dois prints dos Stories do Instagram de Anitta, um com o significado de patroa e outro com o de patrão
· ·

Anitta revoltada com o significado de patroa no dicionário e o Feminismo

Entenda o que o Feminismo e Anitta tem em comum nesse contexto. A cantora compartilhou em seus Instagram Stories, vários vídeos mostrando indignação com a diferença entre o significado de patroa e patrão. Confira!

Compartilhe

Anitta compartilhou em seu perfil no Instagram uma série de Stories demonstrando estar indignada com o significado de patroa que encontrou no dicionário. “Gente, vocês estão prontos para ver uma coisa chocante? Eu vou mostrar pra vocês”, começou a cantora que, inclusive, está de visual novo.

Em seguida, ela mostrou um resultado de busca no Google para patrão, definido como “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços”. A palavra no feminino, por outro lado, foi definida como “a mulher do patrão, dona de casa”.

Depois que deixou clara a diferença, Anitta expressou toda a sua revolta para os seguidores: “Patroa é o feminino da mesma coisa que está escrita lá no patrão. Dona e proprietária do que eu quiser. Eu não tô acreditando que isso tá no nosso dicionário, gente. Eu não tô acreditando!”.

Os vídeos foram postados dias depois do lançamento do seu novo clipe, em que Anitta canta exaltando características como o seu poder e a sua riqueza. É, sem dúvida, mais uma prova de sua preocupação em fortalecer a imagem de independência e de força das mulheres. Continue lendo para entender o que Anitta e o feminismo tem em comum nesse contexto!

  • Confira ainda: Estilo da Anitta: 30 fotos que revelam a evolução dos looks e carreira.

 

O significado de patroa e o papel do feminismo

 

A Língua Portuguesa está em constante mudança, uma vez que o uso das palavras no dia a dia resulta em novas definições, alterações de pronúncia e abreviações.

Assim sendo, o feminismo, uma ideologia que defende que as pessoas de todos os gêneros devem ter oportunidades, direitos e tratamentos iguais, tem como um de seus objetivos ressignificar termos machistas.

Em um mundo regido pelo patriarcado, não é nenhuma surpresa que o modo como falamos traga o machismo nas entrelinhas. Veja alguns exemplos:

  • A palavra “homem” serve de sinônimo para “ser humano”, mas o mesmo não é válido para “mulher”;
  • A esposa de um chefe de governo é a “primeira-dama”. No entanto, o marido de uma mulher que exerce essa função não é um “primeiro-cavalheiro”;
  • “Mulher” pode ser sinônimo de “esposa”, enquanto “homem” não equivale a “esposo”;
  • As regras de concordância também favorecem os homens. Quando nos referimos a um grupo de cem meninas e apenas um menino, falamos “meninos”, ainda que os indivíduos do sexo feminino estejam em maior número.

Apesar de muito ainda precisar ser feito para combater essa desigualdade, é possível notar alguns avanços. Só para exemplificar, certos dicionários já trazem o significado de patroa como “aquela que emprega” ou “aquela que é dona de alguma coisa”.

Estamos caminhando, mesmo que lentamente, em direção a um futuro no qual tanto a linguagem quanto a sociedade serão mais justas.

mulher loira escrevendo "girl power" no espelho com batom vermelho
Foto: Pexels

O novo clipe de Anitta

 

cantora Anitta com seus dançarinos no clipe de Tá com o Papato

Tudo isso vem à tona apenas  alguns dias depois de a cantora lançar o clipe de “Tá com o Papato”, em parceria com Papatinho, Dfideliz e Bin. Na música, Anitta se valoriza e se chama de patroa, poderosa, empresária e milionária. Além disso, rebolando, ela ostenta colares de ouro, biquíni de marca e faz caras e bocas para mostrar toda a sua personalidade e a sua autoestima.

Foto: Instagram @anittaÉ fã da Anitta? Veja também: Anitta e Neymar estão juntos em Ibiza.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias