Como tirar as piores manchas em roupas – Dicas de remoção e produtos

Gordura, chiclete, maquiagem, café, cerveja, esmalte e chocolate. Confira dicas e produtos que você pode ter na sua casa e remova com facilidade manchas em roupas.

862

 

As manchas em roupas costumam gerar dúvidas sobre a remoção, no entanto, algumas podem ser eliminadas completamente. É verdade que é bem mais difícil fazer isso quando não temos todos os produtos disponíveis em laboratórios químicos, mas conseguimos bons resultados com soluções caseiras.

Quanto antes você agir, maior será a sua chance de ter sucesso. Cuidado ao tirar uma mancha, se não fizer direito, você pode fazer aparecer outra, ou pior, pode fazer a roupa puir ou rasgar. Faça tudo com delicadeza.

Confira algumas dicas salvadoras que podem ser muito úteis:

Manchas Oleosas, Gordura ou Graxas

Existem alguns produtos de pré-lavagem que podem ajudar. Antes de mais nada, verifique no verso das embalagens e procure na composição um produto chamado “tensoativo”. Ele é ótimo para tirar esse tipo de mancha. O sabão de lavar roupas também tem este tensoativo, mas em menor concentração.

Você pode tentar tirar com um detergente doméstico, mas use um sem cor. Dessa forma, aplique sobre a mancha, esfregue com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar. Em gorduras mais concentradas, você pode fazer uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha:

O talco também ajuda, pois ele absorve parte da oleosidade. Nesse caso, aplique bastante talco sobre as manchas em roupas e deixe por algumas horas. Depois lave bem. Se não tiver talco, tente farinha de trigo ou ainda um papel bem absorvente, pressionando bem com para tirar o excesso.

Para concluir, você também pode usar benzina, mas tome muito cuidado, pois ela também pode manchar. Seque com um secador de cabelo a medida que for passando benzina e tome cuidado para não passar benzina demais.

 

Manchas em roupas de chiclete e gomas 

chiclete grudado em roupa
Foto/Reprodução

Essa é fácil. Primeiramente, tente retirar o excesso com o lado sem corte de uma faca. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele deve endurecer e sair com facilidade. Você também pode fazer isso se grudar chiclete no seu cabelo.

Como tirar chiclete de roupa
Foto/Bolsa De Mulher

Outra opção é colocar a roupa no congelador (dentro de um saco plástico) e esperar o chiclete endurecer

Manchas de batom e maquiagem em roupas

Batom manchas em roupas
Foto/Reprodução

Primeiro passe um tecido ou uma toalha absorvente para tirar o excesso. Cuidado para não espalhar ainda mais. Posteriormente, lave com detergente transparente ou branco (aquele de cozinha mesmo) esfregando delicadamente.

Passo a passo removendo batom de roupa
Foto/Flávia Ferrari

Outra opção é deixar de molho com leite morno. Além disso, você também pode esfregar com álcool sobre o tecido e resolver o problema. No entanto, deixe um outro tecido atrás para que a mancha seja transferida para ele.

Se ainda não deu resultado tente esfregar um pouco de benzina, mas nesta fase você já está correndo o risco da benzina produzir uma outra mancha no lugar do batom. Lembre de secar com secador de cabelo enquanto você passa e não passar benzina demais.

Você também pode gostar!

Manchas em roupas com cafés

Manchas em roupas de café
Foto/Reprodução

Este é um problema sério. Além de o café ser meio que um corante natural, normalmente ele está quente, o que ajuda a fixar a mancha. Portanto, aja rápido e lave com água bem quente (se possível fervendo) e sabão até sair.

Se não deu para lavar na hora, tente remover com um tecido molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Por falar em glicerina, você também pode utilizá-la para outros fins. Confira a seguir:

 

Mancha e cheiro de cerveja

Passe algodão com álcool sobre a mancha e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.

Outra opção é também com detergente em água fervente. Veja a seguir:

Esmalte de unhas manchado em roupas 

Use a acetona ou o removedor de esmaltes e em seguida lave com água e sabão. Sempre coloque um outro tecido atrás para que a mancha possa ser transferida. Atenção, não use a acetona sobre um tecido de acetato. Ela vai destruí-lo.

Um bom produto no mercado para remoção também é o olho de banana. Esse produto possui diversos benefícios, como por exemplo, cosmético emoliente, cicatrizante, hidratante, etc. No entanto, também é um excelente removedor de manchas em roupas.

Passo a passo removendo manchas em roupas de esmalte
Foto/Flávia Ferrari

 

Chocolate manchado em roupa de criança

Chocolate manchas em roupas infantil
Foto/Reprodução

Mancha de chocolate é muito comum em roupa infantil. Primeiramente, é importante ressaltar que mancha fixa muito mais com o chocolate ainda quente. É muito mais difícil tirar uma mancha de fondue de chocolate, por exemplo, se não agir na hora lavando com água e sabão

Para as mamães, tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente, com cuidado para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão.

Passo a passo removendo chocolate em roupa infantil
Foto/KH-7

Para concluir, se a mancha for antiga, deixe de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não sair use álcool e esfregue delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobra a mancha e lavar com água morna.

 

 

P.S. Artigo feito em colaboração com o professor Robson Ferreira é Engenheiro Têxtil formado pela FEI/ SP, com Mestrado em Confection-Habilliment pela Université de Haute Alsace (UHA) na França e DEA (Diplome D’Études Avancés) também pela UHA, MBA pela Fundação Don Cabral

você pode gostar também