Roteiro Lisboa: o que você não pode deixar de visitar quando for a Portugal

Planeje sua viagem com nossos roteiros por Lisboa e descubra a rica história, cultura e sabores da capital portuguesa.

Fonte: Pixabay

A capital de Portugal é uma cidade que mistura tradição e modernidade de maneira única. E por conta disso, atrai visitantes de todos os lugares do mundo que buscam fazer um roteiro por Lisboa e aproveitar para passear por suas redondezas.

Lisboa traz história, cultura, gastronomia e beleza natural. Com mercados animados, bairros culturais e uma forte cena artística e criativa, a cidade respeita sua herança mesclando-a com o ar da juventude.

Confira mais de um roteiro para Lisboa e veja o que você pode fazer na capital portuguesa, os lugares imperdíveis e como se locomover para suas redondezas!

Quantos dias são suficientes para conhecer Lisboa?

O tempo que você passa em uma cidade ou país depende muito de seus gostos pessoais e dinheiro disponível. Contudo, cerca de 4 dias é o suficiente para conferir os pontos principais de Lisboa.

Torre de Belém/Fonte: Pixabay

Em dois ou três dias, você pode percorrer a cidade, indo do centro histórico ao Castelo de São Jorge (15 euros a entrada), passando pela Sé de Lisboa, o pitoresco bairro de Alfama e deixando um tempo extra para o Mosteiro dos Jerónimos (a partir de 10 euros) e a Torre de Belém (6 euros para entrar).

E de noite, não deixe de jantar em um restaurante típico com Fado, um estilo musical melancólico de Portugal. Reservando uma noite para passear pelos bares do Bairro Alto.

Fonte: YouTube

Mas isso são apenas algumas dicas de um roteiro por Lisboa. Confira de maneira mais detalhada o que você pode conhecer pela capital!

É muito caro viajar para Lisboa?

Viajar para Lisboa é uma experiência cativante e rica culturalmente falando, mas a questão do custo é sempre uma consideração importante. A boa notícia é que, em comparação com muitas outras cidades europeias, Lisboa é uma opção mais acessível para os viajantes.

Sé de Lisboa/Fonte: Pixabay

É claro que tudo irá depender do estilo de viagem que você quer fazer. Afinal, as acomodações em Lisboa vão dos mais baratos hostels, a partir de 20 euros a noite (um pouco mais de 100 reais, dependendo da cotação do dia) até hotéis de luxo.

E em relação aos restaurantes, também é possível encontrar opções caras e mais acessíveis. Sendo que sanduíches e comidas prontas no mercado estão a partir de 2 euros (10 reais, podendo variar com a cotação).

Por fim, o transporte também é relativamente econômico em Lisboa. O metrô, trem e os bondes são meios populares de locomoção com bilhetes a partir de 1,50 euros (cerca de 8 reais). E o uber também não é uma alternativa de transporte cara no país.

Em suma, com o euro em alta, viajar para Lisboa não é a alternativa mais barata, mas entre outras opções na Europa, acaba sendo mais viável. E buscando passagens aéreas fora da alta temporada, tem como achar um voo direto sem gastar tanto!

  • Confira também Foto de viagem: 12 dicas para tirar as melhores fotografias de paisagem + 40 ideias de poses criativas

O que saber antes de ir a Lisboa?

Antes de embarcar nessa aventura e começar seu roteiro para Lisboa, vale levar em conta alguns aspectos sobre a capital portuguesa.

Lisboa/Fonte: Pixabay

Primeiramente, leve em consideração o clima da cidade. Lisboa possui invernos suaves e verões quentes. Então, no geral, prepare sua mala com roupas leves e casacos finos para o vento que faz de noite.

Entretanto, se sua viagem for durante o inverno europeu (dezembro, janeiro ou fevereiro), você não passará tanto frio como em outros países, mas vale levar roupas quentes, já que as temperaturas variam de 9 a 16ºC.

Outra questão importante que já foi comentada é que a moeda utilizada em Portugal é o euro (€) e, no ano de 2023, pode valer 5 vezes mais do que o real. Assim, passe em uma casa de câmbio ainda no Brasil e tenha em mãos um cartão internacional.

Por fim, leve sapatos confortáveis. As ruas de Lisboa são íngremes e pode não ser tão fácil passear por lá caso você não esteja preparado!

  • Após essa leitura, confira também Frases de viagem: 100 mensagens para usar em legenda para foto

Como fazer um roteiro para Lisboa?

Criar um roteiro para Lisboa é a chave para a sua viagem ser um sucesso! Claro que nem tudo vai sair como o planejado, e você precisa ter isso em mente. Mas o planejamento vai te ajudar a saber para onde ir, os pontos próximos e como aproveitar melhor seu tempo.

Ponte 25 de abril/Fonte: Pixabay

Dito isso, confira algumas dicas de roteiro em Lisboa, variando os dias e os planos!

O que fazer em Lisboa em 7 dias?

Quatro dias são o suficiente para curtir Lisboa. Todavia, se você quiser ir com mais calma, pode ficar uma semana na capital e aproveitar para passear pelos lugares mais próximos!

Praia de Cascais/Fonte: Pixabay

Com uma semana inteira para explorar Lisboa, você terá a oportunidade de vivenciar a cidade de maneira tranquila e abrangente. Nos primeiros dias, a dica é conhecer a história do lugar. Vá para os bairros centrais, Alfama, Castelo de São Jorge, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Arco da Rua Augusta!

Related Post

Dessa forma, você poderá passar 3 dias indo com calma nos grandes pontos turísticos e desbravando eles por completo em seu interior. Sendo assim, no quarto dia, recupere as energias, ande de bondinho elétrico de tarde e vá ao Bairro Alto jantar ao som do Fado. Porém, caso queira mais agitação, passe pela pink street de noite e se entretenha com as baladas e bares da região.

Nesse sentido, separe o quinto dia para ir às praias ao redor de Lisboa, como Carcavelos e Cascais. No sexto dia, visite Sintra, uma cidade mágica com palácios coloridos e belos jardins.

Por último, como no sétimo dia já chega a hora de voltar para casa, certifique-se que não faltou nada e coma um último pastel de nata, doce de ovos ou bolinho de bacalhau.

  • Decerto, você se interessará por Marrocos: curiosidades, o que fazer e como acampar no Deserto do Saara

O que fazer em 5 dias em Portugal?

Se o seu tempo em Lisboa for um pouco menor, não tem problema! Como dissemos lá no começo, 4 dias são o suficiente para conhecer a capital, só é preciso planejar bem!

Sintra/Fonte: Pixabay

No primeiro dia vá ao Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, reservando o horário do almoço ou do jantar para provar a culinária típica do local no Bairro Alto!

No segundo dia vá até a Sé de Lisboa, Castelo de São Jorge e logo depois passeie pelo bairro de Almafa, que fica ali próximo. Aproveite e dê uma parada no Miradouro de Santa Luzia para comer e ver o pôr do sol.

No terceiro dia, vá até a Praça da Figueira, experimente o bolinho de bacalhau e o pastel de nata mais famosos, tire uma foto com o Arco da Rua Augusta e termine a noite bebendo algo na pink street.

No quarto dia explore os arredores de Lisboa e vá para a praia de Cascais! Se for verão, com certeza irá pegar um tempo quente, talvez acima dos 30ºC, mas não se engane, a água do mar é bem gelada por lá.

Dito isso, no quinto dia, se ainda não for seu último, pegue o trem até Sintra. Caso contrário, pode dar uma volta na Avenida da Liberdade para conhecer lojas e restaurantes de alto nível em Lisboa.

O que fazer em Lisboa e arredores em 4 dias?

Se o seu tempo em Lisboa for menor ainda e você fizer mais questão de ir aos arredores da capital, ou até mesmo para outras cidades de Portugal, precisa montar seu roteiro com muito capricho.

Porto/Fonte: Pixabay

Explore Lisboa no primeiro dia, talvez não entrando no Mosteiro ou no Castelo, mas visitando os monumentos por fora, assim como a Torre de Belém e o Arco da Rua Augusta. E de noite, jante no Bairro Alto ao som de Fado.

No segundo dia, alugue um carro ou pegue um ônibus de 3 horas até Porto, segunda maior cidade de Portugal e famosa por seu vinho. Passe algum tempo explorando o centro histórico e becos pitorescos, visite vinhedos e adegas ou faça um cruzeiro pelo Rio Douro antes de voltar para Lisboa.

Entretanto, no segundo dia você pode dormir ir para a encantadora cidade de Aveiro, conhecida como a “Veneza de Portugal” e passear de barco por seus canais. Em seguida, ainda nesse dia, seguir para Coimbra conhecer sua famosa universidade e centro histórico. Assim, você pode dirigir mais uma hora até Porto e dormir lá para começar o terceiro na cidade.

Contudo, também é possível seguir para o sul do país, fazendo um bate-volta em um dia e deixando os outros para ir ao norte, com um pouco menos de paradas.

Ao sul de Lisboa, 2h30 de carro, fica a região de Algarve, onde você pode conhecer as incríveis praias paradisíacas de Faro. Além disso, no mesmo dia, tem como ir à praia de Benagil fazer um passeio de caiaque ou barco até as cavernas no meio do mar.

O que não pode deixar de visitar em Lisboa?

Não dá para ir à Paris sem passar pela Torre Eiffel. Com isso, também há lugares em Lisboa que você não pode deixar de ir se estiver pela capital portuguesa.

Algarve/Fonte: Pixabay

De fato, a Torre de Belém não pode ficar de fora, já que é um importante cartão postal da cidade. Assim como um passeio de bondinho, o centro histórico e a visita à alguma praia, dependendo da época do ano. Mas o restante vai muito de acordo com o desejo de cada um e o motivo da viagem e escolha do país.

Já pelos arredores, há cidades que não citamos como Fátima e Nazaré – onde as maiores ondas do mundo já foram surfadas por profissionais. E elas podem entrar ou não no seu roteiro dependendo do gosto pessoal, vontades e planejamento financeiro.

Roteiro Lisboa: conclusão

Lisboa é uma cidade que convida a explorar suas ruas encantadoras, mergulhar em sua rica história e saborear sua deliciosa culinária. Assim, vale muito a pena ser conhecida e cativa o coração de quem passa.

Por fim, fique de olho no canal Mundo e Viagens do Fashion Bubbles para não perder nenhuma dica do que fazer pelo mundo afora.

Tati Caruso: Tati Caruso é formada em Letras e trabalhou na comunicação de grandes eventos e musicais. Além disso, é mestre reiki e lê baralho cigano. Contato: tatiana.caruso@outlook.com

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais