Tendências roupa de trabalho feminina-50 looks para 2021

Apesar do isolamento, a roupa de trabalho se renova. Se você tem que trabalhar fora, veja as trends para você ficar segura e confiante!

- Continue depois da Publicidade -

A roupa de trabalho feminina se renova com as tendências das semanas de moda. Apesar  de 2020 ter sido marcado pelo isolamento social, muitas pessoas não puderam abrir mão do trabalho presencial. Ao mesmo tempo, a  roupa mais formal continuou sendo necessária no home office. Isso porque é vestimenta obrigatória para reuniões virtuais.

Além disso, a perspectiva para os próximos anos é que as rotinas de trabalho voltem ao normal.

Isso significa que  você pode atualizar seus looks de modo a ficar confiante e segura para qualquer tarefa do dia! As tendências de 2021, portanto, marcam um momento de transição na roupa de trabalho feminina. Isto é, a união do conforto com a confiança do poder feminino!

 

Blazer florido e calça com cós elástico Tom Ford SS21
A roupa de trabalho feminina ganha conforto e positividade para gerar confiança e alto astral. Tom Ford SS21

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 21 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟

 

- Continue depois da Publicidade -

Roupa de trabalho feminina – o que é cada peça

 

A pergunta que sempre surge quando se está entrando no mercado de trabalho é: o que eu devo vestir? Muitas empresas estabelecem um código de vestimenta. Desse modo, você já pode filtrar a partir dele. Agora, é preciso entender um pouco dos termos mais usados para você conseguir filtrar suas buscas. Desse modo, encontrará peças versáteis.  Afinal, a roupa de trabalho exige um maior investimento financeiro e precisa se durável.

 

- Continue depois da Publicidade -

 

1.Ternininho

 

Terninho vermelho
BLAZER SLIM by Fleur Du Mal | CALÇA ALFAIATARIA CLÁSSICA by Fleur Du Mal

 

- Continue depois da Publicidade -

Normalmente, o termo causa muita confusão porque algumas marcas utilizam para uma única peça. No entanto, terninho é a versão feminina do terno. Para o masculino, o traje completo só é utilizado em ocasiões muito formais, como casamentos. Assim, dificilmente você encontrará o combo paletó, colete e calça no local de trabalho. Afinal, vivemos em tempos de correria que exigem maior praticidade.

 

 

2.Terno masculino – paletó, colete e calça

 

Antigamente, o terno masculino era a tradicional roupa de tralho. Principalmente depois da criação do estilo americano. Com a modelagem bem soltinha do paletó e a calça ampla com cintura alta, os ternos viraram símbolo do American way of life. Por isso, o homem que levava sustento para casa,  tinha que estar sempre impecável para o trabalho.

Ilustração estilo terno masculino 1930-1940
Ilustração estilo terno masculino 1930-1940

 

 

O masculino também reflete o momento de transição pelo qual passamos! Afinal, os casacos do segmento já passaram por diversas atualizações. A começar pela incorporação do étnico e barroco  em 2010.   Atualmente, os ternos montaria da Dior refletem os anseios da geração Z.

Mas e roupa de trabalho feminina? Em 2020 a Gucci saiu das semanas de moda criando seu próprio festival . Um dos looks é um terno completo. A princípio, nada de novo. No entanto, a personagem que o utiliza é trans e passou a maior parte das cenas com looks super femininos. A proposta da Gucci nos faz refletir sobre a moda agênero. Além disso, nos instiga a entender as relações e as diferenças entre a alfaiataria feminina e a masculina.

Look Terno Gucci Fest 2020
Look Terno Gucci Fest 2020

 

Atualmente, o terninho feminino nada mais é do que o traje completo de blazer com calça ou saia. Porém, sua origem é um pouco diferente do terno masculino. Para entendê-la precisamos olhar para o tailleur.

 

3.Tailleur

 

Com o aumento da prática de esportes como lazer no século 19, as mulheres passaram a necessitar de roupas mais confortáveis e práticas para os exercícios. Vale lembrar que estamos falando da moda burguesa e aristocrática. Logo, de esportes como montaria e equitação. O tailleur, portanto, surge como duas peças de tecido grosso feitas para mulheres cavalgarem.

Em 1950, a Chanel reinventa o modelo, tornando-o símbolo da marca. Até hoje associamos o nome as características que são frequentemente revisitadas por diversas grifes.

 

Terninho com saia
A Chanel está sempre reinventando o seu próprio tailleur. Nesse look F21 o conjunto é felpudo com estampa dálmata.

 

Tailleur vermelho blazer e saia.
A Moschino mistura muitos elementos de uma forma bem eclética. Nesse look de tailleur, ela manteve o básico, renovando na textura e cor das peças.

 

4. Blazer – a diferença do terninho

 

Terninho paisley
TERNINHO – As estampas do estilo Boho como a paisley prometem no outono/inverno 21. A Etro criou um terninho bem clássico com os elementos característicos da estampa.

 

O blazer se destaca na moda doas anos 1980. Isso porque o aumento de mulheres no mercado de trabalho gerou a necessidade de adaptar o vestuário masculino. Vimos que o terninho é uma versão mais workwear do tailleur, por isso, perfeito para o trabalho.

Mas é com o surgimento do blazer que a roupa de trabalho feminino se caracteriza. Basicamente, a peça é  o paletó feminino bem simplificado. Sendo assim, se tornou comum identificar o blazer pelo menor número de botões ou pelo caimento mais despojado.

 

Blazer floral com conjunto calça e blusa branco.
BLAZER – A estampa big floral deu nova dinâmica ao look do Tom Ford SS21. Procure finalizar com calça e blusa neutros. O toque final fica com as bolsas e sapatos análogos aos tons da estampa.

 

Em síntese, blazer é a peça de cima da roupa de trabalho.  Já o terninho, é a versão feminina do terno. Ou seja, é a composição do blazer com saia ou calça. Apesar disso, você encontra muitas peças mais trabalhadas identificadas como terninho.

Looks com blazer – 8 dicas para arrasar no outono/inverno 2021

Qual é o futuro da roupa de trabalho feminina?

 

A década de 2020 será marcada por uma nova forma de consumir. Principalmente o consumo de roupa de trabalho feminina. Isto é, começamos o decênio com a pandemia do coronavírus reestruturando as formas de trabalho. O conforto passou a ser prioridade no home office. Enquanto isso, a segurança de roupas antivirais e máscaras dominaram o trabalho presencial.

Desse modo, segurança e confiança vão guiar as próximas tendências do segmento. Afinal, o terninho definitivamente transmite todo o poder feminino. Se inspire nos looks da vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, por exemplo.

 

Terninho com cinto
Givenchy F21 – Terninho com cinto.

Totalmente comfy – conforto na roupa de trabalho feminina

 

Terninho nude com blazer de ombreira e blusa tricô
O blazer com ombreira remete aos anos 80 e promete para a roupa de trabalho feminina! Aposte em looks monocromáticos e neutros!

 

Looks com blusa de tricô são excelentes para conforto total! Se quiser ir além busque por modelos de blazer no material.

 

Terninho blazer e calça pantacourt nude
O blazer clássico combinando com calça cintura alta pantacourt é excelente para compor com tênis. Como resultado, seu look fica super comfy.

 

 

Blazer e calça jeans
O jeans é certeiro para o look casual chique! Poder ser considerado uma desconstrução do terninho. Se quiser, aposte na blusa ou camisa jeans.

 

Veja as principais tendências para o jeans 2021.

Terninho oversized com bolsos
Oversized não poderá faltar nos looks pós-pandemia. Isso porque o tamanho grande gera conforto e versatilidade. Petar Petrov apostou no estilo utilitário.

 

A Balenciaga também aposta no oversized. Dê uma olhada aqui  na sua versão de terninho outono 2021. Além disso, a marca traz  blazers com ombreira bem anos 80.

 

Terninho bordô com calça cós de elástico
Atualize seu terninho com calças comfy. Para isso, busque modelos com cós de elástico e ajuste no punho.
Você também pode gostar!

Saias longas e vestidos

 

Blazer oversized e vestido midi seda
O look monocromático da Jill Sander é extremamente sofisticado. Isso porque o blazer oversized complementa a suavidade do vestido acetinado.
Blazer oversized e saia longa evasê transparente com bordado
A marca ainda trouxe o modelo com saia longa evasê e bordada. Assim, a sobreposição transparente da suavidade ao peso visual do look.

 

Blazers com saia são excelentes para tirar as botas do armário. O look super workwear pode ganhar uma pegada urbana com as tendências do calçado queridinho do inverno.

 

Blazer, camisa e saia plissada
A saia com plissado também funciona muito bem. Inclusive, para o plus size, aposte na barra plissada para aprimorar o caimento!
Blazer, saia plissada e tênis
O blazer também pode ficar super despojado com saia plissada mais curta e tênis.

Truques da Moda Plus Size: destacando o seu melhor! + história da Moda Plus Size

 

Diferentes brilhos – couro fake, veludo e acetinados

 

Blazer de couro e conjunto all black
O terninho com alguma das peças em couro traz muito brilho para o look.
Blazer de couro e calça veludo com cós elástico
Um dos looks destaque da coleção Pre Fall 21 da Chanel foi a releitura do tailleur com blazer de couro e calça de veludo com cós elástico.
Blazer terninho de couro fake oncinha
A oncinha chamou atenção na coleção Pre Fall da Dior feminina. O blazer com modelagem ajustada ganhou destaque com a estampa.

Terninho veludo de oncinha

A oncinha vem com tudo para o outono 2021. Por isso, a Etro criou o terninho full animal print em veludo. O melhor é que as duas peças também funcionam separadas.

Blazer de veludo, calça couro e regata paisley
A Etro entregou um outono 21 bem eclético. Exemplo disso é o mix da estampa paisley com o leve brilho do blazer de veludo.
Terninho veludo preto
SMOKING MILÃO by Carol Bassi  | CALÇA SPORT VELUDO by Shoulder.
Terninho comfy veludo
BLAZER FEMININO ADDA by Carol Bassi | CALÇA FEMININA TIBRE by Carol Bassi
Terninho acetinado blazer e calça
Tom Ford é uma das marcas que brilham com os terninhos desde a década passada. O acetinado da coleção SS21 é super sofisticado.
Terninho poá acetinado blazer e saia.
A Max Mara entrega looks com bastante alfaiataria moderna. O poá acetinado foi a escolha para modernizar o blazer com saia godê.
Tailleur com saia jeans com brilho da Moschino
A Moschino F21 trouxe tailleur em jeans com beneficiamento gloss. O resultado super anos 90 é a cara da geração Z, mas o material pode compor qualquer workwear.

 

Retrospectiva blazer de passarela – a década 2010

 

A moda é cíclica e sempre resgata alguns clássicos do passado. O terninho, que por muitos anos ficou reservado apenas para o armário de roupas de escritório, reaparece repaginado, colorido e cheio de estampas. As Semanas de Moda internacionais de meados de 2010 lançaram a tendência com força total.

Com um apreço pelo clássico, Tom Ford desfilou muitas variações do terninho branco e também do preto, um dueto essencial.

Looks Terninho Tom Ford SS 18
Tom Ford SS 18 – Imagens via Vogue Uk
Modelagens de blazer
Na  Shop2gether você encontra muitos modelos de blazer e belas peças de alfaiataria como um todo de diversas grifes famosas

Blazer e calça brancos
Opções de blazer e calças bem despojado chique como roupa de trabalho.

Marc Jacobs na SS18 já trazia a roupa de trabalho feminina para as passarelas. Dessa forma, seus terninhos vinham com pegada e silhuetas masculinas.

 

Marc Jacobs SS 18 – Imagens via Vogue UK
Terninho risca de giz
BLAZER RISCA DE GIZ by Le Lis Blanc | CALÇA FLARE RISCA DE GIZ by Le Lis Blanc

Na Versace, uma explosão de cores tomou conta da passarela. Aqui, a volta do terninho é marcada por muita diversão e empoderamento feminino, apresentando as saias lápis como uma opção para os dias de calor. Donatella simbolizou  na SS18 mulheres fortes, destemidas e que não tem medo de ousar.

 

Terninhos Versace SS 18
Versace SS 18 – Imagens via Vogue US

A volta do Terninho – Como  a tendência conquistou o street style

 

3 looks de terninhos street style
Os terninhos estão mais divertidos, menos sóbrios e com modelagens bem interessantes, que agradam à todas as idades.

Estilistas como Giorgio Armani e Saint Laurent foram grandes entusiastas da tendência.

3 mulheres usando terninhos texturizados
A volta do terninho – Invista nos texturizados! Imagens via Vogue UK.

Os tecidos texturizados começaram a destacar os terninhos desde 2015. Por causa deles, o look fica com ar divertido. Veludos brilhantes, jacquards, brocados e veludo cotelê atualizaram a roupa de trabalho feminina. Desde então, se renovam a cada estação. O clássico salto mules flaté é perfeito para a ocasião. Mas você pode apostas no tênis. Assim, você inclui a tendência comfy no ambiente mais informal.

Blazer texturizado com bordado
Na Shop2gether – TWENTY FOUR SEVEN BLAZER FEMININO BORDADO – PRATA

 

O terninho passou a ser presença confirmada nas estações de outono e inverno. Dessa forma, eles passaram a ocupar o lugar de peças fashionistas. 2017 foi marcante para os bordados, estampas oversized e cores super vibrantes  para as peças.

 

3 looks com terninhos no street style de 2017
Gigi Hadid, Candice Swanepoel e Jourdan Dunn – Imagens via Vogue UK

Opções de blazer e terninhos no e-commerce
São muitas as opções de blazer no e-commerce. Não tenha medo de pesquisar por preço. Atualmente, existem boas opções mais simples e baratas.

Por Francieli Hess

***
Editado por Ju H Mattos

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes