Roupa de cores fortes: inspire-se na tendência da moda dopamina

Verde, rosa pink e roxo são as cores queridinhas da vez e os looks estão cada vez mais divertidos.

Fonte: Pinterest e montagem equipe Fashion Bubbles

Se você está de olho nas ruas e nas passarelas, com toda a certeza notou um aumento nos looks com roupa de cores fortes. Isso ocorre porque, após o auge da pandemia, o mundo da moda passa a refletir o desejo por tempos melhores e mais leves.

Em seguida, o Fashion Bubbles te conta tudo que está por trás da tendência. Além disso, continue lendo para aprender como usar e conferir fotos de inspiração!


O que é moda dopamina?


Fonte: Pinterest. Montagem: equipe Fashion Bubbles

Para começar, é preciso ir até a raiz da tendência. Como tudo na moda é um reflexo dos movimentos da sociedade, é claro que a pandemia influenciaria, também, a forma como nos vestimos.

Embora a relação entre cores e psicologia já seja estudada há décadas, isso ficou ainda mais evidente com a chegada da famosa “moda dopamina”. E o que isso quer dizer?

Bom, como o nome já sugere, a tendência leva o nome de um importante neurotransmissor. Afinal, ele é responsável por liberar as sensações de motivação, prazer e regulação de humor no corpo.


  • Enquanto isso, aproveite e leia Cores Verão 2023 – Veja as principais tendências para a estação

Psicologia das cores em ação


Fonte: Instagram. Montagem: equipe Fashion Bubbles

  • Veja ainda mais Cores Verão 2022: aprenda a usar e a combinar as tendências da estação

De acordo com Maria Costantino, professora de estudos culturais e históricos no London College of Fashion, “nossos corpos produzem dopamina e nosso sistema nervoso a usa para enviar mensagens entre as células nervosas”.

Em entrevista à Harper’s Bazaar, ela continua: “quando é liberada em grandes quantidades, cria sentimentos de prazer e recompensa que nos motivam a repetir um comportamento específico.”

Portanto, a ideia por trás da tendência é usar roupas de cores fortes e estampas vibrantes como forma de aumentar a produção de dopamina. Bacana, não é mesmo? E faz muito sentido, afinal, a ideia de que as cores possuem qualidades terapêuticas é suportada em evidências psicológicas bastante robustas.

Agora que você já sabe de onde surgiu a tendência, é hora de aprender a usar a moda para auxiliar no bom humor com roupas de cores fortes.



Como combinar roupas de cores fortes?


Fonte: Instagram

Uma vez que a moda dopamina é sobre diversão, é claro que você pode se nortear por isso na hora de montar o look. Contudo, algumas mulheres ainda têm dúvidas na hora de comprar roupa de cores fortes. Isso, é claro, acaba gerando insegurança na hora de se vestir.

Mas não se preocupe. É muito fácil entrar na tendência e você também pode começar aos poucos. Em vez de um look todo colorido, por exemplo, vale optar por uma única peça vibrante. Desse modo, é possível criar um ponto focal no look, sem correr muitos riscos.

Related Post

E não podemos esquecer, é claro, do bom e velho look monocromático, que brinca com tons diferentes de uma mesma cor. Ele é o queridinho da moda dopamina, pois ajuda a usar roupa de cores fortes sem medo.


Fonte: Pinterest

  • Para conferir ainda mais looks coloridos, leia Cor Pantone 2022: inspire-se nas famosas e veja como usar Very Peri

Outra ideia bacana é aprender a usar o círculo cromático. Afinal, a ferramenta foi criada para auxiliar na combinação de cores. Com a ajuda dele, você vai perder o medo de criar combinações em cores opostas (o famoso color blocking) ou análogas (aquelas com matizes próximas dentro do círculo).

Lembre-se que o fundamental é mesmo sentir-se confiante e confortável. Portanto, vá adaptando cada tendência ao seu estilo pessoal e mergulhando aos pouquinhos nesse mundo cheio de cores (e muita dopamina)!

Na sequência, elaboramos algumas dicas e inspirações bacanas para atualizar o armário em 2022.



Ideias de looks com roupas de cores fortes


Se você chegou até aqui, deve estar empolgada para incluir logo essa tendência no armário. Então, vamos lá:


1. Combine cores análogas


Para começar, crie looks certeiros combinando cores análogas. Tais como: laranja e amarelo, vermelho e rosa, rosa e roxo. Aliás, azul e verde também funcionam em parceria! Até mesmo o Very Peri, cor do ano da Pantone, pode entrar na brincadeira.

Como falamos anteriormente, a melhor dica para explorar a tendência é compreender o círculo cromático. Afinal, com uma gama de cores tão grande para escolher, nada como uma boa ferramenta para simplificar o processo.


Fonte: Pinterest. Montagem: equipe Fashion Bubbles


2. Use looks monocromáticos vibrantes


O verde, por exemplo, segue forte como cor mais desejada da temporada. Inclusive o neon, queridinho da Geração Z e perfeito para todas as mulheres. Aliás, no exterior, o tom faz muito sucesso em parceria com acessórios pink. Ousado, criativo e super divertido.


Fonte: Instagram

  • Além da roupa de cores fortes, as makes também se inspiram na moda dopamina. Leia mais em Maquiagem colorida é tendência de 2022: veja dicas de maquiadora para criar looks!

3. Aposte nos acessórios


Na sequência, não esqueça que a tendência pode ser adaptada infinitamente. E os acessórios certamente ajudam no visual. Por isso, além das roupas de cores fortes, fique de olho nas bolsas e calçados ultra vibrantes!

Como já falamos previamente, o céu é o limite na hora de colorir o armário. A exemplo do sapato colorido, que também é um hit certeiro para o ano de 2022.


Fonte: Instagram. Montagem: equipe Fashion Bubbles


4. Adapte para a estação


E, por último, se você pensou que roupa de cores fortes funciona apenas no verão, enganou-se! No inverno, porém, a dica é combinar peças vibrantes com outras de tons mais sóbrios.


Fonte: Pinterest. Montagem: equipe Fashion Bubbles

Roupa de cores fortes: conclusão


Como vimos anteriormente, a moda dopamina vai muito além de uma forma divertida de apostar em roupas de cores fortes. Em resumo, após lockdowns frequentes e um clima de muita incerteza, o desejo geral por tempos melhores reflete, é claro, nas roupas.

Afinal, nós somos seres visuais e nos expressamos também por elas. Sendo assim, os looks com roupa de cores fortes são excelentes para aqueles dias onde você precisa dar um up no humor. Além, é claro, de trazer uma pegada mais moderninha para o visual. E você, vai apostar nessa?

Por fim, não deixe de conferir nossas matérias de tendências Verão 2023. Ao mesmo tempo, veja a nossa categoria Estilo. Assim, você fica sabendo das novidades da moda em primeira mão!


  • Enfim, leia também Looks de crochê: tudo sobre a tendência que é a cara do Verão 2022
Francieli Hess: Francieli Hess é estilista, empresária e produtora de conteúdo especialista em SEO. Atualmente reside na Índia, onde dirige sua marca Hess e atua como consultora internacional de negócios de moda, com foco em inovação e sustentabilidade. Instagram: @francielihess Site: www.hessbyhess.com
Posts Relacionados