As roupas ultra coloridas estão em alta e o vestido arco-íris é uma boa aposta. Seja no inverno ou no verão, essa tendência tem ganhado cada vez mais destaque na moda feminina.

Quer acrescentar mais vida às suas produções? Em seguida, o Fashion Bubbles explica mais sobre a trend! Aprenda ainda como usar e confira fotos de inspiração.


Pinterest aponta vestido arco-íris como tendência para 2022 e 2023


Os looks com roupa de cores fortes são hit para as próximas temporadas. E é claro que o vestido arco-íris está no topo da lista de desejos. Com isso, as buscas pelo termo aumentaram 2x no Pinterest, rede social com foco em compartilhamento de imagens inspiradoras.


vestido azul, vermelho, rosa, amarelo e branco
Fonte: Pinterest

De acordo com o relatório de tendências da plataforma, o desejo pela peça vai de encontro à “moda dopamina”. Essa, por sua vez, trata-se de uma macrotendência que traz roupas vibrantes e paletas coloridas como forma de dar um up no humor.

Voltando ao vestido arco-íris, a boa notícia é que a peça logo se transformou em um item bem versátil. Isso porque as marcas foram além das cores tradicionais e apostam, também, em paletas variadas.



Vestido arco-íris surge com diferentes materiais e combinações de cores


vestidos arco íris
Fonte: Reprodução

Dos tons pastel aos mais vibrantes – e até mesmo degradês – esse arco-íris pode ser adaptado para todos os gostos, estilos e diferentes cartelas de cor. Afinal, cada vez mais mulheres encontram na análise cromática uma ferramenta de autoconhecimento para multiplicar o armário.

Assim, certamente ninguém precisará ficar de fora dessa, já que a dica número 1 é sempre adaptar as tendências para nosso gosto e personalidade.

Outra coisa bem interessante é a infinidade de materiais, abrangendo todas as estações do ano. Da leveza dos crepes aos tricôs mais estruturados, o vestido arco-íris transita com maestria por todos os meses do ano.



vestidos coloridos listrados arco íris
Fonte: Reprodução

  • Ainda sobre tendências, leia também Jeans 2023: 6 tendências para o verão que você pode usar já

Portanto, mesmo se tratando de uma tendência um pouco mais ousada, cabe ressaltar que ela também pode ser versátil. Afinal, uma das grandes “heranças” do período de isolamento é a busca por uma moda mais confortável, com compra de peças inteligentes, que durem mais tempo no armário.


vestido maxi arco íris
Fonte: Pinterest

  • Ainda sobre cores, leia também Cores Verão 2022: aprenda a usar e a combinar as tendências da estação.

O arco-íris aparece em muitas peças ícones da temporada


emily em paris looks arco íris
Fonte: Pinterest e montagem equipe Fashion Bubbles

Além dos vestidos, a tendência arco-íris vem dando o que falar em muitas outras peças. Se você assistiu à segunda temporada de Emily em Paris, por exemplo, deve ter observado que a personagem principal investiu em muitas roupas com a temática.

Isso porque a ressaca da pandemia trouxe uma maré de otimismo para a moda. E nada melhor do que cores vibrantes para expressar essa sensação através dos looks.

De acordo com a jornalista Jess Cartner-Morley, em artigo para o The Guardian, “cores vibrantes falam sobre otimismo e sobre a libertação da monotonia. Isso faz sentido para esse período de tempo”.


  • Então, aproveite para conferir Neon: a tendência luminosa que é a cara do Verão 2022!

Gal Gadot e Julia Garner
Gal Gadot e Julia Garner. Fonte: Instagram e Reprodução

E as famosas certamente já embarcaram na tendência. Desde Gal Gadot – no vestido de crochê de Gabriela Hearst  – a Julia Garner – que investiu no vestido arco-íris de Christopher John Roger.

Aliás, o designer está por trás dos vestidos coloridos mais desejados da temporada e é o queridinho das famosas no red carpet.


  • Quer saber ainda mais sobre as apostas de cores que vão bombar? Então leia Cores Verão 2023 – Veja as principais tendências para a estação

Como usar vestido arco-íris?


tendência arco íris
Fonte: Pinterest


Agora que você já sabe tudo sobre a tendência, é hora de adotá-la no armário. Mas não se preocupe: a tarefa é mais fácil do que parece. Afinal, como explicamos previamente, as marcas adaptaram a peça para todos os gostos.

A ideia é abraçar todas as cores do arco-íris em vestidos cheios de personalidade. Por isso, entre as peças mais cobiçadas da vez, vimos muito tricô, crochês e até mesmo patchworks. Já para a noite, vale ficar de olho nos paetês, que também marcam presença dentro dessa tendência.


como usar vestido arco íris
Fonte: Pinterest e montagem equipe Fashion Bubbles

Dando sequência às variações possíveis, as modelagens também abrangem todas as mulheres. Isso porque os vestidos vão comprimento mini ao maxi, em versões românticas ou sensuais. De modo geral, vale dizer que há um vestido arco-íris perfeito para cada uma.

Aliás, se você ainda não está convencida a apostar em paletas super vibrantes, não se preocupe. Embora essa seja a corrente principal, há ainda peças em tons pastel ou aquelas que trabalham com degradês interessantes.

Tudo parte da mesma inspiração, mas a magia da criatividade deixa as peças mais versáteis, sem excluir ninguém.

Ah, e vale ainda dizer que os vestidos arco-íris queridinhos das celebridades são feitos em tricô ou crochê, seja com tramas amplas ou mais fechadas. Isso vai de encontro à macrotendência craftcore, que valoriza os trabalhos manuais e a exclusividade artesanal.


vestido arco íris croche
Fonte: Reprodução

  • Para mais dicas de looks artesanais, leia Looks de crochê: tudo sobre a tendência que é a cara do Verão 2022

Conclusão


Por fim, como você já deve ter percebido, o vestido arco-íris surgiu junto a uma onda de peças muito vibrantes na moda. No entanto, hoje a peça se tornou mais versátil, com materiais diferenciados e paletas de cores variadas.

Assim, é possível encontrar itens para todos os gostos e estilos. E com a alta da moda feita à mão, vale ainda conferir nossa categoria Trabalhos Artesanais. Lá você encontra centenas de peças de crochê, tricô e macramê, com receitas e inspirações para criar seus próprios vestidos arco-íris.

Por fim, não deixe de visitar a nossa página Estilo, onde reunimos as principais tendências e novidades do mundo da moda.