Halloween: história, símbolos e como se vestir para a festa

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um dos feriados mais esperados do ano. Entenda a origem dessa data e dicas de como se preparar para a festa

Mas a verdade é que a maioria das pessoas desconhece a origem do e o significado dos símbolos da festividade.

Ao mesmo tempo, tem quem deixe de comemorar por não saber exatamente como se vestir e se maquiar para a ocasião. Se este é o seu caso, então o artigo de hoje é tudo de que você precisava! 

Qual a origem do Halloween?

Os celtas acreditavam que os fantasmas dos mortos regressavam à terra no dia 31 de outubro. Então, esse era o motivo dos problemas das plantações. 

Entretanto, eles também pensavam que a presença desses espíritos facilitava as previsões dos druidas e sacerdotes.

A fim de comemorar o evento, os druidas construíam enormes fogueiras sagradas. Dessa forma, as pessoas se reuniam em volta delas para queimar oferendas às deidades celtas. 

Quando a comemoração chegava ao fim, eles “reacendiam” seus corações com esperanças. Assim sendo, pediam à fogueira sagrada para ajudar a protegê-los durante o próximo inverno.

Estudiosos afirmam que a Igreja Católica, em uma tentativa de cristianizar um feriado pagão, alterou a data do Dia de Todos os Santos, antes 13 de maio, para 1º de novembro. Desse modo, os dois feriados se entrelaçaram.

Related Post

Qual é o significado de Halloween?

O termo “Halloween” vem da expressão inglesa “All Hallow’s Eve”, que no português quer dizer, “Véspera de Todos os Santos”. Isso por a data ser comemorada um dia antes do feriado de 1º de novembro.

O que está por trás do Dia das Bruxas?

Como o Halloween chegou ao Brasil?

A celebração de Halloween veio “na bagagem” de alguns imigrantes da Irlanda para os Estados Unidos, na época da Grande Fome de 1845. 

O Brasil, sendo fortemente influenciado pela cultura norte-americana, passou a ter contato com a tradição de Halloween. Gradualmente, passou a celebrá-lo nos grandes centros urbanos. 

Apesar de alguns clubes, bares e escolas de idiomas celebrarem a data aqui no Brasil, a festividade não tem o mesmo peso que em outros países. Além disso, não segue à risca todos os detalhes.

É interessante que, no mesmo dia 31 de outubro, foi instituído o Dia do Saci. Isso por meio de um projeto de Lei que define a comemoração de um símbolo nacional. 

  • Veja também nosso especial de Frases de Halloween: 50 mensagens para desejar feliz Dia das Bruxas com de cartões para enviar no WhatsApp. Além de  Halloween em casa: faça você mesmo o melhor Dia das Bruxas para a criançada

Montagem: Paulo Costa

O que diz a igreja católica sobre o Halloween?

Fonte: Canva

Em 2009, o Vaticano criticou o Halloween duramente. O “Daily Mail” afirmou que a instituição disse ser uma data “anticristã” e “perigosa”. Isso por haver ligação com o oculto.

O Papa condenou o Dia das Bruxas após bispos católicos espanhóis pedirem que os pais não fantasiem seus filhos de fantasmas e duendes na data.

“O Dia das Bruxas é uma corrente do ocultismo e completamente anticristão”

Joan Maria Canals, em citação no jornal oficial do Vaticano L’Osservatore Romano

Quais são os principais símbolos do Halloween?

Abóboras

Ao chegar nos Estados Unidos, os nabos foram substituídos por abóboras decorativas entalhadas. Afinal, elas simbolizam fertilidade e sabedoria.

Fonte: Lisa/Pexels (adaptada)

Cores

As cores laranja e preto se explicam quando voltamos à origem do Halloween. O festival de Samhain acontecia no período do outono, quando as folhas das árvores ficavam alaranjadas e os dias mais escuros, remetendo ao preto. 

Outra explicação ocorre quando observamos a maioria dos animais e personagens relacionados ao Halloween, como:

  • morcegos;
  • gatos pretos;
  • bruxas e o período noturno, que dão um toque mais assustador à data. 

É comum encontrar também a cor roxa na maioria das festas de Dia das Bruxas atuais. A cor remete a magia, feitiçaria e rituais pagãos. 

Fonte: Pinterest. Montagem: Laila Lopes

Bruxas

#actampads0#

Gato preto

É um símbolo associado às bruxas, pois elas podem se transformar em gatos. Outras superstições envolvendo gatos incluem as noções de que eles são fontes do mal e espíritos de pessoas falecidas.

Morcego

Simboliza uma visão que vê as aparências e consegue ver as pessoas como elas realmente são.

Aranha

As aranhas e suas teias representam o movimento da existência, que contém cada fato e acontecimento.

Vestimenta

#actampads0#

Os trajes de Halloween são totalmente associados a fantasias temáticas, baseadas em personagens de filmes, histórias e séries de terror. Afinal, a atmosfera da comemoração demanda vestimentas mais sombrias e fantasmagóricas. 

É muito comum observar, por exemplo, tanto crianças como adultos vestidos de personagens clássicos, como:

  • bruxas;
  • vampiros;
  • fantasmas e esqueletos, que era a forma que os mortos assumiam em outro mundo, para aqueles que celebravam o dia de Samhain;
  • zumbis;
  • e muitos outros.

Em todos os casos, a maioria das fantasias são feitas pelos próprios convidados. 

#actampads0#

Gostosuras e travessuras

Gostosuras (ou doces) ou travessuras, do inglês “trick or treat”, tem origem na Grã-Bretanha. Assim, relaciona-se a crianças que vão de casa em casa pedindo doces no Dia das Bruxas. 

Caso a família não lhes dê os doces, elas ameaçam alguma travessura contra suas casas. Por exemplo, jogar ovos, papel higiênico, farinha ou “brincadeiras” do tipo. 

A origem do bordão também se relaciona à cultura celta, com a crença de que, para não amaldiçoarem as plantações e a vida dos vivos, os espíritos precisavam receber comidas e doces. 

  • Veja mais ideias fáceis de fazer em Decoração Halloween – Faça em casa uma festa digna de filme gastando pouco

Dicas de como se vestir em uma festa de Halloween

Agora que você já conheceu os principais tópicos e origens históricas de uma festa de Halloween, que tal descobrir como se vestir e em quais maquiagens se inspirar para ir a uma festa, mesmo que online? 

Maquiagem

Inspiração de Make para o Halloween:   It A Coisa. Veja como fazer com passo a passo do filme

A maquiagem para o Dia das Bruxas pode ser simples, acompanhada de uma fantasia chamativa, ou mais elaborada, caso o traje seja mais comum. 

Algumas maquiagens de Halloween simples para homens e mulheres são baseadas em personagens de filmes que tem poucas características, como Esquadrão Suicida, com seus protagonistas Arlequina e Coringa. 

Fantasia e máscara

Para as fantasias, máscaras e capas, o mesmo princípio se aplica: você pode desenvolver com base no que tem em casa.

Escolha algum personagem com traje que se assemelhe a determinadas roupas que você já possui no guarda-roupa, ou que são fáceis de encontrar. 

  • Enquanto isso, confira “Round 6”: dicas para fantasias de Halloween inspiradas na série

Conclusão

Gostou desse conteúdo? Então, siga o Fashion Bubbles no Google News para ficar sempre por dentro das novidades!

Editado e atualizado por Laila Lopes.

Fashion Bubbles: Redação Fashion Bubbles - Portal com 15 anos e cerca de 11 mil artigos publicados. Um dos primeiros blogs de Moda do Brasil, no ar desde janeiro de 2006. Moda, beleza, entretenimento, tendências e muita inspiração nos mais diversos assuntos, como decoração, alimentação saudável e muito mais!