Karl Lagerfeld – Biografia e frases famosas do diretor criativo da Chanel
Confira frases famosas e fatos marcantes da carreira. Saiba quem foi Karl Lagerfeld e sua importância para a moda.
Aqui nossa despedida do estilista alemão, Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, que morreu nesta terça-feira (19-02-2019), aos 85 anos de idade, em Paris. Karl esteve à frente da Chanel por 36 anos e o último desfile da maison com Lagerfeld ainda vivo, já não contou com sua presença.
Quem foi Karl Lagerfeld?
Um dos maiores gênios da Moda da atualidade, também era diretor criativo da italiana Fendi e ainda dirigia a sua própria casa de moda Karl Lagerfeld. Desta forma, não só era considerado o último grande costureiro dos tempos da haute couture ainda na ativa, como era famoso por sua disciplina, excentricidade e talento.
Karl Lagerfeld esteve à frente da Fendi desde 1965, da Chanel desde 1983 e de sua grife homônima desde 1974. Por fim, o alemão, conhecido como Kaiser, ainda passou pela Jean Patou e pela Chloé, além de ter colaborado com diversas marcas fast-fashion, inclusive a brasileira Riachuelo.
Karl Lagerfeld e seu legado na Chanel
Lagerfeld é reconhecido por ter renovado a marca Chanel, tornando-a portanto, mais moderna e atraente a um público mais jovem, enquanto trazia novas cores, cortes e estilos aos looks, expandindo ainda mais o legado de deixado pela estilista Coco Chanel.
Dando continuidade, Karl renovou peças clássicas como a The Little Black Jacket, icônico casaco criado por Coco, em um super ensaio fotográfico, com looks totalmente contemporâneos, usados por uma verdadeira constelação de astros e estrelas.
Junto com seu trabalho, o visual do Kaiser, também se tornou icônico ao longo dos anos: o terno preto com os cabelos brancos presos em um rabo de cavalo, luvas sem ponta e óculos escuro viraram a marca registrada do designer.
Antes de tudo, era filho de um rico empresário da Suécia, que trabalhava com a produção de leite em pó. Sua mãe, por sua vez, era de Berlim. Era violinista e trabalhava com a venda de lingeries quando conheceu seu marido. Eles se casaram no ano de 1930.
Em contrapartida, Karl Lagerfeld era polêmico e também um colecionador de castelos. Confira um pouco da história, fatos marcantes e frases famosas deste grande ícone da moda internacional.
“Moda é uma língua que se cria em roupas para interpretar realidade.”
“Eu sou uma pessoa da moda e moda não é só sobre roupa… É sobre todo tipo de mudança.” Karl Lagerfeld
O Início da Carreira
Depois de frequentar uma escola privada, Lagerfeld terminou o ensino secundário no Lycée Montaigne, em Paris, onde se formou em desenho e história.
Lagerfeld foi contratado de Pierre Balmain, tornou-se, desta forma, assistente depois de vencer a categoria de casacos em um concurso de design promovido pela Secretaria de lã Internacional em 1955. Em 1958, depois de três anos na Balmain, mudou-se para Jean Patou, onde ele projetou duas coleções de alta costura por ano, durante cinco anos.
A primeira coleção
Já sua primeira coleção foi mostrada em uma apresentação de duas horas em julho de 1958, mas ele usou o nome de Roland Karl, ao invés de Karl Lagerfeld. Apesar de que em 1962, os repórteres começaram a se referir a ele como Karl Lagerfelt ou Karl Logerfeld.
A primeira coleção foi mal recebida. Carrie Donovan, uma jornalista de moda americana, escreveu que “a imprensa vaiou a coleção”.
“Não estou interessado no que fiz, apenas em que estou fazendo e em que pode me inspirar.”
“Eu desenho como respiro. Você não pede para respirar, apenas acontece.” Karl Lagerfeld
De 1972, ele colaborou com a grife italiana Fendi, projetando peles, roupas e acessórios.
A partir dos anos 1970, Lagerfeld, ocasionalmente, trabalhou como figurinista para produções teatrais.
Na sequência, ele colaborou com trabalhos como Luca Ronconi e Jürgen Flimm , e projetando para teatros como La Scala , em Milão ( Les Troyens por Hector Berlioz , 1980; dirigido por Ronconi), o Burgtheater , em Viena ( Komödie der Verführung por Arthur Schnitzler , 1980 , dirigido por Horst Zankl), e o Festival de Salzburgo ( Der Schwierige por Hugo von Hofmannsthal , 1990; dirigido por Flimm).
Fama internacional (1982–2019)
Em 1983, foi nomeado diretor artístico pelo conjunto de suas coleções de alta costura, prêt-à-porter e acessórios da casa Chanel sobre os quais ele possui plenos direitos. Tem como intenção perpetuar o espírito da estilista fundadora Coco Chanel, morta em 1971. Nos anos 80, ele escolheu a manequim Inès de la Fressange como égérie para reencarnar a imagem de Chanel. Via Wikipedia
Contudo, o designer estava há mais de três décadas à frente da Chanel, mais tempo que a própria Coco Chanel, criadora da grife.
Karl Lagerfeld no Brasil – O estilista esteve por terras brasileiras algumas vezes para divulgar a Chanel. Karl estava sempre na mídia e até de campanhas de trânsito participava: Karl Lagerfeld – Voluntário ao seu modo.
“Coco Chanel jamais teria feito o que eu fiz. Ela teria odiado.”
“Quando era criança perguntei à minha mãe o que era ser homossexual e ela disse-me: “É como a cor do cabelo. Não é nada. Algumas pessoas são loiras e outras têm o cabelo escuro. Não é importante”. Isto foi há muitos anos na Alemanha, a minha mãe era uma mulher de mente muito aberta”. Karl Lagerfeld
Confira frases famosas de Karl Lagerfeld
Polêmico, o Kaiser também é conhecido por suas frases de efeito – às vezes, bem politicamente incorretas. Agora, confira uma seleção de frases famosas do estilista.
Primeiro, sobre si
“Sei como é chato, impossível e complicado de lidar comigo. Nunca me recomendaria a mim próprio como convidado para nada ou para alguém”.
“Eu apenas sei interpretar um papel: eu mesmo.”
“Não estou interessado no que fiz, apenas em que estou fazendo e em que pode me inspirar.”
“Eu desenho como respiro. Você não pede para respirar, apenas acontece.”
“Eu sou uma espécie de ninfomaníaco por moda que nunca tem um orgasmo.”
“Emagreci 90 quilos para usar ternos do Hedi Slimane.”
Óculos de sol
“São a minha burka. Sou um pouco míope, e as pessoas, quando têm miopía, quando tiram os óculos parecem cãezinhos que querem se adotados”.
“Nunca saio sem os meus óculos escuros. Eu gosto de ver, não de ser visto.”
Tabaco
“Quando tinha 14 anos, queria fumar porque a minha mãe fumava como uma louca. Queria fumar para aprecer mais velho. Mas a minha mãe disse-me: Não devias fumar. As tuas mãos não são bonitas e isso vê-se quando fumas”.
Politicamente Incorreto
“Luxo é liberdade de espírito, de independência… Em suma, o politicamente incorreto.”
“Calça de moletom é sinal de fracasso. Você perdeu o controle sobre sua própria vida e comprou um moletom.”
“Eu acho tatuagem horrível. É como viver o tempo todo em um vestido Pucci.”
“Pense rosa, mas não use.”
“Lembro-me de uma estilista que disse que mulheres inteligentes não usavam seus vestidos. Obviamente, ela quebrou.”
Para finalizar, Casamentos
“Nunca recomendaria um vestido meu. Acabam todos em divórcio”
-
Já conhece o Instagram do Fashion Bubbles? Dá uma passadinha lá e segue a gente: @fashionbubblesoficial.