Agatha Moreira em escada, está usando macacão de listras rosa claro, rosa escuro, branco e dourado. A parte de cima é aberta, por baixo usa camiseta branca. Ao fundo algumas plantas do lado esquedo.

Quem é Stephanie Wengerkiewicz? Stylist brasileira fala sobre os bastidores da moda e trabalho no exterior

A stylist Stephanie Wengerkiewicz, que já trabalhou com a Vogue Rússia a Forbes Brasil, contou os bastidores da moda, desde a ideia até a execução

Compartilhe

Stephanie Wengerkiewicz é uma stylist curitibana que trabalha na área desde 2013. Nesse meio tempo, já desenvolveu projetos internacionais para a Vogue Rússia a Forbes Brasil.

Além de trabalhar com nomes como Agatha Moreira, Rodrigo Simas e Zabelê, a stylist participou do New York Fashion Week 2023, no qual foi responsável por dois desfiles.

Qual é o processo criativo de Stephanie Wengerkiewicz?

Agatha usando camisa de maga longa verde com calça bege. Rodrigo com calça bege e camiseta marrom de manga longa. Estão em ensaio fotográfico no metrô de Nova Iorque
Fonte: WOW Magazine

Stephanie conta que o trabalho não é tão simples quanto parece. Por trás das belas fotos, há todo um processo criativo que pode levar dias.

Em primeiro lugar, o diretor ou fotógrafo apresenta um moodboard (mural visual), para trazer as ideias do ensaio fotográfico. 

Zabele usa casado peludo rosa. Por baixo camiseta verde e calça jeans de lavagem média. Está segurando um donut em cada mão. Ao fundo um táxi amarelo
Fonte: Zabele para Caras

Todos os elementos relevantes são definidos nessa etapa, como maguiagem, cabelo, pose, roupa e iluminação.

Shooting

No shooting, isto é, ensaio fotográfico, o planejamento e ideias são colocados em prática. “Aqui muitas coisas costumam dar erradas, por isso é preciso estar atento aos detalhes e prevenir qualquer problema”, disse Stephanie sobre o processo.

Dessa forma, a atenção aos detalhes é fundamental. Apesar da edição, o tempo de entrega costuma ser curto.

Rodrigo Simas usando jaqueta com capus, no tom creme. Calça camamelo, larga.
Fonte: Rodrigo Simas para WOW-Magazine

“Se existe algum problema que a roupa está dando, não dá para contar que a edição vai resolver, até porque muitas vezes o tempo de entrega das fotos finais é curtíssimo”, explica.

Muitos looks

Responsável por encontrar as peças de roupa, de vestir os modelos e criar o ambiente necessário para o ensaio, a stylist precisa levar o dobro ou triplo da quantidade de looks, com o objetivo de ter opções de troca.

“Durante o ensaio, é bem comum uma ideia de visual não funcionar durante a foto e precisar readaptar a roupa, principalmente se existe alguma proposta ou movimento de importância a ser mostrado”, esclareceu Stephanie.

Stephanie Wengerkiewicz conta que o glamour retratado nas telas sobre o mundo fica para que consome. Em resumo, é um trabalho pesado: “uma mistura de ‘Diabo Veste Prada’ com ‘Sex and The City’ ”.

Stephanie em fundo preto, usando regata de franja verde escuro e calça jeans
Stephanie W engerkiewicz. Fonte: Ana Guimarães

No final das gravações as roupas são devolvidas para as marcas, já que elas normalmente emprestam as peças. Então, o serviço pesado fica em carregar as inúmeras peças para todos os cantos.

“Já ganhei um guarda-chuva de presente de um desconhecido no meio de uma tempestade e fiquei doente enquanto fazia 13 retiradas pela cidade, em pleno inverno”, relembrou.

Stephanie Wengerkiewicz e a moda

Wengerkiewicz trabalha com moda desde 2013, amor que surgiu na infância. Aos nove anos ela já gostava de escolher as próprias roupas e tinha admiração pelo guarda-roupa da mãe.  Desenvolvia desfiles caseiros durante as férias de verão, utilizando as roupas da sua avó, dona Liliany.

Stephanie com macaquinho de manga longa verde escuro. Está posando em uma escada. Nos pés bota preta e bolsa rosa na mão.
Stephanie Wengerkiewicz. Foto por: Elton-Davel

O hobbie se tornou profissão e hoje além de participar das produções, oferece orientações para marcas, com base na sua experiência de mercado.

Stephanie se mudou para Nova York em 2021 e no mês de fevereiro se preparou para dois desfiles, pelos quais foi responsável, no Fashion Week da cidade.

Por fim, não deixe de conferir o canal de Moda do Fashion Bubbles para não perder as dicas e notícias!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias