Vencedores do prêmio “Fotógrafo subaquático de 2021”
Aqui estão as fotos subaquáticas vencedoras pelo Fotógrafo Subaquático do Ano 2021. Os protagonistas das fotos são a incrível biodiversidade do patrimônio subaquático, mas também a fragilidade e as ameaças dos nossos tempos, como a poluição.
Ainda hoje, o homem conhece apenas uma pequena parte dos oceanos, cheia de vida, cores, sons. O concurso Fotógrafo Subaquático do Ano pretende tentar oferecer um vislumbre deste mundo fantástico, escuro e imenso.
O concurso de fotografia acontece anualmente desde 1965, é organizado no Reino Unido e premia 13 categorias. O objetivo: celebrar a arte fotográfica subaquática, seja em oceanos, lagos ou piscinas.
1º Lugar: tubarões e gaivotas
O vencedor da edição 2021 da UPY é Renee Capozzola da Califórnia, EUA. Seu instantâneo intitulado “Shark’s Skylight” mostra dois tubarões de ponta preta nadando sob algumas gaivotas durante o pôr do sol na ilha de Moorea, na Polinésia Francesa.
“Dediquei várias noites a fotografar nas águas rasas ao pôr do sol e finalmente fui recompensada com esta cena: Água cristalina, um pôr do sol rico, tubarões e até pássaros.”
- Confira também: Fotos Radicais – Adrenalina e criatividade no Red Bull Illume, um dos mais quentes concursos de fotografia de aventura
2º Lugar na foto subaquática: “Câmara Gótica”
A Riviera Maia, no México, abriga os maiores sistemas de rios subterrâneos do mundo. A foto, tirada no site “Cenote Monkey Dust” no meio da noite, é de Martin Broen, que terminou em segundo lugar na competição deste ano.
3º Lugar na foto subaquática: albatroz nas águas de um lago na Tasmânia
Terceiro lugar para a foto deste albatroz de sobrancelha negra (Thalassarche melanophrys) nas águas de um lago na Tasmânia. A foto é de Danny Lee.
4º Lugar: mar de águas-vivas
Um mar de águas-vivas: a foto foi tirada por Oleg Gaponyuk em março de 2020 em Palau, no Oceano Pacífico, cerca de 500 km a leste das Filipinas.
2ºlugar na categoria “conservação marinha”
A imagem do italiano Pasquale Vassallo. O fotógrafo e biólogo da Campânia ficou em segundo lugar na categoria “conservação marinha”.
1º lugar na categoria comportamento
Uma cena “assustadora” subaquática: os peixinhos fogem de um marlin nas águas do México. A foto é de Karim Iliya.
“Fui ao México para documentar esses frenesi, mas não esperava uma caçada tão rápida, quase rápida demais para meu cérebro processar”, escreveu Iliya.
- Confira também: Hipsters, Instagram e a fotografia. Saiba o que são as “Lomos” e o movimento que geraram.
Prêmio de foto subaquática de naufrágios
Tobias Friedrich imortalizou o naufrágio de um navio nas profundezas de Nassau, Bahamas.
Tobias Friedrich fotografou um navio afundado, ganhando assim o primeiro lugar na categoria Naufrágios.
Esta edição contou com 4.500 fotografias de profissionais e entusiastas de 68 países.
A competição subaquática tem 13 categorias, com temas como macro, grande angular, comportamento e fotografia de destroços, além de quatro categorias para fotos tiradas especificamente em águas britânicas.