos.

look minimalista com camisa branca, calça de alfaiataria off white e chinelo preto
Fonte: Instagram @aimeesong
  • Logo depois, veja Top de borboleta: tendência dos anos 2000 está de volta, confira os looks

Um truque de styling bem interessante é adicionar o chinelo em momentos esportivos, combinando com shorts ciclista.

Outra dica é elevar esse calçado básico, misturando-o com peças de alfaiataria. Aliás, os tons neutros fazem o maior sucesso nesse tipo de produção, já que eles imprimem um ar de elegância imediata ao armário.

como usar looks com chinelo: mulher apostou em short de ciclista preto, camiseta branca e sobretudo marrom
Fonte: Instagram @taniceelizabeth
  • Ainda sobre o assunto, leia Moda dopamina: saiba tudo sobre a tendência mais colorida da vez

E não se prenda apenas às Havaianas. Afinal, junto com o revival dos anos 2000, vale lembrar que os chinelos de salto e até mesmo as versões com plataforma voltaram com tudo!

looks minimalistas: mulher usa regata e short brancos com chinelo preto
Fonte: Instagram @abimarvel
  • Logo após, leia Blazer cropped: Como usar e + de 30 looks para você se inspirar

Assim, fica mais fácil adotar o estilo e aderir ao conforto desse item brasileiríssimo agora mesmo.

Brazilcore e Havaianas com estilo

Se você está atento às redes sociais, com certeza já ouviu falar na estética Brazilcore, que surgiu com tudo em tempo de Copa do Mundo.

Tudo começou com um tweet alegando que os formadores de opinião estavam flertando com o esquema de cores da bandeira brasileira, e até mesmo com as camisas de futebol da seleção.

looks com chinelo
Fonte: Instagram @nnennaechem
  • Depois, leia também Plumas: saiba tudo sobre a tendência que promete virar febre na temporada

Então, a teoria apoiava-se no TikTok, onde a hashtag Brazilian Core conquistou mais de 10 milhões de visualizações, reproduzindo principalmente estilos de rua femininos em uma profusão de amarelo, verde e azul.

De acordo com o site Aesthetics Wiki, Modern Brazilian (também conhecido como Brazilian Aesthetic ou Brazilcore) é uma estética da moda que se baseia no streetwear do país, com as cores da bandeira. Ele usa símbolos e motivos da cultura brasileira moderna para criar uma energia patriótica, otimista e unificadora.

mulher usando camisa do Brasil, calça jeans e chinelo pink
Fonte: Instagram @blogdabrenda._

E quando falamos de estética brasileira, é claro que os looks despojados com chinelo Havaianas não poderiam ficar de fora. Aqui, as duas tendências se fundem e acabam exportando referências do país para o mundo todo.

Vale dizer, porém, que embora as trends dialoguem entre si, os looks com chinelo não são uma aposta exclusiva do Brazilcore. Afinal, muitas influenciadoras do Tik Tok e do Instagram apresentam o item com uma pegada bem mais clean e muitas peças de alfaiataria.

Conclusão

Como falamos anteriormente, ainda que os looks com chinelo sejam quase um tesouro nacional, essa combinação ainda torcia narizes ao redor do mundo. Contudo, nos últimos anos, o calçado foi ganhando status fashionista e, hoje em dia, está em todos os lugares.

mulher usando camiseta branca, shorts preto e Havaianas branca
Fonte: Instagram @estilomarim

Por isso, vale se inspirar nos looks das influenciadoras e aproveitar o conforto dos chinelos em diferentes ocasiões. Assim, se a ideia for um estilo mais minimalista, abuse do jeans, da regata neutra e também da alfaiataria.

Se, por outro lado, você prefere um estilo mais maximalista, não deixe de observar a ascensão da estética Brazilcore para criar looks bem criativos com chinelo.Se você adora estar sempre por dentro das novidades, não deixe de conferir nosso canal de Moda. Lá você encontra as coleções que as principais marcas apresentaram nas passarelas, looks das famosas, como usar as tendências que estão bombando e muito mais!

  • Por fim, confira Bolsa de crochê: os modelos tendência 2022 com vídeo tutoriais
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias