Ziraldo morre aos 91 anos.

Qual foi a causa da morte de Ziraldo? Criador do Menino Maluquinho morreu aos 91 anos

Ziraldo era morador (e apaixonado) pelo Rio de Janeiro. Flamenguista roxo, o artista estava com 91 anos e faleceu em sua residência

Compartilhe

O Brasil se despediu na tarde desse sábado, 06, de um dos maiores autores e cartunistas do país, Ziraldo Alves Pinto, nacionalmente conhecido como: Ziraldo. O artista estava com 91 anos. De acordo com as informações da Folha de São Paulo, Ziraldo morreu dormindo, em sua casa, no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, por volta das 15h.

A causa da morte foi: falência múltipla de órgãos. A informação foi confirmada pela filha do autor, Daniela Thomas. Além de criar caricaturas, Ziraldo também idealizou pinturas, murais, quadros, livros infantis e crônicas. Ademais, o criador do Menino Maluquinho, também virou um intelectual público com opiniões para contribuir com as causas mundiais.

Enquete BBB 24 Grande Final – quem você quer que vença: Davi, Isabelle ou Matteus?

Carreira de Ziraldo

Ziraldo morre aos 91 anos.
Na época da ditadura, Ziraldo e outros artistas criaram o Paquim. Fonte: Instagram

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Seu nome foi uma combinação dos nomes dos pais: mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Dessa forma, Ziraldo foi o primogênito de uma família de sete irmãos. De fato, o autor foi um talento desde os primeiros anos de vida. Para se ter uma ideia, em 1939, ele teve seu primeiro desenho publicado no jornal, “A Folha de Minas”.

Em 1950, iniciou sua carreira profissional, na revista “Era uma Vez”. Mas em 1954, retornou à Folha de Minas para trabalhar com conteúdos de humor. Em 1957, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. De maneira idêntica, no mesmo ano entrou para o quadro de funcionários da revista “A Cigarra” e depois, “O Cruzeiro”.

Ziraldo casou-se com Vilma Gontijo em 1958. O casal já estava junto há sete anos. Com ela, vieram os três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio. O cartunista iniciou a década de 1960 com grande destaque no Jornal do Brasil. Por lá ele desenvolvia charges políticas e cartuns. Foi justamente nessa época que ele aproveitou sua experiência em “O Cruzeiro” e criou os personagens, Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.

Turma do Pererê

Com reconhecimento e estabilidade profissional, o artista pôde por em prática um de seus grandes sonhos, criar histórias em quadrinhos. Como resultado, Ziraldo foi o primeiro autor a criar uma revista focada no gênero com a “Turma do Pererê”.

Personagens como onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja completavam o universo folclórico protagonizado por um saci. Todavia, com a ditadura militar, a publicação teve que ser interrompida a partir de 1964.

Relacionadas

O Pasquim e O Menino Maluquinho

Ziraldo morre aos 91 anos.
O “Menino Maluquinho” foi criado por Ziraldo em 1980. Fonte: Instagram

Mesmo com a época sombria da Ditadura Militar, Ziraldo se uniu com outros autores e cartunistas e juntos passaram a publicar “O Pasquim”. Com texto ácido, personagens como Graúna, os Fradins ou o Ubaldo, entraram na luta pela democracia em 1969.

Além de Ziraldo, outros autores como, Millôr, Henfil, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ivan Lessa, Sérgio Augusto e Paulo Francis também sofreram retaliações nas mãos dos militares. Em 13 de dezembro, Ziraldo foi levado para o Forte de Copacabana, devido ao decreto AI-5. Ao todo o cartunista foi preso em três ocasiões durante a ditadura.

Assim sendo, em 1969, Ziraldo criou o “FLICTS”, seu primeiro livro infantil e em 1979 decidiu focar sua carreira em conteúdo para crianças. Em1980 veio o maior e mais famoso personagem criado pelo o artista: O Menino Maluquinho.

Em entrevista ao Folha de São Paulo em 2014, Ziraldo contou que sua inspiração do Menino Maluquinho veio após uma palestra com pais e professores sobre a educação dos filhos.

“Disse que devíamos preparar os filhos para o dia de hoje, pois o futuro será feito de muitos hojes”, disse ele. Quando chegou em casa, já tinha a ideia do livro na cabeça. Nasceu Maluquinho, que vive um dia por vez, intensamente” -descreve a Folha de São Paulo.

Por fim veja mais sobre o artista:

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias