Como montar presépio: tutorial e mais de 30 modelos para se inspirar

Aprenda o significado desse símbolo do Natal e descubra suas peças essenciais. Veja ainda um tutorial de como montar presépio e fotos para servir de inspiração

Foto: Unsplash

O Natal está cada vez mais próximo! E, com toda a certeza, você já começou a decorar sua casa para celebrar essa data especial – ou pelo menos deu início ao planejamento dos enfeites. Então, que tal aprender como montar presépio? O Fashion Bubbles preparou um especial com tudo de que você precisa saber para preparar esse símbolo natalino.

Em seguida, você descobrirá o significado do presépio, quais peças não podem faltar, as datas certas para montar e desmontar.

Tem também um passo a passo para te ajudar na montagem, assim como 40 fotos para você se inspirar. Continue lendo!


Qual é o significado do presépio?


De acordo com a Bíblia, Maria, grávida com o filho de Deus, precisou viajar de Nazaré até Belém para participar de um recenseamento obrigatório. Ela e o marido, José, fizeram o longo trajeto a cavalo.

Assim que chegaram ao seu destino, descobriram que a cidade estava muito cheia e não tinha quartos livres nas hospedarias.

Por isso, precisaram repousar no lugar que abriga os animais, também chamado de estrebaria, curral ou presépio.

Foi naquela noite, em meio aos animais, que Maria deu à luz ao Menino Jesus. Lá, a família recebeu a visita de pastores da região. E, dias depois, chegaram os Reis Magos, guiados pela estrela de Belém.

Já que o Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, nada melhor do que um presépio para compor a decoração da festa!

A primeira representação dessa cena foi criada por São Francisco de Assis em 1223, em uma gruta na Itália. No Brasil, o enfeite foi introduzido em 1552 pelo padre José de Anchieta.


Foto: Pexels


Quantas peças tem um presépio completo?


A Sagrada Família não pode faltar no seu enfeite. Afinal, ela é composta pelo Menino Jesus, Maria – que concebeu o filho de Deus através do Espírito Santo – e José – que o criou como seu filho na Terra.

Outros elementos que podem compor o seu presépio são os Reis Magos, Melchior, Baltazar e Gaspar. Os três seguiram uma estrela até o local e presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra – simbolizando a realeza, a fé e o martírio, respectivamente.

Related Post

Assim sendo, a Estrela de Belém que os guiou também é um item importante do enfeite e representa que Deus sempre orienta o caminho de seus filhos.

Enfim, seu presépio também pode conter os anjos que anunciaram o nascimento de Jesus, os animais que estavam presentes – como vacas, ovelhas, burros e os camelos dos Reis Magos –, bem como os pastores que vieram prestar sua homenagem.


Foto: Unsplash

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Qual o dia certo para montar o presépio?


Geralmente, os presépios são montados no primeiro domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal.

O Advento marca o início de um novo ano litúrgico e é um tempo de preparação para comemorar o nascimento de Jesus.

Você pode desmontar o enfeite logo após o Ano Novo ou, se preferir, esperar até 6 de janeiro. Trata-se do Dia de Reis, data em que os três Reis Magos visitaram o Menino Jesus levando seus presentes.


Foto: Pixabay


Qual o dia de colocar o Menino Jesus no presépio?


Conforme a tradição, a manjedoura deve ficar vazia desde a montagem do enfeite até o dia 24 de dezembro. À meia noite do dia 25, você pode colocar o Menino Jesus no presépio, simbolizando o seu nascimento.

O ato costuma ser acompanhado de uma oração em família, pedindo que o Senhor nasça também dentro dos corações de cada um.


Foto: Pexels

Como montar presépio?


Confira o passo a passo para montar um presépio especial!


  1. Antes de mais nada, é necessário escolher o local em que a montagem será feita. Prefira um lugar em que ele ficará bem visível. Algumas pessoas gostam de colocar o enfeite embaixo da árvore de Natal, mas essa não é uma boa ideia para quem tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa. Então, é possível separar um espaço em um móvel para a montagem: um canto no rack da TV, na mesa de centro da sala, em cima de um aparador ou de um buffet.
  2. Em segundo lugar, escolha como será o cenário do seu presépio: ele será montado direto no móvel? Terá uma base de musgo ou de palha? Ou ainda contará com pequenas paredes e um telhado simbolizando a estrebaria em que Jesus nasceu?
  3. Em terceiro lugar, chega o momento de colocar os personagens. Comece posicionando a manjedoura no centro da cena. Logo após, acrescente Maria e José, um de cada lado.
  4. Disponha também os Reis Magos, todos voltados para a cena principal.
  5. Em seguida, coloque a estrela de Belém e o anjo sobre o presépio e complemente a composição com os animais e os pastores.
  6. Por fim, é só esperar o Natal para acrescentar o Menino Jesus à manjedoura!


Agora, confira vídeos com ideias e passo a passo para fazer o presépio:



Presépios com Pallet


Decoração com pallet está super em alta. O objeto que antes era utilizado para auxiliar no carregamento de cargas em caminhões foi passado do transporte direto para a decoração e artesanato. Veja muitas ideias em Decoração com Pallet.

E os presépios montados em pallet, também ganharam destaque:



O pallet também ganhou destaque para compor presépios. Além das peças tradicionais, você pode usar folhagens e luzes (pisca-pisca) na decoração. O algodão também traz aquele toque especial de neve.



Inspiração  para presépio montado em pallet de madeira



Os caixotes feitos deste material são excelente ferramentas. Afinal, são baratos e fáceis de encontrar.



Para dar um toque ainda mais especial, vale dar um trato na madeira e pintá-la de uma cor.


Fonte: Pinterest

Por outro lado, esta é uma inspiração com os pallets em tamanho tradicional. São perfeitos para a área externa.


Fonte: Pinterest

Assim, o jardim frontal chamará a atenção de todos que passarem na rua.



Presépio com gruta e montanhas



As montanhas são feitas com papel madeira, pintado ou não e caixa de papelão! O papel é bem fácil de moldar e traz um efeito muito bonito ao presépio.



Veja vídeo de como fazer montanha e gruta do presépio:


Presépios com lago



Lagos nos presépios podem ser feitos de várias formas. Desde os mais simples feitos com espelho, até modelos que usam água mesmo, através de um recipiente. Abaixo, veja vídeo ensinando como fazer lago no presépio.



Vídeo ensinando fazer lago para presépio:



Confira muitas ideias de presépios criativos


Agora que você já sabe como montar presépio, que tal se inspirar com estilos e fotos diferentes do enfeite?

Os mais tradicionais são feitos de porcelana, mas existem várias formas de inovar na decoração. Confira em seguida!


Foto: Unsplash

  1. Guirlanda


Pendure a peça na porta de entrada a fim de dar ao seu presépio um lugar de destaque na decoração! Na foto, você confere opções com bonecos feitos em biscuit e feltro.


Fotos: Reprodução Instagram @atelierocarvalho, @pekenosmimospersonalizados e @alvesraidy

Fonte: Pinterest

Este modelo de presépio DIY é simples de fazer e não é preciso desembolsar muito dinheiro com os materiais.


Fonte: Pinterest

Por outro lado, este é um modelo mais sofisticado que possui a imagem do presépio vazado. Pode ser de papel, madeira ou metal.


Fonte: Pinterest

Por mais que o azul não seja uma cor tradicional do Natal, está em alta. Neste caso, serve como o céu do cenário.




  1. Presépio de amigurumi


Essa técnica japonesa utiliza crochê ou tricô para criar pequenos bonecos. Sem dúvida, é garantia de aconchego e fofura na sua decoração!



Fotos: Reprodução Instagram @amigu.lumi, @lucrochecomamor e @ateliedonate

Fonte: Pinterest

A delicadeza deste tipo de decoração é perfeita para a mesa de trabalho ou um aparador na sala de estar.


Fonte: Pinterest

São vários modelos e cores para escolher. Assim, vale a pena criar um ambiente harmonioso com o restante da decoração do cômodo.



  1. Presépio de biscuit


O biscuit – uma massa modelável composta por amido de milho, cola branca para porcelana fria e conservantes – forma peças delicadas e charmosas.


Fotos: Reprodução Instagram @foryoubiscuit, @paulaartesa.biscuit e @coisasdemarinaoficial

Fonte: Pinterest

Um trabalho artesanal como esse é perfeito para presentear algum ente querido ou amigo.


Fonte: Pinterest

Além disso, por exigir certa técnica, pode ser vendido. Desta forma, é uma excelente oportunidade para garantir uma renda extra nesta época do ano.




  1. Presépio de cerâmica


Uma ótima opção para trazer rusticidade e estilo para a sua decoração natalina. Além disso, a cor terracota da argila está em alta!


Fotos: Reprodução Instagram @tauarte e @expedicaogaleria

Fonte: Pinterest

O design escolhido é da escolha dos moradores. Assim, a decoração irá combinar com o restante da decoração da casa.


Fonte: Pinterest

Por outro lado, esta é uma excelente ideia para iluminar a cada durante a noite. Além disso, oferece a sensação de conforto e aconchego ao lar.



  1. Enfeite comestível


Tem habilidade em modelar pasta americana? Então, essa opção foi feita para você! Aqui, o ingrediente foi usado para decorar trufas, um bolo e cupcakes.


Fotos: Reprodução Instagram @zarlottidoces, @veronicabarbosabolostortas e @chrislannacakes

Fonte: Pinterest

Esta é uma ótima alternativa para presentear os pequenos sem brinquedos.


Fonte: Pinterest

Que tal um panetone que é a própria manjedoura?



  1. Presépio de feltro


Esse tecido macio é ideal para fazer as peças do seu presépio natalino. E o melhor: se os bonecos ficarem sujos, você pode lavá-los usando água e detergente neutro.


Fotos: Reprodução Instagram @fofuricesbellamanu, @feltrandoideiasbyiara e @ateliehelenabeatriz

Fonte: Pinterest

Este artigo decorativo serve para decorar mesas, aparadores e até serem pendurados na porta ou parede.



  1. Presépio de madeira


Peças artesanais entalhadas em madeira garantem ainda mais charme para a sua decoração. Aqui, temos duas opções: uma mais clássica e a outra, mais moderna.


Fotos: Reprodução Instagram @fabioborgatto1 e @ateliekeniafachinette




Esses dois presépios, por exemplo, ganharam bonecos com feições mais lúdicas. A criançada vai adorar um modelo desses!


Fotos: Reprodução Instagram @artes_taniamarques e @atelierdebonecos

  1. Presépio de papel


Apesar de não ser muito durável, o enfeite em papel fica uma graça! Em seguida, você confere peças que utilizaram duas técnicas diferentes: scrap – que é a sobreposição de vários recortes – e origami – também conhecida como dobradura.


Fotos: Reprodução Instagram @scrapisa e @linaorigamis


  1. Com redoma


Este modelo só tem vantagens. A redoma de vidro protege os personagens de poeira e sujeira, além de garantir destaque para o seu enfeite. Aposte!


Fotos: Reprodução Instagram @lacopresentes e @mamaflorasp



  1. Dentro do terrário


Por fim, olha só que ideia incrível: miniaturas da Sagrada Família foram colocadas dentro de terrários. Para fazer o seu, basta escolher um pote de vidro com tampa. Então, faça uma camada de cascalho fino no fundo, posicione as plantas escolhidas e cubra as raízes com substrato. Em seguida, finalize com mais cascalho, pedras e os bonequinhos do presépio.


Fotos: Reprodução Instagram @jardimspterrarios e @verdeartbr


Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.