No Brasil, existe uma grande variedade de marcas de roupas. Algumas delas são de fast-fashion – um mercado enorme – outras com uma pegada diferente.

Com a grande concorrência, as empresas que buscam ingressar no mercado brasileiro precisa trazer inovação e pensar em como agradar as novas exigências dos consumidores.

Uma delas é a Urbanic, empresa de moda e tecnologia com sede em Londres, que anunciou em maio do ano passado a abertura de suas operações no Brasil. Com um investimento inicial de US$ 30 milhões, o objetivo é fortalecer as ações da companhia para 2022.



A Urbanic é confiável?


Urbanic
Urbanic (Fonte: Divulgação)

Fundada em 2019, a marca estabeleceu um modelo de negócios sem lojas físicas e com estoque zero e ainda implementou o uso da tecnologia de dados e de inteligência artificial para prever os recursos necessários na produção de roupas.

Segundo a Urbanic, isso foi calculado a partir da quantidade de matérias-primas a serem utilizadas e da logística de venda e entrega do produto, graças à fábricas e centros que planejam e produzem automaticamente as peças solicitadas.

Desde o lançamento, sua presença nas redes sociais alcançou a marca de 2 milhões de seguidores em seis meses, apresentando aos brasileiros uma experiência de compra totalmente nova.



Lutando contra a moda fast-fashion


Urbanic
Urbanic (Fonte: Divulgação)

A área de fast-fashion se tornou conhecida pela produção em massa de coleções de roupas que incitam o consumidor a renovar urgentemente os seus estilos e, como resultado, a indústria foi obrigada a produzir grandes volumes de peças de vestuário com materiais de baixo custo que, devido ao ritmo acelerado de fabricação, gera inúmeros resíduos têxteis.

No Brasil, a indústria fashion teve faturamento de R$ 161 bilhões em 2020 na cadeia têxtil e de confecções, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Ainda segundo a associação, o Brasil é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, com a produção das fibras, como plantação de algodão, tecelagens, confecções, assim como desfiles de moda e forte varejo. 

Por meio da tecnologia, a Urbanic conseguiu reduzir o desperdício de roupas em 98,75%, graças a um sistema que documenta grandes bancos de dados em tempo real para digitalizar os processos de produção, distribuição e vendas, o que permitiu à empresa a manutenção de um crescimento anual de 500%, a expansão global da marca e a conquista de mais de 100 milhões de usuários.

Além disso, a empresa está trabalhando para em breve implementar a utilização de materiais em embalagens 100% recicláveis e biodegradáveis para proteger o planeta.


  • Veja tambémEstilo Comfy: aprenda a criar looks com dicas e inspirações

Foco no Brasil


Entre as campanhas da marca no país está a #VoudeUrbanic, que teve mais de 20 milhões em alcance no Instagram, mais de 169 milhões de visualizações no TikTok e contou com influencers como Fefe, Manozzita, Luara, Leticia Pedro, entre outros nomes de peso para seu público alvo.



Se você gosta do universo da moda e estilo, precisa conhecer os conteúdos que temos sobre esse tema aqui mesmo, no portal Fashion Bubbles!

Afinal, esse é apenas um dos 7 estilos universais da moda, lado a lado do estilo romântico. Vale a pena conferir!