duas fotos, uma cozinha de apartamento pequeno e outra do apartamento completo, também pequeno

Apartamento pequeno decorado: 30 inspirações e dicas para aproveitar o espaço

O apartamento pequeno decorado é uma tendência na arquitetura e, quando o espaço é reduzido, criatividade e escolhas inteligentes se fazem necessárias

Compartilhe

Os apartamentos pequenos são cada vez mais comuns e decorá-los pode ser um grande desafio. Mas, assim como qualquer outro espaço, eles podem ser bonitos e confortáveis de morar, basta tomar os devidos cuidados para que cada cantinho seja aproveitado, sem prejudicar a boa circulação.

Quando o assunto é decoração de apartamentos pequenos, a criatividade se torna a protagonista na otimização da metragem reduzida. Acima de tudo, morar em um imóvel compacto não significa abrir mão da comodidade e da beleza. Pelo contrário, é uma oportunidade para explorar possibilidades e tornar o ambiente funcional e aconchegante.

Como aproveitar o espaço de um apartamento pequeno?

Há quem diga que, atualmente, 30 m² é uma metragem interessante de um imóvel para se morar. Entre os adeptos dessa tendência no mercado imobiliário, grande parcela é representada por jovens que começam uma vida solo ou que buscam esses ‘micro apartamentos’ a fim de otimizar tempo na agenda de compromissos e economizar nas despesas mensais.

foto de sala e cozinha em apartamento pequeno, tons de branco e cinza claro
Fonte: Instagram @arquiteta.izabelarosa

Essas transformações exprimem a essência que temos em nos adaptar e abrem espaço para o novo mundo e estilo de arquitetura que estamos vivendo”, enfatiza a arquiteta Cristiane Schiavoni.

foto de cama de casal em quarto decorado
Foto: Carlos Piratininga

Segundo Cristiane, muito além de focar na decoração em si, o estudo da planta e os anseios de cada morador são imprescindíveis para a realização de um projeto eficiente.

Assim, para aproveitar o espaço de um apartamento pequeno são necessárias escolhas inteligentes para otimizar o espaço.

Ambientes interligados e multifuncionais em apartamentos pequenos

Se a tendência de integração dos espaços já se efetivou em apartamentos maiores, essa leitura também se adequa como uma luva nos apês compactos. Com a ligação entre os ambientes e sem a existência de divisões com paredes, os cômodos podem parecer maiores do que realmente são.

foto de quarto integrado com varanda
Foto: Carlos Piratininga

Com área social e de descanso integradas, os espaços compactos têm uma aparência mais fluida. Além disso, o mix entre cores vívidas e mais claras também contribuem para isso.

foto de sala integrada com sala de jantar, apartamento em cores claras, branco e cinza
Fonte: Instagram @marivellosointeriores

Eleito como um dos ambientes mais queridinhos, o dormitório pode ser conectado à varanda, com direito a uma pequena área de jantar e um sofá curvo. Neste espaço, chama a atenção também o Viva Magenta, eleita a cor do ano de 2023 pela Pantone, que marca presença nos móveis em móveis soltos.

foto de varanda com sofá branco e penteadeira
Foto: Carlos Piratininga

Ainda explorando a varanda, a proposta de um visual instagramável, com a penteadeira e o jardim vertical, realizado com plantas preservadas, foi uma decisão acertada tanto no intuito da arquiteta de entregar um pouquinho da conexão com a natureza, como também o de gerar um visual perfeito para tirar fotos. 

Espelho para aumentar o espaço em apartamento pequeno

No décor de interiores, espelhos são sinônimo de amplitude! Afinal, eles duplicam o espaço visual. Assim, o elemento se faz presente no estúdio por meio da marcenaria com portas espelhadas.

A mesma estratégia pode ser adotada nos armários da cozinha, entregando a percepção de uma área maior, além do charme que o revestimento traz para o ambiente.

Móveis planejados e soluções de marcenaria

O mobiliário feito sob medida é outra opção para otimizar espaço no apartamento pequeno. Isso porque as soluções de marcenaria criam escolhas inteligentes para o ambiente. Dessa forma, dá para aproveitar cada cantinho com móveis funcionais e bonitos!

Organização

A pequena metragem do apartamento permite soluções que otimizem a planta baixa com muita versatilidade e uma delas é transformar nichos em vãos multiuso para acomodar livros e outros objetos.

Cama versátil

Ao invés de “quebrar a cabeça” para incluir um sofá na área social, a arquiteta Cristiane Schiavoni recomenda utilizar um estilo de cama que serviria também como assento para receber visitas.

Como decorar um apartamento pequeno?

Decorar apartamentos pequenos pode ser um desafio criativo, mas também oferece um mundo de possibilidades para aproveitar ao máximo cada espaço disponível. Com algumas ideias inteligentes e estratégias de design, é possível criar ambientes funcionais, acolhedores e esteticamente agradáveis.

Cozinha em apartamento pequeno

Bem como dito anteriormente, é sempre importante buscar móveis funcionais para os ambientes em um apartamento pequeno e, na cozinha, não é diferente.

foto de cozinha azul em apartamento pequeno
Fonte: Instagram @domaarquitetura

Além de aproveitar os espaços mais altos para armário, outra dica é integrar a lavanderia e a cozinha para economizar espaço.

foto de cozinha integrada com lavanderia, pedras preta e azulejos brancos
Fonte: Instagram @nossoape__405
foto de cozinha clara integrada com lavanderia em apartamento pequeno
Fonte: Instagram @apezinho303_

Ademais, outros cômodos, como a sala, também podem ser integrados.

foto de cozinha pequena junto com mesa de jantar
Fonte: Instagram @spestudio

Como montar a sala de um apartamento pequeno?

foto de sala junto com cozinha e bancada de refeição
Fonte: Instagram @samellaribeiiro

Já para as salas, a melhor dica é, com certeza, integrar o espaço com outros. Além disso, aposte em tonalidades claras, que dão sensação de amplitude.

foto de sala pequena integrada com varanda, cores claras, branco, cinza e rosa
Fonte: Instagram @projetoscriativos

Decoração em quarto pequeno

O quarto é um espaço que requer atenção em apartamentos pequenos, pois além da cama e do armário, ele também pode precisar abrigar a área de estudo ou trabalho. Por isso, vale apostar em marcenaria planejada. As camas suspensas, por exemplo, deixam espaço para uma mesa na parte inferior.

foto de quarto de casal em apartamento pequeno, tons de bege na decoração
Fonte: Instagram @inspiraedecora2023

Contudo, o espaço também pode ser aproveitado com armários suspensos e espelhos de porta.

Banheiro em apartamento pequeno

foto de banheiro pequeno em tons de cinza, branco e azul no gabinete
Fonte: Instagram @apartamento46m

Por último, o banheiro em um apartamento pequeno também precisa de escolhas funcionais.

O gabinete com diversos nichos e armários é uma ótima opção.

foto de gabinete de um banheiro branco com móveis bege e decoração em parte da parede na cor azul
Fonte: Instagram @decor_homedecoracao

Conclusão: apartamento pequeno decorado

Em suma, o apartamento pequeno decorado é uma tendência crescente dentro da arquitetura. As rotinas agitadas exigem menos tempo em casa, mas isso não significa a falta de um ambiente bonito e aconchegante.

Assim, na hora de escolher os móveis, opte por aqueles funcionais para otimizar o espaço disponível. Apostar em espelhos, integração de ambientes e decoração em tons claros também são maneiras de deixar os cômodos com uma aparência mais ampla.

Ademais, não deixe de conferir o canal de Decoração do Fashion Bubbles para não perder as últimas dicas e tendências!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias