É realmente necessário dar 10.000 passos por dia?

A OMS fez sua recomendação. Mas podem 10.000 passos por dia substituir completamente o exercício?

- Continue depois da Publicidade -

Está cientificamente comprovado que este número de passos pode melhorar a saúde cardíaca, reduzir o risco de acidente vascular cerebral, melhorar a qualidade do sono, criar humor e aumentar a criatividade. É por isso que a OMS fez sua recomendação.

Mas podem 10.000 passos por dia substituir completamente o exercício?

 

Quantidade de passos por dia e sedentarismo

 

quantos passos por dia

 

Estamos falando de 10.000 passos por dia. Sim, a maioria das pessoas não dá nem 3.000 passos por dia. Seu estilo de vida pode ser avaliado na seguinte escala:

- Continue depois da Publicidade -

  • Até 5000 passos – sedentário;
  • 5000 – 7499 – pouco ativo;
  • 7500 – 9999 – moderadamente ativo;
  • 10.000 – 12499 – ativo;
  • Mais de 12.500 – super ativo.

 

Mas por que exatamente 10.000 passos?

 

- Continue depois da Publicidade -

Vamos ver de onde veio esse número e como otimizar o consumo de calorias.

Esta ‘regra’ foi derivada por Yoshiro Hatano. Essa era apenas uma jogada de marketing inteligente para vender um pedômetro, cujo nome parecia tão direto: 10.000 passos. Era incrivelmente popular no Japão.

Mas em 2011, cientistas do Walking Behavior Laboratory, Pennington Center for Biomedical Research, em Los Angeles, descobriram que 8.000 passos por dia, ou 30 minutos de caminhada, eram atividade física suficiente.

 

- Continue depois da Publicidade -

quantos passos por dia

 

  • Para homens, 7.900 passos por dia são recomendados;
  • Para mulheres 8.300.

Na verdade, essa taxa é recomendada para manter um equilíbrio na ingestão de calorias. Se você quiser perder peso, dê 10.000 passos.

O Grupo de Pesquisa sobre Vida Ativa e Saudável e Obesidade, Hospital Infantil do Eastern Ontario Research Institute, Canadá, sugere o uso de 12.000 passos por dia como uma diretriz. Esse número é necessário para determinar se crianças e jovens de 6 a 19 anos estão cumprindo a norma de atividade física – 60 minutos por dia.

Você também pode gostar!

Conclusão : A meta de 10.000 passos por dia é bastante adequada em vários estudos. Recomenda-se caminhar pelo menos 30 minutos por dia para manter a saúde e o bom tônus.

 

 

Efeitos do exercício físico na saúde humana

 

Os exercícios físicos devem entrar com firmeza na vida cotidiana de todos que desejam manter a saúde, o desempenho e a plenitude.

Saúde é uma unidade harmoniosa das funções físicas, mentais e sociais de uma pessoa, contribuindo para a realização de suas capacidades.

A saúde é um estado do corpo em que as funções de todos os órgãos e sistemas de órgãos estão em equilíbrio com o ambiente externo e não há alterações patogênicas.

A saúde humana depende de:

  • Estado da medicina – em 10%;
  • Influência de fatores ambientais – 20-25%;
  • Fatores genéticos – em 20%;
  • Estilo de vida, atividade física – em 50%.

Sem atividade física suficiente, uma pessoa não realiza plenamente o seu potencial e como resultado, a produtividade e o trabalho e seu estado de saúde são significativamente reduzidos.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

A atividade motora, como o estímulo mais natural e forte que ajuda a mudar o estado do corpo humano, desempenha um papel especial na formação dos mecanismos mais importantes de sua vida.

É por isso que se recomenda a realização de atividades esportivas que possam ajudar.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes