Fotos do jornalista Alexandre Garcia

Quem é Alexandre Garcia? O que ele faz hoje? Governo Lula usa AGU para investigar jornalista

Alexandre Garcia compartilhou informações falsas sobre a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, ligando a catástrofe ao governo Lula. Entenda!

Compartilhe

Você tem acompanhado a repercussão sobre uma fake news propagada pelo jornalista Alexandre Garcia? Ele relacionou condutas do governo Lula à catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul recentemente. Por isso, agora, será investigado por meio da recém-criada Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia.

Quer saber todos os detalhes? Descubra então, quem é Alexandre Garcia, o que ele faz hoje e entenda o caso envolvendo a fake news dita por ele! Role a tela e confira!

Quem é Alexandre Garcia?

Fonte: Instagram @alexandregarcia.br

Alexandre Garcia, de 82 anos, é um renomado jornalista, apresentador e colunista de política brasileiro. Ele foi porta-voz do último presidente da ditadura militar no Brasil, o general João Batista Figueiredo.

Ao longo de sua carreira, trabalhou em veículos como o Jornal do Brasil, a extinta TV Manchete e a Rede Globo, onde permaneceu por mais de trinta anos. Foi diretor de jornalismo em Brasília na Globo até 1995, quando foi afastado por ser considerado excessivamente governista.

O que Alexandre Garcia faz hoje?

Atualmente, desde novembro de 2021, Alexandre Garcia atua como comentarista na TV Jovem Pan News. Além disso, ele também é colunista do jornal Gazeta do Povo, onde compartilha sua análise e opiniões sobre assuntos políticos.

Fonte: Instagram @alexandregarcia.br

Relacionadas

Governo Lula usa AGU para investigar jornalista

Pois bem, vamos entender o que está acontecendo! A Advocacia-Geral da União (AGU) do governo Lula vai utilizar a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), uma divisão recém-criada, para investigar o jornalista Alexandre Garcia por espalhar informações falsas sobre a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, anunciou nas redes sociais que ordenou a abertura imediata de um processo contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista.

Garcia fez uma ligação entre a gestão petista e a catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul na semana passada. Ele afirmou que, embora a chuva tenha sido a causa original, o governo petista construiu três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo, indo contra as recomendações das medições ambientais.

Essas declarações foram feitas no programa “Oeste Sem Filtro”, da Revista Oeste, no último dia 8. Ele também defendeu que o incidente seja investigado pelas autoridades.

Fonte: Instagram @alexandregarcia.br

Entenda o que aconteceu

Um ciclone extratropical causou enchentes, resultando em mais de 40 mortes e deixando mais de 10 mil pessoas desabrigadas. A ausência do presidente e da primeira-dama Janja Lula da Silva no local gerou críticas nas redes sociais durante todo o feriado prolongado do 7 de Setembro.

A declaração do jornalista foi fortemente repudiada pela AGU. Assim, Jorge Messias afirmou nas redes sociais que é inaceitável ter que lidar com informações falsas em um momento de profunda dor e que buscarão responsabilização.

A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia foi criada em maio deste ano, dentro da AGU, com o propósito de representar a União em processos judiciais e extrajudiciais, visando preservar a legitimidade dos Poderes e de seus membros, combater a desinformação e prevenir tentativas de golpes, como as ocorridas em 8 de Janeiro.

A AGU informou que está avaliando as medidas administrativas e judiciais que podem ser tomadas contra o jornalista em resposta ao questionamento do portal Estadão.

Enfim, veja mais em nossa categoria Famosos! Ou então, leia também Jojo Todynho confirma que vai ser mãe: “não tem explicação”.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias