É perigoso comer arroz requentado? Isso é o que dizem os especialistas

O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias.

- Continue depois da Publicidade -

O arroz restante, se não for armazenado adequadamente, pode causar intoxicação alimentar. Aqui estão algumas dicas de como armazená-lo corretamente.

Muitas vezes, quando cozinhamos o arroz , erramos um pouco nas quantidades e sempre sobra uma parte. Obviamente, não queremos jogá-lo fora e, portanto, mantê-lo.

Mas tome cuidado para fazer o melhor, seguindo as o guia sobre segurança alimentar para evitar intoxicações.

 

arroz

Comer arroz reaquecido pode ser perigoso para a saúde se você não prestar atenção depois de cozinhá-lo. O Serviço Nacional de Saúde Britânico soou o alarme.

- Continue depois da Publicidade -

Outras fontes, como especialistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), recomendam manter o arroz cozido na geladeira por até três dias.

 

Cuidados ao guardar o arroz

 

- Continue depois da Publicidade -

O problema não é o aquecimento do arroz em si, mas a maneira como é manuseado depois de cozido. Depois de cozido, por exemplo, não deve ficar fora da geladeira por mais de uma hora.

O arroz contém esporos naturalmente chamados de Bacillus cereus que podem causar intoxicação alimentar. Por isso, é importante mantê-lo em boas condições.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

arroz

 

Você também pode gostar!

Essas bactérias podem sobreviver mesmo depois de o arroz ter sido cozido e quanto mais tempo for deixado em temperatura ambiente, mais provável é que esses microrganismos se multipliquem, liberem toxinas e o alimento se torne perigoso causando, a quem o consome, ataques de vômito ou diarreia.

  • Recomenda-se descartar as sobras da geladeira após 3-4 dias.
  • Recomenda-se descartar as sobras do freezer após 3-4 meses.
  • Recomenda-se armazenar alimentos a 4ºC ou menos.
  • Recomenda-se descartar as sobras que permaneceram em temperatura ambiente por mais de 2 horas.

Quem ingere arroz que contém esporos dessa bactéria pode perceber o início dos sintomas, que podem ser mais ou menos leves e costumam durar 24 horas, começando uma hora após a ingestão do alimento e até 5 horas.

 

  • Veja também: Vitamina D pode reduzir o risco de COVID-19, especialmente em negros

 

Dicas para servir arroz com segurança

Felizmente, evitar o risco é bastante simples. Basicamente, temos 2 opções:

  1. Cozinhe a quantidade necessária e sirva-o imediatamente após o cozimento;
  2. Guarde o restante imediatamente na geladeira (nunca espere mais de uma hora);
  3. Também é importante saber que é bom consumí-lo no dia seguinte ao de cozimento, aquecendo-o bem e nunca mais de uma vez.

Deve-se lembrar que o arroz contaminado não apresenta diferenças, portanto não há como distingui-lo, por isso é muito importante consumi-lo o mais rápido possível ou mantê-lo corretamente na geladeira por um a três dias.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Você segue essas precauções ao preparar e armazenar o arroz?

Mais informações sobre armazenamento do arroz clique aqui.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes