Manchas em roupas? Veja os melhores truques para remover

Frutas, molhos, vinho, lama, mofo, sangue, suor, tintas, entre outras manchas em roupas que nos desesperam. Conheça truques para elimina-las imediatamente e continuar suas utilizando suas roupas favoritas!

512

- Continue depois da Publicidade -

As manchas em roupas costumam gerar dúvidas sobre a remoção, no entanto, com pequenos truques na hora da lavagem, elas podem ser eliminadas completamente.

É verdade que é bem mais difícil fazer isso quando não temos todos os produtos disponíveis em laboratórios químicos, mas conseguimos bons resultados com soluções caseiras.

Como tirar manchas de frutas em roupas?

Como tirar manchas de frutas em roupas
Foto/Reprodução

Primeiramente, procure lavar na hora com água e sabão para evitar que a mancha fixe à roupa. Se não puder lavar na hora, deixar de molho em água oxigenada, água e sabão.

Logo depois, lave com água quente e sabão. Se a mancha não sair, deixe de molho em leite morno por cerca de uma hora e depois lave com água e sabão novamente.

Algumas manchas mais profundas podem ainda resistir. Neste caso lave com vinagre branco e álcool. As manchas de banana podem ser retiradas também esfregando um pouco de querosene no local. Cuidado para não esfregar demais ou pode desbotar o tecido.

Manchas com molho de tomate ou ketchup

Manchas com molho de tomate ou ketchup
Foto/Reprodução

Se possível tente lavar na hora com água e detergente de cozinha sem cor. Você também pode tentar lavar com água, sabão e alguns daqueles produtos com “tensoativo” encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Dessa forma, aplique uma camada de talco no local ajuda a absorver o excesso. Você pode também utilizar amido em pó, deixando até secar bem e esfregando em seguida com escova.

Roupa queimada e mancha de ferro de passar

Roupa queimada e mancha de ferro de passar
Pinterest/Foto

Se você usou o ferro muito quente sobre um tecido sintético, por exemplo, pode ser que ele tenha fundido superficialmente (derretido como um plástico). Nesse caso, pode ser que não tenha solução.

Experimente esfregar em diversas direções com uma escova de roupas de pontas duras até levantar novamente os “pelos” achatados e sumir com a diferença de tonalidade.

Se for uma fibra natural, use o vapor do próprio ferro e esfregue delicadamente com uma escova de pontas suaves sobre a marca e lave com água e sabão.

Roupa suja e manchada de lama 

Roupa suja e manchada de lama 
Foto/Pinterest

É melhor removê-las depois de seco, com uma escova áspera. Se não sair, diversas lavagens seguidas vão progressivamente eliminando a sujeira. Se for deixar de molho, lembre de trocar a água várias vezes ou ela ficará lamacenta e sujará toda a roupa.

Um bom truque é aplicar vinagre branco na água.

 

Mofo em roupas 

Mofo em roupas 
Foto/Reprodução

Primeiramente, deixe de molho em água bem quente por cerca de 30 minutos. Logo depois, lave em água fervente com bicarbonato de sódio. Duas colheres de bicarbonato para cada litro d’água são suficientes.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Posteriormente, enxágüe em água corrente e em seguida com água e amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol.

 

Manchas em roupas de sangue 

A mancha de sangue as vezes é bem difícil de tirar. Assim, deixe o tecido de molho e depois lave com água fria. Usar um alvejante a base de água oxigenada também funciona bem.

Outra opção é aplicar água oxigenada sobre a mancha, deixar por cerca de 15 minutos e depois lavar com água, alvejante sem cloro (água oxigenada de novo) e sabão.

Tinta de Caneta 

Primeiramente, comece esfregando com álcool, tomando muito cuidado para não desbotar o tecido e nem espalhar mais a mancha. Sempre deixe um outro tecido atrás para que a tinta da caneta seja transferida para ele.

Para tinta esferográfica, por exemplo, você pode ainda tentar deixar algumas horas em uma vasilha com leite azedo e depois lavar bem.

Outra opção é aplicar laquê (de cabelo) sobre a mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão. Se não sair, tente aplicar aguarrás ou removedor, deixe por alguns minutos e lave em seguida.

 

Desodorante e Suor

manchas em roupas de suor
Foto/Reprodução

É sempre muito difícil dizer como tirar manchas de desodorante. O problema é que o desodorante reage com o suor. Existem diversos tipos de desodorantes e mais do que um tipo de suor.

Algumas opções podem dar resultado, dependendo do tipo de desodorante, do tipo de suor, da mancha existente e do tipo de roupa. Você pode começar usando um tensoativo, aplicando sobre a mancha por 5 minutos e depois lavar.

Alguns daqueles produtos de pré-lavagem dos supermercados resolvem bem neste caso. . O detergente (de cozinha) sem cor pode ajudar, mas dificilmente tira a mancha sozinho.

Outra solução possível é aplicar água oxigenada diretamente sobre a mancha, deixar cerca de 20 minutos e depois lavar com água quente, mas esta opção pode clarear a peça na região em que foi aplicada, então é melhor utilizá-la em roupas brancas ou claras.

Caso não funcione, você também pode tentar aplicar água com bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixar de molho e depois lavar com água e sabão.

Se ainda não der certo, tente aplicar suco de limão e depois lavar bem com água e sabão. Se ainda não saiu, há a opção de usar vinagre branco sobre o local e depois lavar bem.

Tinta de Parede

Normalmente sai com querosene, gasolina ou benzina, mas lembre-se dos cuidados para aplicar a benzina sem manchar ainda mais. Deixar de molho em aguarrás também funciona.

 

Mancha de Vinho

Mancha de Vinho

Para concluir, esta é uma mancha difícil de tirar. Aja rápido, lave na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também podem ajudar a absorver o liquido derramado.

Se não tiver como fazer algo na hora, ao chegar em casa esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão.

Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lave com água, sabão e alvejante à fervura por 30 minutos.

Com dicas do Robson Ferreira

(Robson Ferreira é Engenheiro Têxtil formado pela FEI/ SP, com Mestrado em Confection-Habilliment pela Université de Haute Alsace (UHA) na França e DEA (Diplome D’Études Avancés) também pela UHA e MBA pela Fundação Don Cabral )

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -