Janja e logo da Globo.

Quem é Janja? Futura primeira-dama do Brasil dá sua primeira entrevista exclusiva à Globo

Futura primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva dará sua primeira entrevista em rede nacional, na noite desse domingo, 13, na Globo

Compartilhe

A partir do dia 1 de janeiro de 2022, Luís Inácio da Silva inicia sua nova jornada como presidente do Brasil. Dessa vez, ele vem acompanhado de uma nova primeira-dama, Rosângela da Silva, agora conhecida como Janja.

Em seus primeiros mandatos como presidente do Brasil, Lula estava casado com Marisa Letícia. A ex-primeira-dama faleceu em 2017, em decorrência de complicações de um AVC.

Janja conheceu Lula no final de 2017, num encontro entre artistas e intelectuais. O relacionamento dos dois só foi confirmado em novembro de 2019. Na época, Lula ainda estava preso e Janja fazia questão de visita-lo praticamente todos os dias.

Vem saber um pouco mais sobre a nova primeira-dama e sua relação com a política.

Veja também – Michelle Bolsonaro apanha do presidente nos bastidores, revela deputado e ex-aliado do governo

Quem é Janja?

Aos 56 anos, Jaja assumirá o posto de primeira-dama em 1 de janeiro de 2022. A socióloga está casada com Lula desde maio desse ano. Ela foi fundamental para “gerenciar” a base de apoio artística à campanha de Lula.

Todavia, Janja é uma militante ativa do PT desde 1983 (quando tinha apenas dezessete anos). Anos mais tarde, ela também atuou na liderança do PT na Assembleia Legislativa do Paraná.

Na noite desse domingo, 13, Janja conversará com o Fantástico da . Um dos temas da conversa será sobre os momentos difíceis que encarou enquanto Lula ainda estava preso.

Janja, Maju e Poliana para o Fantástico.
Poliana Abritta e Maju Coutinho entrevistaram Janja para o Fantástico. Fonte: Instagram, Maju

Apesar das visitas presenciais, Lula e Rosângela conversavam muito através de cartas: “Esperança e muito amor. Tem muitas cartas muito felizes e tem muitas cartas muito tristes, porque realmente teve momentos muito difíceis desses 580 dias”.

580 dias foi o tempo que Lula ficou preso. A libertação veio após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que é ilegal o cumprimento de pena antes do esgotamento dos recursos.

Um tempo depois, a Corte anulou as condenações contra o petista por considerar que Moro foi parcial no julgamento do presidente eleito.

Assim sendo, sobre o romance com Janja, Lula disse em seu podcast em 2021:

“Ela morava em Curitiba e sempre levava uma comidinha para mim toda a noite. Não deixava eu mandar minha roupa para lavar fora, queria lavar na casa dela (…) Quando eu saí, pensei: ‘não tem jeito, acho que vou ter mesmo que casar com a bichinha”– disse Lula.

Amor, cuidado e projetos da futura primeira-dama

A diferença de idade entre Lula e Janja são de 21 anos. Nos bastidores da campanha do presidente eleito, a socióloga era vista sempre como “superprotetora”. Dessa forma, era ela que levava a água de Lula e encurtava compromissos quando percebia cansaço de Lula.

Segundo matéria da BBC, durante a campanha, dirigentes do PT “torceram o nariz” quando Janja tomou a frente e começou a usar o jingle “Lula lá, sem as devidas autorizações de direito autoral acertadas.

Todavia, o vídeo ganhou até uma versão surpresa e foi exibido, primeiramente, durante a festa de casamento do presidente com a socióloga.

Janja e Lula.
Lula e Janja estão casados desde maio de 2022 e juntos desde 2019. Fonte Instagram

Assim como Janja tem muito cuidado com Lula, o futuro presidente também é bem cauteloso com sua esposa. Na festa da posse, Lula pediu para Jaja parar de pular perto da grade do trio elétrico. A socióloga ficou muito empolgada com a vitória do marido.

“Vocês viram essa moça que cantou? Ela é minha mulher. Essa moça… Eu fiquei mais apaixonado por ela quando eu estava preso (…) Eu e ela escrevemos 580 cartas. Todos os dias eu mandava uma carta para ela, e todo dia ela mandava uma carta para mim”– revelou Lula durante um comício em Minas Gerais.

Com efeito, como futura primeira-dama, Jaja já tem projetos “engatilhados”. A socióloga ama cachorros e é bem engajada na pauta ambiental e animal. De maneira idêntica, ela também quer liderar campanhas a proteção à infância e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Talvez eu queira ressignificar o conteúdo do que é ser uma primeira-dama para as mulheres, para as pessoas, para as famílias de uma forma geral. Um papel mais de articulação com a sociedade civil”– disse Janja para Maju Coutinho e Poliana Abritta.

  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades de A Fazenda e Famosos direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Por fim, veja alguns registros do UOL do casamento de Lula:

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias