Roupas de Cetim: Sofisticação e conforto são tendências

Cetim é tendência, tecido valorizado pela delicadeza, sutileza, leveza e conforto.

  • 2.4K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Com brilho delicado, macio, e, de certa forma, um pouco esquecido no canto das lojas de tecidos. A moda é assim, o que você menos cogita pode surgir como tendência e virar febre entre as pessoas. Por exemplo, o cetim, que nem sempre foi visto em roupas casuais e, agora, se encontra no guarda-roupa das famosas e na maioria das vitrines.

Saiba mais sobre o Cetim

 

 

Tecido Cetim azul.
Tecido Cetim – Fonte: Reprodução

- Continue depois da Publicidade -

O cetim foi assim denominado em homenagem a Zaitum (ou Tsenthung), China, de onde se origina. Era a princípio um tecido brilhante de seda em trama bem fechada.

- Continue depois da Publicidade -

Na China, por sinal, era muito utilizado em suas vestes super elaboradas, e, permanece nos dias de hoje em roupas,  peças de dormir e também nas roupas de cama. Veja como era usado o cetim ao longo das décadas nos trajes de dormir em História da camisola e do vestido babydoll.

Entre suas características destaque, o cetim tem textura suave, traz maciez, e aos olhos muita sofisticação. Seu tecido leve e confortável lhe permite ser usado tanto no calor ou frio, sendo capaz de proporcionar seus benefícios em qualquer temperatura.

 

- Continue depois da Publicidade -

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Enquanto isso, aproveite e acompanhe tudo sobre os Famosos e o que está rolando no BBB 21 direto no feed do seu smartphone, siga o Fashion Bubbles no Google News. Para seguir é só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 !

 

O que é o Cetim? E como é feito?

 

O cetim se refere à trama de um tecido e não ao material.

As faces brilhante (direita) e opaca (avesso) resultam de numerosas repetições de entrelaçamento de fios de urdume, tecidos na transversal, e de fios de trama, tecidos no sentido do comprimento, além de sua ordem constante e seus pontos de ligação separados: enquanto de um lado do tecido prevalece o urdume, do outro fica a trama.

É também definido como um tecido de seda lustroso e macio, cuja trama não aparece no lado avesso.  Já na  indústria têxtil refere-se ainda a tecidos semelhantes, porém feito em diversos materiais: 

  • Tanto natural, como algodão, linho, lã etc.
  • Ou sintético, como o raiom, poliéster ou náilon, entre outros.

O cetim é geralmente uma técnica de tecelagem de urdidura em que os fios de urdidura ficam “flutuando” sobre os fios de trama, embora também existam cetins de trama.

Assim, se um tecido é formado com uma trama de cetim usando fibras de filamento como seda, poliéster ou náilon, o tecido correspondente, independente do material usado, é denominado cetim. No entanto, há definições em que o tecido seja feito de seda, mas não se restringe só a ela.

Muitas variações podem ser feitas da trama de cetim básico, incluindo uma trama de granito e uma trama xadrez. O cetim é comumente usado no vestuário; lingerie feminina , camisolas , blusas e vestidos de noite , mas também em cuecas samba-canção , camisas e gravatas . Também é utilizado na produção de sapatilhas de ponta para uso em ballet . Outros usos incluem tecidos para decoração de interiores, estofados e lençóis .

 

Marilyn Monroe usa um deslumbrante vestido de cetim no filme How to marry a millionaire, de 1953. Marilyn Monroe usa um deslumbrante vestido de cetim no filme How to marry a millionaire, de 1953.

 

Quais os principais tipos de Cetim?

 

Dentre os diversos  tipos de cetim temos:

  • Duchese, de aspecto mais pesado, destinado à Alta Costura, como em vestidos de noiva;
  • Boucol, que é semelhante ao Duchese, porém mais pesado;
  • Changeant, que possui duas tramas de cores diferentes, portanto apresenta duas cores de acordo com a posição do tecido ou do olhar da pessoa;
  • Charmeuse, tem super brilho, caimento leve e textura suave. É muito usado para forros de roupas casuais e de festa, decoração e até mesmo como forro de outras peças;
  • Vison, que tem aspecto mais encorpado que o comum, com brilho mais discreto e bom caimento, muito utilizado em cortinas;
  • Zebeline, que possui brilho acetinado encorpado e o avesso em crepe.
  • Cetim toque de seda fino, muito brilhante, leve e sofisticado, o cetim toque de seda possui certa elasticidade e proporciona conforto, ao mesmo tempo que confere um caimento esvoaçante e delicado.

 

Roupas de Cetim: Passarela, Grifes e Famosas

 

 

A tendência vem sendo explorada e ganhando força nas passarelas há algumas estações e está entre os destaques de 2021. Aparece ainda nos figurinos do cinema, como vimos no caso da Prada que veste Andra Days no filme sobre Billie Holiday.

 

 

Prada veste Andra Days em filme sobe Billie Holiday com figurino cetim amarelo e pedrarias
Prada veste Andra Days em cena do filme “The United States vs. Billie Holiday”.

 

 

A Dior no desfile SS21 de alta costura transmitido ao vivo, também aposta no cetim em sua nova coleção.

 

 

transmissão Dior vestido com cauda e recorte sobreposto na frente
Até o vestido mais simples se destaca com o brilho delicado do cetim.


 

 

Famosas

 

 

Provavelmente, você já viu alguém usando esse tecido nem que seja através da TV ou das Redes Sociais. Afinal, a tendência vem bombando entre fashionistas, famosas e influenciadoras, principalmente no Instagram e no TikTok, redes que costumam dar visibilidade para estilos diferentes, como o Cottagecore.

Em um episódio do Big Brother Brasil 21, Camilla de Lucas, influenciadora que se encontra no confinamento, surgiu usando um vestido de cetim na cor lilás. O modelo veste super bem, algumas amigas da sister até pediram emprestado para poderem usar a linda peça.

 

 

Camilla de Lucas usa vestido lilás.
Camilla de Lucas – Fonte: Instagram

 

Especificamente este modelo de vestido, na verdade, é muito comum entre as blogueiras da Internet. Ele é basicamente curto, com amarrações nas laterais do quadril que permitem moldar o comprimento do vestido, além disso, alças finas, e, claro, feito com tecido de cetim.

Outras famosas também já ingressaram peças com este tipo de pano em seus armários, veja também.

Bruna Marquezine.
Bruna Marquezine – Fonte: Instagram

  • Enquanto isso, leia: Como amarrar lenços – aprenda truques de estilo com passo a passo ilustrado.

Rafa Kalimann.
Rafa Kalimann – Fonte: Instagram

  • Enquanto isso, leia: Rafa Kalimann posta no Instagram seu biquíni de crochê de marca baiana.

Mel Maia.
Mel Maia – Fonte: Instagram

  • Veja ainda Tons pastel: Como usar e combinar essa super tendência!!

Modelos de roupas em Cetim

Você também pode gostar!

Como já sabemos, vestido no cetim é uma das principais tendências para o tecido, nas mais variáveis formas, comprido, curto, decote, fenda e enfim. Além desse tipo de vestimenta, o top cropped também tem grande relevância.

Vestido de cetim.
Vestido de cetim – Fonte: Wish

Adiante ao conforto, tops em tecido de cetim trazem sensação de leveza para quem usa. Por ser delicado e agradável, pode até mesmo trazer sentimento de libertação.

Cropped de cetim.
Cropped – Fonte: Pinterest

Existem lojas que vendem saias, blusas e até mesmo conjunto de calças e cropped. No entanto, o cetim não está presente nos mais diversos tipos de roupa, pois o tecido não se adapta facilmente, podendo privar seu maior benefício, o conforto.

Conjunto de roupa em tecido de cetim.
Conjunto – Fonte: Pinterest

  • Enquanto isso, leia: 7Weaves – Seda sustentável e artesanal empodera comunidades indígenas na Índia.

Pijamas

Não é de hoje, mas o tecido vem viralizando positivamente, além das roupas casuais, nas de descanso, o famoso pijama. Dos mais diversos modelos, desde para o frio quanto para o calor. Além do conforto na hora do sono, o cetim entrega sensualidade, quando, por exemplo, composto com tecido de renda.

 

Veja também:

Pijama confortável.
Pijama – Fonte: Reprodução

Na Internet, lojas online investem em divulgações, um dos principais modelos de pijama de cetim que viralizaram é o com camiseta de mangas e gola, mais conhecido por polo.

Roupa de dormir.
Roupa de dormir – Fonte: Pinterest

Roupa de cama acetinado

Muito brilho e luxo para os olhos, pra tirar uma noite bem dormida, invista nos lençóis de cetim. O site Home&Decor conta alguns benefícios para o uso do tecido nas roupas de cama.

Roupa de cama.
Roupa de cama – Fonte: China

O primeiro deles é o conforto térmico, pois o pano se adapta perfeitamente para as baixas e altas temperaturas. Certamente, uma cama bem feita e uma decoração de luxo serão garantidos graças ao cetim, pois, o caimento do tecido é perfeito e super moderno.

Além desses benefícios visuais, existe o toque suave, onde você se sentirá nas nuvens ao se deitar em um lençol de cetim. Um bom sono e benefícios para a pele e cabelo também estarão garantidos.

  • 2.4K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes