A Importância de Carmen Miranda na Moda Brasileira
A cultura brasileira é sinônimo de alegria, cores vibrantes, sensualidade e… Carmen Miranda! A cantora portuguesa de alma brasileira se tornou um ícone de…
A cultura brasileira é sinônimo de alegria, cores vibrantes, sensualidade e… Carmen Miranda! A cantora portuguesa de alma brasileira se tornou um ícone de estilo nos anos 40, sendo uma das primeiras referências da moda nacional.
Na década de 40 acontece o apogeu de Hollywood, a Segunda Guerra Mundial e no Brasil, destaque para Carmem Miranda que fez sucesso tanto em terras nacionais como nos Estados Unidos, divulgando a cultura latino-americana.
Foi a primeira brasileira a lançar moda, inclusive nos EUA – o “Miranda look” que foi adaptado e usado nas ruas em todo mundo ocidental e ainda hoje influencia muitos estilistas que nela buscam inspiração.
Carmen Miranda foi a primeira brasileira a lançar moda internacionalmente. A estrela criou o “Miranda Look” caracterizado principalmente pelo turbante. O estilo foi sensação nos anos 40. Imagem via blog Região dos Vales
O turbante e o estilo “brejeiro” da estrela estão entre as tendências para 2013 e 2014. Imagem via blog Chuvas de Junho
A Primeira Fantasia de Baiana
Frutas na cabeça, saias rodadas e muitos colares. Sabia que a primeira fantasia genuinamente brasileira – a daBaiana – surgiu graças à Carmen Miranda?! Criado por Alceu Pena, o famoso traje das folias teve origem lá nos anos 1940, como parte do figurino da artista.
Se hoje se fala em um DNA brasileiro, tão almejado internacionalmente e explorado com maestria por estilistas como Ronaldo Fraga, é lá atrás, com reconhecimento de Carmen Miranda, que ele ganha status e passa de traje típico (muitas vezes encarado até com preconceito) para orgulho nacional.
A estrela, com expertise, é uma das primeiras a valorizar e ter orgulho dos ícones brasileiros. Mix de colares, top cropped e saia longa. Qualquer semelhança com as tendências de moda atuais não são mera coincidências. Foto: It’s Pop Bitch
A cantora sempre esteve envolvida com a música. O apelido de Carmen, aliás, foi dado por seu pai, um amante da ópera. O talento da moça é descoberto cedo, com apenas 20 anos de idade ela já cantava em clubes e teatros. Além da fama no Brasil, ela participou de espetáculos da Broadway, programas de TV americanos e conquistou a indústria cinematográfica de Hollywood.
Em 2011 cantora Ná Ozzetti fez um maravilhoso CD com clássicos dos anos 40 , relebrando muitas canções consagradas por Crmen Miranda
Gafieira carioca encontra vanguarda paulista em CD de Ná Ozzetti. Balangandãs, CD da cantora Ná Ozzetti, resgata com primor clássicos da música popular brasileira, produzindo uma sonoridade natural e contemporânea.
Ná Ozzetti canta “Disseram que voltei americanizada” de Carmen Miranda
A Influência de Carmen Miranda na Moda Atual
Se Carmen amava a moda, a recíproca é verdadeira, afinal a moda também ama reverenciar o estilo e beleza de Carmen Miranda. Vira e mexe as fruta e o tropicalismo da artista aparecem em coleções de estilista, editoriais de moda e no looks de artista. Confira abaixo:
Até hoje muitos estilistas buscam inspiração em Carmen Miranda
Diversas grifes internacionais como Prada e Dolce Gabbana trazem referência do anos 40 e de Carmen Miranda em suas coleções de Spring 2013 que serão referência para o Verão 2014 brasileiro
Uma das coleções mais icônicas da Prada, a de Verão 2011, que apostou nas bananas. Foto: Lindsay Albanese
Muitas marcas brasileiras já desfilaram coleções com estampas da fauna e flora do País. Foto: Salão da Moda
Verão 2005 da Salinas e Verão 2004 da Rosa Chá. Foto: Fábrica Mesquita
A cantora Sandy também já usou figurino inspirado por Carmen Miranda. Foto: Clicrbs
Estampa de mini frutas na coleção da Versace. Foto: Mondo Moda
Lady Gaga pode até ser ousada, mas pense que Carmen usou este look na década de 40! Foto: Identidade Brazuca
Relembre sucessos de Carmen Miranda
- Leia também: Identidade Brasileira na Moda – A roupas dos Anos 40 e os fatos mais marcantes da década
Foto de abertura: Famosos que Partiram
Por: Marcela Leone