Projeto Ponto Firme irá apresentar coleção 100% upcycling na SPFW

Documentário "O Ponto Firme" tem pré-estreia no SPFW N50 em novembro.

Peças reaproveitadas e resíduos têxteis da NK Store, além dos fios da Círculo S/A formam as roupas feitas pelos egressos no Projeto Ponto Firme, que irá se apresentar pela terceira vez na São Paulo Fashion Week, sob supervisão do estilista Gustavo Silvestre.

600

- Continue depois da Publicidade -

O estilista Gustavo Silvestre irá apresentar uma coleção com foco em sustentabilidade e inclusão, através do Projeto Ponto Firme na SPFW.

Com existência desde 2015, o principal foco do projeto é a transformação social a partir da moda e do crochê. Assim, para ensinar e desenvolver o ofício, na Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos -SP, aulas foram ministradas aos internos ao longo desse período. Porém, este ano devido a pandemia, o acesso ao presídio foi interrompido, fazendo com que somente os egressos, que agora desempenham a função de assistentes no ateliê, realizassem a coleção em conjunto com o estilista Gustavo Silvestre.

Além do interesse na transformação social, as roupas para essa coleção foram feitas com materiais reutilizados da NK Store e fios da Círculo S/A. O que igualmente, contribui para o desenvolvimento sustentável e menos impactos ao meio ambiente. Saiba mais sobre essa coleção inspiradora!

Projeto Ponto Firme apresentará coleção 100% upcycling

No próximo dia 5 de novembro, às 16 horas a coleção do Projeto Ponto Firme, que conta com a supervisão do estilista Gustavo Silvestre será apresentada na  São Paulo Fashion Week, que terá transmissão on-line neste ano. E o interessante das roupas desenvolvidas pelo projeto é que são 100% upcycling, ou seja, totalmente reaproveitadas.

Uma contribuição inédita com a NK Store permitiu o desenvolvimento das peças com resíduos têxteis e roupas reutilizadas da marca, bem como, o uso de trabalhos em crochê misturados. Resultando em diferentes composições e texturas feitas com os fios de outra parceira, a Círculo S/A.

 “Além da sustentabilidade social, que já é uma característica forte do projeto Ponto Firme, vamos mostrar um outro viés que é o ‘antidesperdício”. Comenta, Gustavo Silvestre

Isso porque, além do conceito de sustentabilidade, a coleção também visa contar uma história por trás da produção, demonstrando como o ciclo de vida de uma roupa pode ser eterno. Portanto, o upcycling apresenta-se como uma forte tendência para as próximas temporadas, visto que presa pela moda consciente em diversos aspectos.

 

Projeto ponto firme
Projeto Ponto Firme – Gustavo Silvestre – Fonte: Reprodução

Sob o mesmo ponto de vista, durante as semanas internacionais da moda, grifes como Burberry e Victoria Beckham também apresentaram esse conceito que irá desfilar na coleção do Projeto Ponto Firme. Porém em outros tecidos e materiais, resultando em infinitas possibilidades. Assim, não deixe de conferir o desfile para conhecer mais de toda essa tendência.

Coleção leva o nome de Eclipse + constelações e jangadas

Em suma, para a coleção do Projeto Ponto Firme a inspiração foi nas relações de imagem entre eclipse, constelações e jangadas. O eclipse é uma referência à potência de dois astros, as suas luzes e também as sombras. Igualmente, a palavra eclipse durante navegações é usada para dar significado ao intervalo entre luz e escuridão em um farol.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Logo, o conceito das peças criadas pelo Projeto Ponto Firme partem deste princípio. Sobre o intervalo entre luz e escuridão, onde cabem reflexão, autoconsciência, devaneios imaginativos, formas de pensar e novas maneiras de estar no mundo. Esta concepção, se transforma numa constelação, a partir do conjunto de pessoas e parceiros que abraçaram com carinho e dedicação o conceito desenvolvido, para que enfim, uma pequena jangada pudesse navegar.

Segundo Gustavo Siqueira, “A mensagem que queremos passar é a construção de peças lindas, com muito significado, no meio desse caos que estamos vivendo. Vamos mostrar roupas com “alma”, cujo processo de confecção fez a diferença na vida de várias famílias e também no meio ambiente, já que estamos empregando crochê em peças ressignificadas e resíduos têxteis”.

crochê e trabalho social
Gustavo Silvestre faz trabalho social com crochê e moda – Fonte: G1

NK Store irá comercializar a coleção Ponto Firme

A venda nas lojas da NK Store é uma grande novidade celebrada por Gustavo Silvestre e pelos participantes do Ponto Firme. E isso porque, quando feitas dentro do sistema penitenciário as peças não tem aval para comercialização. Contudo, desta vez a venda poderá ser realizada, visto que a confecção foi elaborada exclusivamente por egressos. De acordo com o comentário do estilista.

Diferente das últimas coleções, que as roupas não podiam ser comercializadas por serem desenvolvidas pelos detentos e envolverem questões burocráticas e legais – O Ponto Firme é registrado pela Administração Penitenciária como um projeto educacional – agora é a grande oportunidade de as pessoas poderem adquirir uma peça feita pelo Projeto Ponto Firme, da coleção apresentada no São Paulo Fashion Week”.

Outro ponto interessante é que além da venda das roupas, durante o desfile na SPFW também terá a exibição de um makign-of com a confecção. Nele, o estilista Gustavo Silvestre e os trabalhos dos egressos, agora assistentes do estilista, Anderson Figueiredo, Anderson Joaquim e Thiago Araújo, foram documentados a fim de mostrar como a atividade transformou e continua impactando positivamente suas vidas e de seus familiares.

Projeto Ponto Firme terá documentário com estreia durante a SPFW

Além do making-of, durante a SPFW também haverá o lançamento de outro trabalho do projeto, o documentário Ponto Firme. Ele conta com a direção de Laura Artigas e fotografia de Freddy Leal, Karla da Costa e Felipe Bentivegna. Nesse filme, que teve o início das gravações em 2017, os presidiários e egressos participantes do incentivo social mostram a trajetória para criação das peças e como todo esse trabalho gera transformações . Assim, se tem interesse em conhecer mais, saiba que é possível ver uma prévia se cadastrando para receber o link.

documentário projeto ponto firme
Gustavo Silvestre – Documentário Ponto Firme – Fonte: Instagram

Agora, também é possível ver o trailer. Confira!

Diante disso, não perca a transmissão do desfile nas plataformas digitais da SPFW.

Por fim, gostou de saber um pouco mais do Projeto Ponto Firme? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais!

Via Harper’s Bazaar, Glamour e Metrópoles

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também