Tipos de lavagens do jeans e breve história do tecido mais democrático do mundo
Eu AMO calça jeans! Uma das resoluções de ano novo para o meu guarda-roupas e estilo foi usar menos jeans e substituir por peças menos básicas e…
Eu AMO calça jeans! Uma das resoluções de ano novo para o meu guarda-roupas e estilo foi usar menos jeans e substituir por peças menos básicas e eu tenho conseguido, apesar de ainda usar bastante!
O jeans é muito democrático e tem tantas opções de modelagens e lavagens, que eu tinha 17 calças jeans diferentes, e consegui reduzir para 6, justamente para abrir espaço no meu guarda-roupas (e no meu coração) para outras possibilidades!
Vamos começar explicando a origem do jeans: são fios de algodão (podendo ser combinados com outros tipos de fios, como o elastano) que são organizados em um tecido que conhecemos como sarja, muito resistentes e duráveis. O jeans foi fabricado pela primeira vez cerca do ano de 1792 em Nimes, na França. Rapidamente começou a ser conhecido por “tecido de Nimes”, expressão que com o tempo foi abreviada para “Denim”.
Saiba mais sobre a história do Jeans em A História do Jeans – A trajetória inicial (Parte 1/4)
Já as calças foram desenvolvidas em 1853 por Levi Strauss (o fundador da Levi’s!), um judeu alemão que criou uma calça para os mineiros com o tecido que vendia para cobrir carroças, pois viu que o material era mais resistente que o que eles usavam no trabalho. Como esse material era pouco flexível, ele resolveu procurar um tecido tão resistente quanto, mas flexível, durável, confortável e que não exigisse muitos cuidados na hora de lavar.
O primeiro lote de calças da Levi Strauss tinha como código o número 501, que acabou por se tornar o modelo mais famoso e clássico da marca. Com o passar dos anos, as calças jeans foram sendo melhoradas e em 1860 foram acrescentados os botões de metal. Em 1886 começou-se a coser a etiqueta de couro no cós das calças. Já a cor azul índigo, tão popular nos jeans atuais, só começou a ser utilizada em 1890 e foi, nada mais, nada menos, que uma estratégia de tornar os jeans mais atraentes (inicialmente eles eram na cor marrom). Os bolsos traseiros apenas fizeram a sua aparição em 1910.
De lá pra cá, muitas mudanças e melhorias foram feitas e hoje a gente encontra muitas opções de modelos, cores e lavagens, e é das principais que eu vou falar nesse texto:
- A calça de Denim é aquele jeans básico, com “cor de jeans”, sem nenhuma lavagem especial, nenhum rasgo ou estonagem.
- O jeans Délavé é quando o denim passa pelo processo de clareamento, e fica – e mais macio também!
Já conhece nosso Instagram? Passa lá e segue nossa página: @fashionbubblesoficial.
- Outro jeans mais macio é o Destroyed, onde o tecido entra em atrito com pedras ou por ação mecânica para ter um aspecto mais envelhecido (inclusive deixando partes como os bolsos mais puídos). Esse jeans costuma ter partes mais claras, criando diferença entre as cores.
- A Estonagem é uma lavagem bem similar ao Destroyed, porém sem as partes puídas. É uma descoloração do jeans, criando outra peça bem mais macia que o denim puro.
- A Resinada é quando a peça recebe uma camada de resina por cima do denim, para preservar a roupa de perder sua coloração ou torná-la mais resistente a água ou neve, por exemplo. Garante um visual mais sofisticado, podendo parecer com couro quando visto de longe.
Além dessas, as marcas têm inventado várias outras. Algumas usam alvejante, outras usam tinta, tecidos abrasivos, e cada um deles fica com uma carinha diferente. Se você gosta de jeans e quer multiplicar as possibilidades de looks, fique atento para comprar peças com modelagens e lavagens diferentes, de acordo com o seu estilo!
Por Priscila Citera
(Priscila Citera é consultora de estilo e Psicóloga e usa seus conhecimentos para unir duas paixões (Moda e Pessoas) e empoderar as mulheres, incentivando o autoconhecimento e falando de como se pode usar a forma como se veste a favor da autoestima!)
Já conhece nosso Instagram? Passa lá e segue nossa página: @fashionbubblesoficial.