Tipos de silhuetas masculinas - Descubra seu tipo de corpo, looks e dicas de estilo / Parte 2

Tipos de silhuetas masculinas – Descubra seu tipo de corpo, looks e dicas de estilo / Parte 2

Temos cinco tipos de silhuetas masculinas: a triângulo, também conhecida como pera, a Retangular, a Trapézio, a Oval e a Triangulo Invertido.

A ideia é usar as roupas para trazer equilíbrio, disfarçando as partes maiores do corpo e usando volumes para enfatizar as menores.

Para descobrir o estilo de corpo que se encaixa com o seu  é bem simples! Basta se olhar no espelho e imaginar uma das formas geométricas apresentadas acima e ver qual se encaixa de forma mais adequada.

Veja também: Os tipos de Silhuetas Masculinas:  Tipo de corpo, looks e dicas de estilo – Parte 1: Homem triângulo e retângulo.

 

 

Silhuetas Masculinas: Trapézio

 

Na silhueta trapézio, os ombros são mais largos que as ancas, no entanto, equilibrados. O peitoral é grande e as costas são largas. Quem se identificar com esse tipo de corpo, pode se considerar um homem de sorte, pois todos os tipos de roupa, cores e formas caem bem. Mas lembre sempre que ao montar um look com cores vivas mantenha o equilíbrio com cores sóbrias .

Por causa de seu grande equilíbrio, a silhueta trapézio permite arriscar mais. Logo, busque peças que tenham equilíbrio próprio, como essa regata de tricô com gola que diminui os ombros enquanto a cava rebaixada os amplia. Fonte: Reprodução.
Se sua silhueta é do tipo trapézio, pode se jogar na tendência dos conjuntos! Da mesma forma, aposte em assimetria com bolsos,  acessórios e peças mais inovadoras! Fonte: Pinterest (Reprodução).
Essa peça de tricô é um ótimo exemplo de como usar o colarinho aberto, unindo um decote v a amplitude dos ombros. Se for usar cinto, aposte em uma calça mais larga para continuar equilibrado.

 

 

Looks monocromáticos são perfeitos para a silhueta trapézio porque intensificam o equilíbrio natural do corpo. Esse terno, por exemplo, tem uma pegada bem moderna colete e está mega equilibrado.
Outro look super interessante para silhuetas masculinas do tipo trapézio é blusa para dentro de bottom com cós de elástico. Assim, você dá dinâmica ao visual. Também funciona com a silhueta triângulo invertido! Fonte: Pinterest (Reprodução).

 
Tipos de silhuetas Masculinas – Trapézio, a silhueta ideal.

 

Silhuetas masculinas: Oval

 

Quem disse que a silhueta oval não combina com looks refresh? Esse conjunto, por exemplo, foi fechado com botão central, afinando a cintura e equilibrando o visual.


Geralmente quem está com silhueta oval pode estar com o peso acima do ideal, apresentando linhas mais curvas, com ênfase na horizontal. O pescoço é curto ou largo, as costas são arredondadas e os braços cheios.

Para quem tem esse tipo de silhueta o objetivo é afinar o tronco, usando cores escuras e listras na vertical, calças retas, blazers e jaquetas com recortes na cintura e sem ombreiras.

 

Dicas de Looks silhuetas masculinas: Oval

 

A blusa com gola V e soltinha alonga a silhueta oval. Fonte: Pinterest (Reprodução).
A estampa ideal para a silhueta oval é a de listras verticais. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Esse moletom com bloco de cores dá a impressão de silhueta trapézio. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Essa camisa também alonga a silhueta, por causa das listras, mas também por ser usada aberta, criando dois blocos verticais. Fonte: Pinterest (Reprodução).

Para quem tem esse tipo de silhueta o objetivo é afinar o tronco, usando cores escuras e listras na vertical, calças retas, blazers e jaquetas com recortes na cintura e sem ombreiras.


Se você é gordinho, faça sobreposição,  pois a camisa ou blazer aberto criam duas listras verticais alongam a silhueta.

O que usar

 

–  Camisetas em tom sobre tom ou monocromáticas;

–  Estampas verticais

–  Gola V: Camisetas com gola V são perfeitas para alongar a silhueta, uma vez que elas criam uma orientação visual vertical. Além disso, se você tiver um queixo e/ou pescoço gordinhos, uma gola V ainda vai chamar a atenção para o seu tórax, desviando os olhares desses outros detalhes;

– Blazers com lapelas estreitas e longas, modelos retos para alongar a silhueta, abotoamentos simples, levemente acinturados e com poucos detalhes;

– Calças de cores escuras, com modelagens retas, jeans com lavagens escuras e bermudas usadas logo abaixo dos joelhos;

–  Sobreposições de camisas, pois criam duas linhas verticais que alongam a silhueta;

– Cintos estreitos na cor da roupa;

Blazers com três botões: para as ocasiões mais formais, prefira os blazers de três botões. São tão clássicos e elegantes quanto os de dois, mas vêm com a vantagem de alongar a silhueta, fazendo você parecer mais alto. Outra dica é deixar o primeiro botão de cima aberto para não limitar seus movimentos;

– Camisas usadas por fora da calça de mangas longas ou dobradas;

– Aposte em estampas com padronagens pequenas e com fundo escuro.

 

O que Evitar

 

– Listras horizontais grandes, estampas floridas grandes e coloridas, xadrezão, listras largas;

– Camisetas curtas, justas e de cores claras podem marcar as dobrinhas que queremos esconder;

– Calça de cor clara, com camisa usada por dentro;

– Não usar o bolso traseiro da calça como porta volumes, guarde a carteira no paletó;

– Evite tecidos muito finos pois eles podem marcar as gordurinhas; tecidos muito grossos vão ampliar a silhueta. É preciso ter cuidado pra escolher. O ideal é optar por tecidos mais estruturados;

–  Estampas grandes localizadas na altura da barriga, pois direcionam o olhar exatamente para onde devemos desviar.

– Evite roupas muito largas, é necessário usa-las no tamanho certo!

 

Silhuetas masculinas: Triângulo Invertido

 

Na silhueta Triângulo Invertido temos ombros e peitos largos, braços com músculos bem definidos e quadris e cintura estreita, ou seja, a parte superior é maior que a parte inferior do corpo.

O maior desafio para quem tem esse tipo de silhueta é equilibrar a parte inferior com a superior, usando camisas, camiseta, blusas, jaquetas e blazers com recorte reto.

Evitar ombreiras e pences, usar calças com recorte reto e com pences o que proporciona volume aos quadris. Deve também usar cores escuras na partes superiores para diminuir os ombros e os braços, e cores claras na parte inferior  para aumentar os quadris e equilibrar com os ombros.

Lembre-se que  o objetivo é “diminuir os ombros” em relação à cintura e realçar os quadris e pernas.

Dicas de Looks silhueta masculina: Triângulo invertido

 

Aposte em looks neutros para a parte de cima, como o moletom da Tom Ford que tem gola v. Além disso, aposte em estampas para o bottom, equilibrando o peso visual. Fonte: Tom Ford (Reprodução).
Outra forma de equilibrar a silhueta triângulo invertido é usando bermuda no tom contrastante a sua pele. O look da Boglioli, por exemplo, ainda diminui o ombro com a gola V do tricô.
O conjunto com camisa aberta e soltinha é perfeito para diminuir os ombros e ampliar o quadril da silhueta triângulo. Fonte: Pinterest (Reprodução).


O objetivo é diminuir os ombros em relação à cintura e realçar os quadris e pernas. Para isso prefira cores escuras na parte de cima e cores mais claras na parte inferior. Use calças mais claras que a camisa e abuse das golas V. Perceba que na primeira foto, o moço fez exatamente o contrário, usou calça escura e justa aumentando a impressão de pernas bem fininhas e relação aos ombrosTipos de  silhuetas masculinas

O que usar

 

– Na parte de cima, cores escuras, tecidos lisos e sem textura;

– Malhas com gola V;

– Na parte de baixo, cores claras, jeans em tons mais claros que a blusa ou com lavagens mais desgastada;

– Abuse das calças coloridas, cores vibrantes vão trazer a impressão de quadris e pernas mais grossas;

– Use acessórios como correntes e suspensórios soltos nas laterais da calça, isso vai trazer mais volume aos quadris;

– Abuse de cintos mais largos.

 

O que evitar

 

– Blusas e camisas com listras horizontais;
– Evite peças largas na parte de cima e calças muito justas;
– Calças escuras.

Veja mais Fotos e Looks para silhuetas masculinas

 

  

Não tenha medo de experimentar, use novos tipos de decotes, estampas e cores

 
Acessórios fazem toda diferença trazendo mais estilo aos looks

 

Sapatos  e calças coloridas estão entre as principais tendências do masculino

 

Brinque com estampas

Coletes e suspensórios são ótimas dicas para variar os looks

Jaquetas de couro são ótimas para criar looks super estilosos, mas prefira os modelos mais ajustados ao corpo, pois vão te deixar mais elegante

 

As calças coloridas estão super fortes no masculino, não tenha medo de ousar!

 

Barba também pode ser uma maneira de renovar o visual e ficar mais estiloso, elas estão super em alta. Também aposte na tendência do militar com camuflados e roupas em verde militar

Descubra seu estilo, você é mais clean? Gosta de usar cores? Tem um estilo mais enfeitado, rico em detalhes? O que realmente importa é se sentir bem e seguro com aquilo que está usando. Claro que as peças devem estar equilibradas e é sempre bom experimentar coisas que já mais usaria, pois você pode ter uma grande surpresa e descobrir peças que te deixará mais bonito sem perder seu estilo. É importante ter coragem de ousar!

Estampas estão cada vez mais fortes, destaques para florais e camuflados

Não tenha medo de usar cores

Blazers e jaquetas criam ótimos looks

Use camisetas com echarpes e golas diferentes

 

Looks com bermudas

Veja também: Os tipos de Silhuetas Masculinas:  Tipo de corpo, looks e dicas de estilo – Parte 1: Homem triângulo e retângulo

Imagens via Pinterest

Por Barbara Amanda Pedrini editado e revisado por Denise Pitta

Estilista e Consultora de Moda

pedrini.design@gmail.com

(11) 9.8347-7395

Imagens editadas por Julia H Mattos

EstiloHomemLooks Masculinoslooks masculinos plus sizeModa Masculinamoda para homensSilhueta