New Meat Brazil 2021: evento sobre alimentação começa amanhã

Confira a programação e os palestrantes do New Meat Brazil 2021 que falarão sobre carnes cultivadas e proteínas alternativas

- Continue depois da Publicidade -

Se você busca por uma alimentação mais sustentável, ética e moderna, precisa conhecer este grande evento internacional: o New Meat Brazil 2021. Marcado para esta terça-feira, 21, o evento virtual contará com um dia inteiro de programação que inclui palestras e discussões. As atividades terão início às 09h e a última está prevista para as 18h.

O objetivo do New Meat Brazil 2021 é colocar em pauta proteínas alternativas e o cultivo de carnes no país. Para isso, abre espaço para produtores, profissionais do setor alimentício e o governo discutirem esta mudança na indústria de alimentos.

Além disso, temas como o mercado de carne vegetal, políticas regulatórias e comerciais, as vantagens e desvantagens deste mercado também estão em discussão.

 

Programação do New Meat Brazil 2021

 

Fórum Internacional de carnes cultivadas e proteínas alternativas.
Fonte: Facebook

 

- Continue depois da Publicidade -

  • 09h00 – 09h15 Abertura Oficial

Tema: Previsões futuras da alimentação mundial

- Continue depois da Publicidade -

Palestrantes: Gustavo Guandagnini – Diretor Executivo – GFI no Brasil e Lucia Cristina Abdala – Diretora TRIOXP.

 

Módulo Cenário Atual

 

  • 09h10 – 10h00

- Continue depois da Publicidade -

Painel: A Evolução e o Processo de Produção das Carnes  Vegetais e Cultivadas.

Tema: Inovações, perspectivas, dificuldades e investimento no mundo

Palestrantes: Dra Roberta Viana – Senior Scientist na JBS e Dra Carla Molento – Professora associada da Universidade Federal do Paraná

 

  • 10h15 – 10h45

Tema: Benefícios do Plant Based e da Carne Cultivada.

Discussão: Quais benefícios a população terá com este novo estilo de alimentação.

Palestrantes: Cynthia Schuck – Co-fundadora e diretora científica da Origem Scientífica e membro da IVU – International Vegetarian Union

Moderação: Marly Winckler – Presidente da IVU

 

Módulo Tecnologias

 

  • 11h00 – 11h45

Tema: A tecnologia aplicada na produção de  carnes cultivada.
Discussão: Carne Cultivada: Quais são hoje as técnicas de produção, equipamentos, matéria prima, condimentos e variedades.

Moderação: Dra Katherine de Matos – Diretora de Ciência e Tecnologia do GFI

Palestrantes: Professor Dr Luismar Porto – Fundador e sócio da Tubanharon Engenharia de Processos e Dra Aline Bruna da Silva – Fundadora da startup Biomimetic Solutions.

 

  • 11h45 – 12h10

Tema: Plant Based: Inteligência artificial e o futuro da alimentação

Palestrante: Flávia Buchmann – CMO NotCo Brasil

 

Módulo Startups

 

  • 13:45 – 14:20

Tema: Como criar um ecossistema de inovação em plant based e carne cultivada

Palestrantes: Felipe Krelling – Managing Partner Fundo Enfini e Augusto Terra – Fundador da Food Ventures

 

 Módulo Acadêmico

 

  • 14:25 – 15:10

Tema: Pesquisas em carne cultivada

Palestrantes: Dra. Fernanda Vieira Berti – Doutora em Eng. Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prof. Germano Glufke Reis – Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Paraná.

 

Módulo Indústria

 

  • 15:15 – 15:45

Tema: Processo Regulatório

Discussão: Quais as questões, gargalos e exigências dos órgãos governamentais

Palestrantes: Julia Coutinho – Diretora Executiva da Regularium Consultoria e Alexandre Cabral – Diretor de políticas públicas GFI

 

  • 16h00 – 17h10

Tema: Painel Indústria: Cases de Fabricantes

Discussão: Como as empresas estão investimento neste setor.

Painel Nacional Plant Based: Rafael Santos – Diretor de Novos Negócios KERRY  e Bruno Fonseca – Fundador The New

Painel Nacional Carne Cultivada: Bibiana Franze Matte – Fundadora da AMBI REAL.

 

Módulo Gastronomia

 

  • 17:15 – 18:10

Tema: Como a gastronomia será impactada pelas novas proteínas alternativas

Moderação: Camila Botelho

Palestrantes: Ailin Aleixo – Jornalista, podcast Vai Se Food, Fábio Zukerman – Proprietário da Green Kitchen e Gustavo Bottino – Proprietário da Soil Vegan Café.

 

Encerramento

 

  • 18:10

Conclusões e depoimentos

 

Palestrantes do New Meat Brazil 2021

 

Calendário
Fonte: Facebook

 

Por fim, confira quem são os palestrantes escolhidos para falar no evento:

 

Ailin Aleixo

 

Jornalista, crítica gastronômica e uma das comunicadoras mais respeitadas do país com mais de 20 anos de carreira. Além disso, em 2009, Ailin Aleixo, criou o Gastrolândia, site que rapidamente se tornou referência sobre gastronomia no Brasil. Renomeado como Vai Se Food em 2020, aborda a comida sob os mais variados recortes.

Em 2019, foi convidada para ser jurada no reality show TOP CHEF, na Record TV. Desse modo, trabalhou ao lado dos chefs Emmanuel Bassoleil e Felipe Bronze. Além disso, em fevereiro de 2020, lançou o Podcast Vai Se Food.

Por isso, nesses anos de experiência conheceu cerca de 4000 restaurantes/bares/cafés, viajou por mais de 30 países e palestrou em dezenas de eventos. Toda essa experiência foi traduzida em sua frase-lema: “o que comemos molda o mundo”.

 

Você também pode gostar!

Alexandre Cabral

 

Em seguida, temos o palestrante do New Meat Brazil 2021 que é Cientista Social, com mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação. Ao mesmo tempo, Alexandre tem uma experiência de mais de 20 anos em Relações Governamentais.

Além disso, atua como Diretor de Políticas Públicas do GFI Brasil. Desse modo, divulga e defende a teoria de mudança do GFI e setor de proteínas alternativas junto ao governo brasileiro. Isso não apenas no nível federal, como também nos estados onde temos operações em andamento. Como resultado, sua área de ação contempla os Poderes Executivo e Legislativo, assim como as agências regulatórias.

 

Aline Silva

 

Por outro lado, Aline é bacharel em física e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCAR. Além disso, é professora no centro federal de educação tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG) onde pesquisa área de materiais poliméricos.

Atualmente, suas pesquisas estão voltadas para o desenvolvimento de scaffolds nanoestruturados para a engenharia de tecidos. Ademais, é uma das fundadoras da primeira empresa no mundo com foco em scaffolds para carne cultivada, a Biomimetic Solutions.

 

Augusto Terra

 

Dedicou os últimos anos desenvolvendo negócios ligados a inovação, incluindo, aliás, uma startup e negócios tradicionais como um para restaurantes. Além disso, Augusto atuou e participou do ecossistema brasileiro de inovação com passagem por aceleradoras; envolvimento com empresas juniores; assim como palestras e apresentações em eventos sobre o potencial da tecnologia e o impacto na alimentação global.

Por isso, foi convidado como Speaker do SingularityU summit em 2019 para falar do potencial do Brasil no desafio da cadeia de alimentos mundial.

 

Bibiana Franzen Matte

 

Bibiana inaugurou a primeira start up de carne cultivada do Brasil, a Ambi Realfood e Núcleo Vitro, startup de biotecnologia. É graduada e tem doutorado pela UFRGS. Ao mesmo tempo, tem experiência em biologia celular e engenharia de tecidos na Universidade da California San Diego (EUA) e Universidade de Michigan (EUA).

 

Bruno Fonseca

 

Por outro lado, o próximo palestrante da New Meat Brazil 2021 é fundador das marcas clean label The New e Eat Clean. Vegano e praticante de esportes, Bruno se interessou pela preservação do meio ambiente a partir de seu trabalho como engenheiro mecânico, reduzindo a emissão de gases poluentes nos motores a diesel.

A Foodtech The New, que já recebeu capitação de dois grandes fundos de investimentos, incluindo Lever VC – com foco em plant-based, busca trazer uma solução para o mercado de alimentos que une saúde, sabor e sustentabilidade.

 

Cinthia Schuck

 

Doutora em Zoologia pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Conduziu vários projetos de pesquisa sobre a epidemiologia de doenças respiratórias, pandemias, dinâmica de doenças infecciosas e cognição animal para instituições de pesquisa nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, entre outros países.

Além disso, é Co-fundadora e diretora científica da Origem Scientifica (2005-2017), empresa de consultoria no campo de saúde global e análise de dados relacionados à ciência, com projetos desenvolvidos paraa Organização Mundial da Saúde (OMS), o National Institutes of Health (EUA), Bill & Melinda Gates Foundation, entre outras.

Por fim, desde 2014 também atua como consultora científica para várias organizações. Então, é autora de mais de 60 artigos científicos em revistas internacionais. Ademais, coordena pesquisas científicas voltadas ao desenvolvimento de métricas de saúde e bem-estar de animais de produção. 

 

Dra. Carla Molento

 

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1990). Carla também possui mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1995); é doutora em Zootecnia pela McGill University, Canadá (2001); assim como possui pós-doutorado em bem-estar animal – Instituto ILVO, Bélgica (2011).

Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná; coordenadora do Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA/UFPR) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR. Além disso, vem se dedicando a pesquisa e ensino em Zootecnia Celular. Assim, promove métodos alternativos ao uso de animais para produção de alimentos.

 

Fabio Zukerman

 

Atua como conselheiro e consultor das principais instituições e empresas do setor de alimentos. Em 2018, fundou o Grupo Planta, conglomerado de negócios de alimentos a base de plantas, que atua na produção, distribuição, restaurantes e delivery. Como resultado, cria soluções 360 graus para todos que fazem parte desta cadeia, do produtor ao consumidor. Ainda mais, sempre sem abrir mão da ética ambiental, saúde e dos prazeres e hábitos culturais a cada mordida. O grupo possui um portfólio de inovações que é referência mundial na vanguarda da indústria Plant-Based.

Por isso, confira algumas marcas ligadas ao Grupo Planta: Green Kitchen, Gerônimo Foods, Basi.co Plant Food, Plant Pizza, açougue de plantas, PlantMade, dentre outras.

 

Felipe Krelling

 

Felipe trabalha para colaborar, construir e desenvolver uma nova era para a indústria de alimentos. Seu foco é em facilitar a transição entre criar e usar animais na cadeia alimentar e materiais para passarmos a utilizar novas tecnologias. Trabalhou por mais de 3 anos no GFI (The Good Food Institute) no Brasil.  Esteve a frente dos trabalhos com startups, investidores, empreendedores, assim como ecossistemas de inovação. Hoje, Felipe é sócio da Lifely, uma vez que apoia startups promissoras e disruptivas do setor globalmente.

 

Fernanda Berti

 

Por outro lado, Fernanda Berti é cientista-empreendedora e doutora em Engenharia Química. Já atuou como pesquisadora do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, o Instituto 3B ́s. Assim, o foco era nas áreas de biomateriais, engenharia tecidual e medicina regenerativa.

Além disso, Fernanda participou do programa de aceleração de empresas de base biotecnológica da IndieBio no Vale do Silício, na Califórnia. De fato, foi onde fundou sua primeira startup. Ademais, também é sócia-proprietária das empresas Biocelltis Biotecnologia S.A sediada no Brasil e Vetherapy Corp. sediada nos Estados Unidos. Por fim, atua como consultora científica e estratégica de empresas nas áreas de FoodTech, HealthTech e AgTech no Brasil e no exterior.

 

Flávia Buchmann

 

É CMO da NotCo, startup que nasceu para revolucionar a indústria alimentícia, usando Inteligência Artificial para criar alimentos saborosos, com ingredientes 100% vegetais. Ou seja, os produtos são bons para as pessoas e para o meio ambiente.

Antes de se juntar à NotCo, trabalhou por mais de 10 anos no grupo Coca-Cola. Lá, foi diretora global da marca Sprite em Atlanta, nos EUA. Além disso, também passou por Telecine, Unilever e Descomplica. Enfim, é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Gustavo Guadagnini

 

O palestrante do New Meat Brazil 2021 é administrador de empresas formado pela PUC-SP. Ao mesmo tempo, atua como Managing Director da organização The Good Food Institute no Brasil.

Por isso, seu objetivo é criar uma cadeia de produção de alimentos mais saudável, segura, justa e sustentável. Faz isso, então, por meio de apoio às indústrias que visam criar alternativas ao uso de ingredientes com origem animal. Como, por exemplo, em tecnologias de base vegetal ou de tecidos cultivados.

Além disso, é dos mais ativos promotores do setor, por isso já palestrou em diversas grandes empresas, universidades, centros de inovação e projetos como TEDx. Também já colaborou com a mídia com entrevistas ou comentários para o Fantástico, GloboNews, Exame, UOL, Terra, dentre outros. Em 2020, foi listado pela revista GQ como um dos brasileiros na lista dos “25 nomes que podem salvar mundo”.

 

Gustavo Bottino

 

Administrador por formação, Gustavo é empreendedor por vocação e cozinheiro por paixão. Ao mesmo tempo, é fundador do SOIL Vegan Café em Amsterdam, fundador e curador do Churrascada no Brasil. Em 2011, lançou-se como restaurateur fundando o BOS Barbecue. Assim, trouxe ao Brasil a técnica culinária de defumação. Até então, era inédita no país.

Além disso, preocupa-se com as questões da sustentabilidade e o impacto do consumo e sistemas produtivos sobre o meio ambiente. Dessa forma, fundou o SOIL VEGAN CAFÉ em Amsterdam. Isso com o intuito de atrair um público que ainda se identifica com uma dieta baseada em produtos de origem animal. No entanto, que busca uma alternativa plant-based sem abrir mão do sabor e do prazer em dividir o pão com os amigos e a família.

Princípios semelhantes são aplicados à Churrascada e à nova iniciativa da marca a “Fazenda Churrascada”. Eles funcionam como plataforma de disseminação dessa ideia, abrindo espaço não só para chefs, mas também para produtos base-planta. Ao mesmo tempo, influencia os profissionais e os consumidores.

 

Julia Coutinho

 

Nutricionista, graduada pela Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília – UnB. Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos pela UnB e Especialista em Tecnologia Industrial Farmacêutica pelo ICQ, UCG. Julia possui aperfeiçoamento em Direito Sanitário pela Faculdade de Direito da UnB.

Além disso, possui 23 anos de experiência em Regulatório de alimentos, atuando como Gerente técnica, em empresas de Consultoria técnica. Atualmente é Diretora Executiva e Fundadora na empresa REGULARIUM.

 

Professor Dr. Luismar Porto

 

PhD em engenharia Química pela Northwestern University (EUA), com pós-doutorados na UQ (Austrália), Harvard-MIT (EUA) e FAU (Alemanha). Desse modo, tem formações nas áreas de engenharia biológica, engenharia biomédica e biomateriais, respectivamente.

Além disso, é professor titular (aposentado) da UFSC, onde atua na pós-graduação, e orientou dezenas de mestres e doutores. Atualmente é bolsista de produtividade do CNPq, nível DT-1D, e realiza pesquisas nas áreas de engenharia genômica e tecidual. Por fim, é um dos fundadores e sócio da Tubanharon Engenharia de Processos Ltda (tubanharon.com) e da Biocelltis Biotecnologia S.A. (biocelltis.com).

 

Prof. Germano Glufke Reis

 

Doutor em administração de empresas pela USP e professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Tem pesquisado ou ministrado cursos sobre os seguintes temas ligados à carne cultivada: a nova cadeia de valor da carne celular; estratégias competitivas ambientais; impactos sociais da nova cadeia da carne celular; ecossistema empreendedor e startups de carne cultivada “going global”.

 

Rafael Santos

 

Químico, com MBA pela FGV em administração, possui 20 anos de experiência em indústria de alimentos, tendo atuado em áreas como operações, P&D e vendas. Atua hoje como diretor de novos negócios para América Latina na Kerry. Assim, lidera as iniciativas de plant-based com o objetivo de ter um mundo com nutrição sustentável.

 

Dra. Roberta Viana

 

Por fim, Roberta Viana é doutora em Quimica pela UFMG e foi professora do Departamento de Engenharia de Materiais do CEFET-MG. Então, lecionou e coordenou a pesquisa na área de Engenharia de Tecidos e Biomateriais aplicados para a Produção de Carne Cultivada.

Além disso, fundou a startup Biomimetic Solutions. É a primeira empresa focada no desenvolvimento de scaffolds para cell-based meat na qual atuou como CSO até o fim de 2019. Hoje é Senior Scientist no escritório global de P&D e Inovação da JBS.

 

Chamada para inscrição
Fonte: Facebook

 

Serviço

New Meat Brazil 2021 – Fórum Internacional de Carnes Cultivadas e Proteínas alternativas

Data: 21 de setembro de 2021 – Das 9h às 19h (virtual)

Informações e inscrições: https://newmeat.com.br/

Instagram: @newmeatforum

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes