Mesa de centro: 6 modelos para você fazer em casa

Veja como é possível reaproveitar materiais que temos em casa para fazer uma linda e decorada mesa de centro para a sala de estar

- Continue depois da Publicidade -

Mobiliar completamente a casa pode demorar anos. Isso porque os móveis não são artigos baratos. Além disso, é preciso ter um estilo de decoração muito bem definido para já pensar na combinação de todos os elementos para mobiliar a casa de uma vez só. Porém, um artigo que é essencial na decoração mas que quase nunca é prioridade é a mesa de centro.

Todo mundo gostar de assistir uma televisão comendo uma pipoca e tomando refrigerante, não é mesmo? Mas, ter que ficar levantando toda hora para colocar o copo no rack não é nada legal. Por isso, a mesa de centro é uma ótima solução para apoiar as coisas, seja comidas ou até mesmo livros.

Por outro lado, por não ser um item essencial na sala de estar, muita gente adia a compra deste móvel dando prioridade a outros. Além disso, o preço também conta bastante.

Porém, hoje em dia existe é possível reaproveitar materiais que não são mais usados para fazer uma mesa de centro. Como resultado, não será necessário gastar uma fortuna com esse móvel, apenas uma dose de criatividade. Desta forma, separamos alguns modelos de mesa de centro para você mesma fazer, de forma simples e prática.

Por fim, confira fotos e vídeos inspiradores!

 

- Continue depois da Publicidade -

Mesa de centro de pallet

 

Mesa de centro de pallet.
Fonte: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Quando se fala em móvel com reaproveitamento de um material, a primeira coisa que vem a mente são os pallets, não é mesmo? Isso porque o material é versátil e dá para fazer várias outras coisas como cama, sofá e até servir de base para um jardim vertical.

Porém, embora esses exemplos acima precisem ter alguma habilidade com várias ferramentas, fazer uma mesa de centro de pallet é muito simples.

- Continue depois da Publicidade -

Neste caso, para um efeito rústico, foi utilizado apenas o material tratado. Além disso, para facilitar o transporte a limpeza da sala, é importante que o móvel tenha rodinhas. Para isso, basta procurar uma loja de materiais utilidades e/ou ferramentas e comprar as rodinhas com os parafusos necessários.

Por outro lado, caso você queira uma opção mais fácil de limpar e que aumente a durabilidade da madeira, é aconselhado colocar um vidro fixo em cima. Assim, você não perderá a beleza do móvel.

Além disso, caso você queira um móvel mais alto, basta fazer uma pilha com os pallets e parafusar uns aos outros. Neste vídeo, você irá conferir o passo a passo desta produção.

 

 

 

Bobina

 

Mesa de centro amarela.
Fonte: Pinterest

 

Em segundo lugar trouxemos a proposta de uma mesa de centro feita com uma bobina. Basicamente este material é feito para enrolar fios. Porém, por ser feito de uma madeira resistente, é possível reutilizar a bobina após descarregar os fios.

Para isso, será necessário tratar a madeira com uma lixa e um impermeabilizante. Em seguida, basta pintar da cor que desejar ou até mesmo deixar na cor original como o caso do pallet. Além disso, neste caso, também é possível adicionar rodinhas e um vidro em cima.

A vantagem de ter uma mesa de centro de bobina é que nos “pés” também pode ser guardados alguns itens decorativos como plantas ou livros.

 

 

 

Mesa de centro de caixotes

 

Caixotes brancos.
Fonte: Pinterest

 

Se você está pensando que esse caixotes são os mesmos usados em feira, você está certa! Então, que tal transformá-los em uma linda mesa de centro? Para isso você vai precisar de parafusos, uma parafusadeira, quatro caixotes, um pedaço de tábua quadrado e alguns seixos ou pedras decorativas.

Você também pode gostar!

Em seguida, basta posicionar os caixotes com as partes abertas para o lado de fora e parafusar uns nos outros. Já o pedaço de tábua quadrado deverá estar posicionado no vão que ficará entre os caixotes. Por fim, este buraco tapado deverá ser preenchido com as pedras e um vaso de plantas para dar um toque natural na decoração.

Caso você queira acrescentar um tampão de vidro na mesa de centro, será preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, caso haja crianças na casa, o ideal é cortar o vidro no tamanho exato da mesa. Caso contrário, as pontas poderão ficar perigosas.

 

 

Pneu

Mesa de centro de pneu.
Fonte: Pinterest

 

Ter um pneu no quintal de casa pode ser muito perigoso. Afinal, objeto pode se tornar a casa perfeita para um mosquito da dengue. Porém, se você não sabe o que fazer com ele, na foto acima pode servir de inspiração!

Parece difícil acreditar mas a foto é de uma mesa de centro feita de pneu! Existem várias formas de “encapar” o material como enrolando-o com um sisal grosso ou alguma obra feita de crochê. Ou seja, o que vale é a criatividade. Para dar um toque mais parecido com um móvel os moradores fixaram um tampo de madeira.

Além disso, não podemos deixar de mencionar os pés da mesa de centro. Como resultado, a sala de estar ficará com uma decoração estilo japandi.

 

 

 

Mesa de centro espelhada

 

Revestimento com espelhos.
Fonte: Pinterest

 

O uso de espelhos na decoração sempre foi associado ao luxo. Porém, o que pouca gente sabe é que dá para fazer maravilhas usando este material sem gastar muito. Quer um exemplo? Basta escolher uma das ideias de decoração acima e fazer o acabamento utilizando espelhos.

Por exemplo, pegue um pallet, trate a madeira e cole espelhos ao seu redor. Com certeza, ninguém saberá o que está por dentro e acharão que você pagou uma verdadeira fortuna pelo móvel espelhado.

O desafio, porém, é fazer as medições corretas do móvel e pedir a um especialista que corte os espelhos do tamanho desejado.

 

 

Madeira

 

Madeira rústica.
Fonte: Pinterest

 

Por fim, trouxemos uma sugestão pra lá de sofisticada. Afinal, é muito raro encontrar uma mesa de centro feita com a base de um tronco de árvore.

Porém, atenção, desmatamento é crime! Por isso, procure por empresas especializadas e que possuem autorização para vender este tipo de material.

Além disso, empresas que vendem a madeira para mobília já tratam o material. Desta forma, você não precisará se preocupar com possível cupins.

Como resultado, basta adicionar um vidro em cima para servir de apoio.

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também