Birkenstock – Saiba tudo sobre a tendência e a história da marca

De origem alemã, a sandália é o ápice do conforto e seu formato divide opiniões. Ainda assim a queridinha Birken retorna para a temporada, se revelando como forte aposta do Verão 2022.
tendência birkenstock

Imagem: Reprodução / Pinterest

Criada inicialmente como um calçado ortopédico, a sandália Birkenstock conquistou gerações e se consagrou como um clássico da moda. Apesar do shape polêmico, ela sempre volta ao pódio das tendências e dessa vez não seria diferente.

Isso porque, como a ordem da temporada 2022 é priorizar o aconchego máximo, a moda casulo retorna e, com ela, os modelos universalmente confortáveis.


Sandália Birkenstock é tendência novamente



Repare nos modelos com aplicações e também birken com plataforma. Fonte: Vogue América

Embora nunca tenham saído de cena, as tradicionais sandálias Birkenstock haviam ficado apagadas por alguns anos. Dessa vez, elas retornam com destaque para o tradicional modelo Arizona, que é certamente o mais fácil de usar.

Ainda nas passarelas internacionais, a sandália já apareceu nas coleções de marcas importantes como Zimmerman e Altuzarra.

Já entre as famosas que apostam na Birken estão Katie Holmes e Kendall Jenner, uma dupla fashionista que é imbatível na hora de disseminar novidades.


  • Veja também: Rasteirinhas, como as flats,  são aposta da Paris Fashion Week.

Imagem: Pinterest
Katie Holmes. Imagem: Reprodução
Kendall. Imagem: Reprodução
Denise Pitta criadora e editora do Fashion Bubbles
Imagem: Reprodução

Recentemente, a Birkenstock também sentiu uma alta na venda dos seus modelos com pelinhos. Isso se deve aos efeitos da pandemia, que impulsionou a venda de roupas cada vez mais confortáveis. Para o novo consumidor, o ideal é que as peças sejam perfeitas para usar tanto dentro quanto fora de casa. E isso a Birken faz com maestria.


Como usar


Uma vez que se trata de um calçado bastante despojado, a primeira reação pode ser combinar com looks casuais. No entanto, a moda é sinônimo de criatividade e, por isso, as opções são quase infinitas.


Imagem: Reprodução

Sandálias Birken com meias


Além do tradicional combo jeans + camiseta, as fashionistas têm apostado no mix com vestidos leves e esvoaçantes. E para as mais ousadas, também vale usar a sandália Birkenstock com meias coloridas.




Aqui birken com meias coloridas para looks descolados e cheios de estilo



Como falamos anteriormente, a Birkenstock com meia está em alta. Imagem: Reprodução


História das sandálias Birkenstock



Desde o princípio, a história da Birken está enraizada no conforto e a marca é considerada a avó dos sapatos ortopédicos.

De origem alemã, a marca Birkenstock tem suas raízes em Johann Adam Birkenstock, registrado em 1774 como “vassalo e sapateiro” nos arquivos da igreja local na pequena vila Hessian de Langen-Bergheim.

Related Post

Em 1896, o tataraneto de Johann, Konrad Birkenstock, desenvolveu a primeira palmilha com contornos para ser usada na produção de calçados personalizados. Ainda no mesmo ano, seu filho Karl abriu duas lojas de calçados em Frankfurt, Alemanha, onde continuou a fabricar e vender suas palmilhas.

Empolgado com a pesquisa e os resultados, logo na sequência Karl começa a criar cursos de treinamento da marca, com apoio de médicos importantes. Foi assim que ele lançou o “Sistema Karl Birkenstock” de calçados ortopédicos.



Imagem: Reprodução


Após a Segunda Guerra Mundial, a sandália Birkenstock foi se popularizando entre os soldados devido ao suporte excelente que a palmilha oferecia.  Depois disso, a Birken foi ganhando destaque ao redor do mundo e até hoje é considerada uma marca super confortável.

Hoje em dia, independentemente das tendências, a Birken possui um público muito fiel. Isso porque é comum ver viajantes com a sandália nos pés, tudo graças ao sistema inovador desenvolvido ao longo dos anos.



No vai e vem das tendências

Além disso, as Birkenstock são perfeitas para ilustrar o vai e vem das tendências. Lembrando dessa forma, que a moda não é tão efêmera assim. Ademais, no mundo contemporâneo uma moda leva, geralmente, uma geração ou mais até se esgotar.

Como exemplo, no Brasil, as sandálias começaram a ter seu retorno ganhando força em 2014, ficando ainda muito restrita aos fashionistas. Já em 2017, as sandálias Birken foram alçadas a hit paras as próximas temporadas. Depois perderam força e por fim retornam triunfantes!



Birken – Confira as principais tendências em Birkenstock 2022



Birkenstock x Proenza Schouler Collection


Birkens com aplicações e plataformas



Aqui birken com plataforma e aplicações da Vivetta at Milan Fashion Week Spring 2020 – Fonte: Pinterest

Certamente, as sandálias de velcro, ganharão um toque especial com aplicações diversas, como flores, pedraria, etc.


Tons suaves





De certo, aposte em birkens  de tons suaves e materiais confortáveis





Dando continuidade, destaque para birkens em tons pastel e cores suaves




Na sequência, tom de lilás, outra grande aposta para 2021



Metalizados




O metalizados estão igualmente em alta nas sandálias birkens





Seguindo com outro modelo de Birkenstock metalizada





Modelos em plásticos, coloridos e divertidos




Acima modelo da Valentino e birken pink





Plataformas



Vivetta at Milan Fashion Week Spring 2020



Além de destaque para os modelos de Birkenstock com plataforma




Modelos criativos



Sportmax Spring 2020 Fashion Show Details – Fonte: Pinterest


Por fim amarrações e formas inusitadas



Issey Miyake at Paris Fashion Week Spring 2020 – Fonte: Pinterest

Por fim, destacamos o conforto e a promessa das Birkenstock se popularizarem ainda mais nas proximas temporadas.


Francieli Hess: Francieli Hess é estilista, empresária e produtora de conteúdo especialista em SEO. Atualmente reside na Índia, onde dirige sua marca Hess e atua como consultora internacional de negócios de moda, com foco em inovação e sustentabilidade. Instagram: @francielihess Site: www.hessbyhess.com
Posts Relacionados