Faustão realiza procedimento de embolização.

Qual o estado de saúde de Faustão? Médico explica o que é embolização

Faustão passou por um procedimento chamado embolização que consiste em interromper propositalmente o fornecimento de sangue em uma parte do corpo

Compartilhe

Essa semana, Faustão voltou a virar manchetes nos sites de famosos e também nos editoriais focados em saúde. Isso porque, após realizar um transplante de rim, o apresentador precisou passar por um novo procedimento chamado: embolização.

Faustão segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo onde realizou os dois transplantes: de coração (no ano passado) e de rim (mês passado). Vem saber mais sobre o estado de saúde de Fausto Silva que já até deu declaração para o jornal O Globo.

Enquete BBB 24 Grande Final – quem você quer que vença: Davi, Isabelle ou Matteus?

O que é embolização no rim?

Faustão realiza procedimento de embolização.
Faustão realizou o transplante em 26 de fevereiro. Fonte: Instagram

De acordo com as informações do professor, Francisco Cesar Carnevale, ao G1, embolização consiste no procedimento em que o fornecimento de sangue é interrompido propositalmente em uma parte do corpo. Dessa forma, a embolização pode ser feita em qualquer parte do corpo.

Embolização é o ato cirúrgico de bloquear (parcial ou totalmente) a passagem de um fluido, que pode ser sangue arterial, venoso ou linfático, dentro do corpo humano. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, guiada por imagem, que pode ser indicada para diversos tratamentos”– explica Francisco Carnevale. Francisco, além de professor também é chefe do serviço de Radiologia Vascular Intervencionista do Hospital Sírio-Libanês.

De maneira idêntica, a matéria do G1 explica que a embolização geralmente é indicada para alguma situação clínica, que possa estar dificultando o funcionamento de algum órgão. No caso de Faustão, o rim transplantado ainda não está reagindo.

O médico nefrologista, Elias David Neto (que atua no Hospital Sírio-Libanês) explicou que, de fato, em média, o rim leva de 7 a 10 dias para começar a funcionar após o transplante. Faustão realizou o transplante no dia 26 de fevereiro.

No Brasil, 50% a 60% dos rins levam esse tempo médio para voltar a funcionar normalmente. Quando há um transplante de coração prévio, existem outros fatores que podem fazer o rim demorar mais para funcionar e cada caso precisa ser avaliado”- detalhou Elias David Neto ao G1.

Relacionadas

Qual o estado de saúde de Faustão?

Faustão realiza procedimento de embolização.
Apresentador segue internado e sem previsão de alta. Fonte: Instagram

João Silva, filho de Faustão conversou com o site Quem e afirmou que clinicamente seu pai está bem: “Está bem e feliz, esperançoso que vai dar tudo certo. Está no momento de entender quanto falta pro rim começar a funcionar. Ele fez o procedimento e deu tudo certo. Acaba que tem que ter paciência”.

“É difícil ter sete meses com dois transplantes e, mesmo voltando pra casa, com suas limitações, ele está bem, feliz, brincando. O que vale mais é a cabeça nessas horas”- explicou João.

O próprio Faustão falou sobre seu estado de saúde ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo:

“Fiz todos os exames, está tudo ok com o rim. Às vezes demora até um mês [para funcionar]. Tô na espera, na arte da paciência”- disse Fausto Silva, ao 73 anos.

De maneira idêntica, o boletim médico de Faustão divulgado nessa sexta-feira, 15 também reforça: “o implante renal foi bem-sucedido, mas o paciente ainda aguarda pelo início do funcionamento do órgão”.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias