É realmente necessário dar 10.000 passos por dia?

A OMS fez sua recomendação. Mas podem 10.000 passos por dia substituir completamente o exercício?

caminhada
Compartilhe

Está cientificamente comprovado que este número de passos pode melhorar a cardíaca, reduzir o risco de vascular cerebral, melhorar a qualidade do sono, criar humor e aumentar a criatividade. É por isso que a OMS fez sua recomendação.

Mas podem 10.000 passos por dia substituir completamente o exercício?

 

Quantidade de passos por dia e sedentarismo

 

quantos passos por dia

 

Estamos falando de 10.000 passos por dia. Sim, a maioria das pessoas não dá nem 3.000 passos por dia. Seu estilo de vida pode ser avaliado na seguinte escala:

  • Até 5000 passos – sedentário;
  • 5000 – 7499 – pouco ativo;
  • 7500 – 9999 – moderadamente ativo;
  • 10.000 – 12499 – ativo;
  • Mais de 12.500 – super ativo.

 

Mas por que exatamente 10.000 passos?

 

Vamos ver de onde veio esse número e como otimizar o consumo de calorias.

Esta ‘regra’ foi derivada por Yoshiro Hatano. Essa era apenas uma jogada de marketing inteligente para vender um pedômetro, cujo nome parecia tão direto: 10.000 passos. Era incrivelmente popular no Japão.

Mas em 2011, cientistas do Walking Behavior Laboratory, Pennington Center for Biomedical Research, em , descobriram que 8.000 passos por dia, ou 30 minutos de caminhada, eram atividade física suficiente.

 

quantos passos por dia

 

  • Para homens, 7.900 passos por dia são recomendados;
  • Para mulheres 8.300.

Na verdade, essa taxa é recomendada para manter um equilíbrio na ingestão de calorias. Se você quiser perder peso, dê 10.000 passos.

O Grupo de Pesquisa sobre Vida Ativa e Saudável e Obesidade, Hospital Infantil do Eastern Ontario Research Institute, Canadá, sugere o uso de 12.000 passos por dia como uma diretriz. Esse número é necessário para determinar se crianças e jovens de 6 a 19 anos estão cumprindo a norma de atividade física – 60 minutos por dia.

Conclusão : A meta de 10.000 passos por dia é bastante adequada em vários estudos. Recomenda-se caminhar pelo menos 30 minutos por dia para manter a saúde e o bom tônus.

 

 

Efeitos do exercício físico na saúde humana

 

Os exercícios físicos devem entrar com firmeza na vida cotidiana de todos que desejam manter a saúde, o desempenho e a plenitude.

Saúde é uma unidade harmoniosa das funções físicas, mentais e sociais de uma pessoa, contribuindo para a realização de suas capacidades.

A saúde é um estado do corpo em que as funções de todos os órgãos e sistemas de órgãos estão em equilíbrio com o ambiente externo e não há alterações patogênicas.

A saúde humana depende de:

  • Estado da – em 10%;
  • Influência de fatores ambientais – 20-25%;
  • Fatores genéticos – em 20%;
  • Estilo de vida, atividade física – em 50%.

Sem atividade física suficiente, uma pessoa não realiza plenamente o seu potencial e como resultado, a produtividade e o trabalho e seu estado de saúde são significativamente reduzidos.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

A atividade motora, como o estímulo mais natural e forte que ajuda a mudar o estado do corpo humano, desempenha um papel especial na formação dos mecanismos mais importantes de sua vida.

É por isso que se recomenda a realização de atividades esportivas que possam ajudar.

 

 

Compartilhe

Stories

Matérias Similares