Capas de revistas pelo mundo – Como a pandemia do coronavírus está sendo retratada

O distanciamento físico e as tentativas dos editores de obter o tom certo estão para se conectarem com o momento e com os leitores.

Capas de revistas ao redor do mundo celebram trabalhadores nas Linhas de Frente do Coronavírus e se concentram em desafiar a criatividade.

581

Capas de revistas

Enquanto a pandemia de coronavírus continua se espalhando pelo mundo, diretores de arte e artistas estão usando capas de revistas como um comentário visual sobre esse período. Revistas brilhantes estão se esforçando para descobrir quais rostos devem aparecer nas capas das revistas que chegarão às bancas durante a crise – e como gerar novas imagens enquanto as viagens e o contato físico são limitados.

Como a música ou a arte, a moda que também reconhece seu contexto externo e deve produzir um senso de conexão e pertencimento – algo que se torna cada vez mais importante à medida que as pessoas começam a pensar em identidade enquanto ficam presas em suas casas.

Principais capas de revistas ao redor do mundo

As capas variam de imagens sombrias, como o solitário contrabaixo da publicação cultural New York Magazine, quinzenal, com declarações desafiadoras como o “F * ck off Covid-19”  e o Smiley da revista masculina de moda e estilo GQ Portugal, quando o clima no país começou a afundar.

A Time possui seis capas diferentes, cada uma com um retrato de indivíduos diretamente afetados pelo vírus, desde o Life Care Center, tragicamente atingido em Kirkland, Washington, até as varandas de Teerã e as ruas da China. Juntos, eles oferecem uma noção de como o COVID-19 está forçando as pessoas comuns em todo o mundo a se adaptarem a uma nova realidade.

6 capas de revista Times durante a pandemia de covid-19
Capas da revista Time durante pandemia (Foto: reprodução)

Em uma tentativa de ajudar a levar a mensagem para casa, e como parte de uma campanha #StayHome em andamento, a Vogue Arábia recomeçou a repensar algumas de suas capas mais icônicas de seus três anos de história com máscaras protetoras.

Vogue Arábia fez campanha com o propósito de combater o Covid (Foto: Condenast/ reprodução)

Itália

Em março, a estrela de capa da Vanity Fair Itália não era uma supermodelo descansando em um iate com um kaftan. Ou uma estrela de cinema com uma Gucci, mas sim uma médica com um jaleco branco. Além disso, a revista doou seus lucros ao Hospital Papa Giovanni XXIII do país.

Capas de revistas na itália
Na Itália, capas de revistas de moda como a Vanityfair,  deram espaço aos profissionais da saúde. (Foto: Reprodução)

A edição de abril da Vogue italiana foi publicada com uma capa completamente em branco, para enfatizar o respeito e a esperança de um renascimento futuro. “O branco é o uniforme daqueles que salvaram vidas enquanto se arriscam. É tempo e espaço para pensar. E por ficar em silêncio também. White é para pessoas que estão preenchendo esse tempo e espaço com idéias, pensamentos, histórias, versos, música e bondade para com os outros”, disse o editor-chefe da Vogue Italia, Emanuele Farneti na página do instagram da revista.

capa da revista vogue italiana apresenta imagem branca
A revista Vogue  italiana trouxe uma capa em branco (Foto: Vogue/Reprodução)
Você também pode gostar!

México

Uma das mais brilhantes para o momento, a capa da Marie Claire mexicana trouxe uma edição com os verdadeiros influenciadores em meio à pandemia do novo coronavírus: os profissionais da saúde. “A resiliência tem o rosto de uma mulher”, diz a publicação sobre a capa que exibe uma profissional com marcas de máscara em seu rosto, denotando todo o esforço de horas de trabalho com vítimas da Covid-19.

Marie Claire méxico apresenta médica com o rosto machucado pelo uso de máscara contra o covid-19
Marie Claire apresentou os reais influenciadores do momento: os profissionais de saúde (Foto: Marie Claire/Reprodução)

Espanha

Vogue Espanha apresentou em sua edição de maio, pela primeira vez na história, uma capa ilustrada com a mensagem genial: “nunca estar tão longe nos fez sentir tão perto”. A obra do artista espanhol Ignasi Monreal é inspirada na capa da Vogue britânica de outubro de 1945 após a Segunda Guerra Mundial.

Vogue espanha ilustra uma mulher sozinha com um céu azul de fundo
Vogue Espanha apostou na ilustração (Foto: Vogue/Reprodução)

Portugal

A edição de abril da Vogue Portugal – a mais vanguardista entre as Vogues – contou com uma matéria especial de capa. ‘O medo não vai nos parar’ busca evocar um senso de positividade e conexão humana. “Uma imagem não vale só mais que mil palavras. Vale também enquanto documento histórico. E a liberdade de 2020 vai ser reconhecível assim: confinada”, escreveu a revista em seu instagram.

Capas de revistas
Vogue portuguesa mostra beijo com máscaras (Foto: Vogue/Reprodução)

Capas no Brasil

Enquanto algumas revistas internacionais transformaram médicos em modelos, alguns exemplares parecem as mesmas de sempre:  celebridades fazendo poses, e não uma máscara à vista. Contudo, foi o que aconteceu com a Vogue Brasil em sua edição que celebra os 45 anos da revista.

vogue brasil com a modelo Gisele em preto e branco Capas de revistas
Vogue Brasil estampa a supermodelo Gisele Bündchen (Foto: Vogue/Reprodução)

Protagonizada por Gisele Bündchen, vestindo grifes Prada e Chloé , a capa sugere um ‘novo normal‘ diante da pandemia.  Não foi de se espantar que muita gente não se identificou com a mensagem, e a publicação foi amplamente criticada nas redes sociais, como no vídeo abaixo.

 

Para se redimir, em meio ao mar de críticas,  a Vogue brasileira apresentou uma capa um pouco mais consciente e em conexão com a realidade da pandemia, trazendo nomes de profissionais brasileiros, além de propor união para enfrentar a Pandemia.

 

Já a revista Cláudia reservou a capa para exaltar as mulheres ao mostrar profissionais da saúde. A edição conta os bastidores da rotina estressante de quem está na linha de frente no combate ao Covid-19.

Capas de revistas no brasil
Capa da revista Claudia traz brasileiras profissionais da saúde (Foto: Claudia/Reprodução)

Além das capas de revistas, diversos jornais brasileiros impressos estamparam a mesma capa: “Juntos vamos derrotar o vírus. Unidos pela informação e pela responsabilidade”. A ação do dia 23 de março fez parte campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ) de apoio ao combate ao coronavírus e à desinformação.

Jornais brasileiros unidos contra a pandemia (Foto: reprodução)

você pode gostar também