moda dopamina

Moda dopamina: saiba tudo sobre a tendência mais colorida da vez

Muitas cores, estampas vibrantes e divertidas marcam a tendência, que inspira bom humor. Saiba mais!

Compartilhe

Você já ouviu falar em moda dopamina? De acordo com o relatório de tendências para 2022 do Pinterest, o termo está em alta e se desdobra em pequenas microtendências que já estão dominando o armário.

Em seguida, você aprende mais sobre a novidade. Além disso, confere dicas para usar a trend e looks para se inspirar. Então, continue lendo!

 

Afinal, o que significa moda dopamina?

 

dopamine dressing tendência
Fonte: Vogue

 

 

Primeiramente, como o nome já indica, a tendência tem raiz na psicologia e no estudo das cores. Isso porque a dopamina é um neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar no corpo humano. Assim, a tendência é baseada na teoria de que escolher certas roupas pode te deixar feliz e elevar seu humor.

Segundo a psicóloga norte-americana Dr. Dawnn Karen, especializada em moda, “a dopamina entra em ação quando nos recompensamos, realizamos o autocuidado e alcançamos um objetivo. Também pode evocar sentimentos de felicidade, alegria e euforia suprema.”

Em entrevista ao site The Face, ela afirmou que, de acordo com sua pesquisa, cores vibrantes podem – de fato – instigar emoções positivas. E a tendência vai muito além disso. Afinal, os looks também podem incluir texturas e, é claro, padronagens.

 

Dopamine dressing pelo mundo

 

looks com roupas vibrantes
Fonte: Vogue

 

  • Nesse sentido, não deixe de conferir Cores Verão 2023 – Veja as principais tendências para a estação

 

Para se ter uma ideia, até mesmo as culturas mais reservadas estão se rendendo ao dopamine dressing. É o caso da Alemanha. De acordo com o relatório do Pinterest, a moda dopamina vai ser um dos maiores hits do ano no país.

Os alemães canalizarão seus sentimentos positivos em cores brilhantes e marcantes. Com isso, as pesquisas para termos como roupas fúcsia, vestidos verde esmeralda e sapatos rosa explodiram na região.

Portanto, se você precisa daquele up no humor, é hora de abrir o armário e começar a brincar com as peças. Algumas microtendências em alta dentro da moda dopamina são os sapatos coloridos, colares de miçangas, vestido arco-íris e looks com roupa colorida. Verde Bottega, rosa pink e azul elétrico também são os tons mais desejados da vez.

 

  • Além disso, veja Cores Verão 2022: aprenda a usar e a combinar as tendências da estação

 

Dopamine dressing: a psicologia das cores na moda

 

Como falamos anteriormente, a ideia aqui é melhorar o humor com looks divertidos, que evocam boas emoções. E a ideia é suportada por muitas evidências.

De acordo com um estudo de 2015 das faculdades Northridge, Columbia e Universidade do Estado da California, as roupas que usamos podem ter um impacto direto na maneira como pensamos.

A partir de cinco experimentos diferentes, os pesquisadores concluíram que se vestir de uma certa maneira pode influenciar a maneira como tomamos decisões.

 

 

como usar looks moda dopamina
Fonte: Instagram

 

 

Posteriormente, um estudo de 2017 publicado no European Journal of Social Psychology também confirmou que as roupas têm ação direta na autoconfiança.

Ao analisar 180 estudantes, eles concluíram que os voluntários que vestiram roupas vibrantes tinham uma autopercepção melhor sobre a própria beleza e poder de atração.

A premissa da moda dopamina é que o que vestimos faz a diferença em como nos sentimos e como somos percebidos. O que, por sua vez, pode aumentar nossa confiança e bem-estar.

Trata-se, portanto, de aprender a se vestir de dentro para fora. Afinal, o que você veste afeta a maneira como você se sente. É parte moda e parte mindfulness.

 

 

Como apostar na tendência da moda dopamina?

 

dopamine dressing
Fonte: Pinterest. Montagem equipe Fashion Bubbles

 

Se você chegou até aqui, certamente já está inspirado a vestir-se de dopamina. A boa notícia é que a versatilidade dessa tendência a torna extremamente adaptável.

Uma vez que ela não possui muitas regras, a dica consenso entre os psicólogos é usar aquelas peças que evocam sensações alegres. Sendo assim, não há certo ou errado.

Além das cores que citamos anteriormente, que tal vestir-se com o seu tom preferido? Sem dúvida, uma opção incrível para aqueles dias de pouca energia. Aliás, se tem uma coisa que o dopamine dressing faz é injetar energia no armário.

Sendo assim, pense em criar looks divertidos, explorando combinações cromáticas vibrantes e alegres. Para não errar, você pode usar o círculo cromático. Então, com a ferramenta em mãos, fica fácil misturar cores análogas e opostas harmoniosamente.

Outra dica bacana é começar aos poucos. Afinal, se você sempre se vestiu com tons neutros, mudar da água para o vinho pode parecer tarefa árdua. Pense, portanto, em inserir acessórios divertidos e de cores intensas no look. É possível até mesmo criar um color blocking brincando com sapato e bolsa contrastantes.

Uma vez que a tendência da moda dopamina já está bem disseminada, muitas marcas também apostam em peças que misturam esses elementos. O vestido arco-íris, por exemplo, aparece em diversos materiais (principalmente tricô e crochê) inspirando muita alegria no look.

 

  • Decerto, você vai gostar de Cor Pantone 2022: inspire-se nas famosas e veja como usar Very Peri

 

Peças-chave da tendência dopamine dressing

 

2 looks estampados
Fonte: Pinterest. Montagem equipe Fashion Bubbles

 

Recapitulando, a moda dopamina já tem diversas microtendências em andamento. Entre elas, as mais importantes são:

 

  • Além disso, veja Neon: a tendência luminosa que é a cara do Verão 2022!

 

Conclusão

 

É fato que a psicologia comportamental tem um grande peso nessa tendência. Afinal, a moda dopamina marca um sentimento coletivo de esperança após os períodos de isolamento.

Uma vez que a sociedade sempre usou roupas para se expressar, já era esperado que a retomada da vida normal durante a pandemia impactasse bastante a forma como nos vestimos.

Após um período onde os neutros e o conforto dos conjuntos de moletom reinaram absolutos, agora é hora de se reinventar. E nada melhor do que usar a moda a seu favor na hora de inspirar bons sentimentos!

Por último, não deixe de conferir as novidades na nossa categoria Tendências. Nela, mostramos as últimas novidades da moda, com dicas de look e acessórios.

 

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias