Banana Verde – Saiba tudo sobre o ingrediente e como consumir

A versão verde da fruta é rica em amidos resistentes e possui concentração baixa em açúcares. Com isso, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, regular a pressão e ainda acelerar o metabolismo.

1.316

A banana verde faz parte da tradição alimentar de muitos países, especialmente na Ásia. No Brasil, contudo, ela se popularizou graças à famosa biomassa, queridinha entre aqueles que adotam uma dieta baixa em carboidratos.

 

Quais os benefícios da banana verde?

 

Primeiramente, a banana é uma das frutas mais comumente encontradas no mundo, com uma lista infinita de benefícios à saúde. Desde os tempos antigos, a banana verde tem sido usada no tratamento de doenças como úlceras, infecções, diarreia e até pressão arterial.

Auxilia na digestão

 

Primeiramente, a banana verde contêm um alto teor de amido resistente e ácidos graxos de cadeia curta, bem como diversas vitaminas e minerais essenciais. Esses nutrientes incluem potássio, fibra alimentar e até mesmo uma pequena quantidade de proteína.

Altos níveis de amido resistente e fibra alimentar em bananas verdes fazem com que esse alimento seja aliado da boa digestão. Também ajuda na prevenção de infecções bacterianas no intestino e previne problemas de estômago.

Isso inclui condições como constipação e síndrome do intestino irritável. Se for o seu caso, saiba que ingerir uma xícara de banana verde cozida no vapor ou em água todos os dias pode ser de grande ajuda.

Por falar em Intestino, outra dica são os Probióticos, essenciais para o bom funcionamento desse órgão, eles também multiplicam as bactérias boas do seu organismo.

por que comer banana verde
Imagem: Reprodução

 

Regula a pressão arterial

De acordo com o jornal Times of India, as bananas verdes são muito ricas em potássio, o que pode ajudar a reduzir a pressão alta, diminuindo o estresse nos vasos sanguíneos e artérias. Assim, a ingestão regular pode ajudar na prevenção de doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

 

Controla os níveis de açúcar no sangue

Graças à sua alta quantidade de fibras, essa fruta pode ser aliada dos diabéticos, uma vez que a vitamina B6 encontrada nas bananas verdes ajuda a controlar a glicose no sangue, especialmente em pessoas com diabetes tipo 2.

Diferentemente da versão madura, que é rica em frutose, a fruta verde também ajuda a suprimir a liberação de insulina no sangue. Isso, por fim, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue graças ao alto conteúdo de fibras e amidos resistentes.

De acordo com a nutricionista Pooja Malhotra, entrevistada pelo site NDTV, as bananas verdes são benéficas para os diabéticos porque “contém  baixo índice glicêmico graças aos amidos resistentes, que não são digeridos facilmente”.

 

Acelera o metabolismo e contribui para a perda de peso

Por fim, outro grande benefício desse alimento é a razão pela qual a biomassa de banana verde ficou tão famosa. De fato, o ingrediente contêm minerais e nutrientes essenciais que convertem a gordura em energia, o que ajuda a acelerar o metabolismo corporal.

Como mencionamos anteriormente, a fruta verde também contêm nutrientes como a vitamina B6, que ajuda a aumentar a degradação das enzimas e, portanto, estimula o metabolismo.

Ademais, os amidos resistentes presentes nas bananas verdes proporcionam uma maior sensação de saciedade. Isso acaba por reduzir a fome e, é claro, acelerar a perda de peso.

 

Como consumir banana verde?

Você também pode gostar!

Geralmente, ela pode ser consumida na forma de farinha, biomassa ou, ainda em receitas asiáticas. Os chips de banana verde, por exemplo, fazem o maior sucesso (apesar de não ser a versão mais fitness).

Para preservar melhor os ingredientes, a melhor alternativa é produzir a biomassa de banana verde em casa. Isso pode ser feito cozinhando a fruta na panela de pressão e, por fim, triturando com um liquidificador.

 

biomassa de banana verde
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Riscos e efeitos colaterais

Ainda que se trate de um alimento natural, o excesso pode trazer consequências. Portanto, o ideal é não ultrapassar 2 colheres de sopa ao dia.

Quando consumida em excesso, a banana verde pode ocasionar flatulência, gases e outros distúrbios do intestino.

Por isso, o melhor a se fazer é sempre consultar um nutricionista antes de inserir algum alimento diferente na rotina.

As informações contidas nesse artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem, de maneira alguma, a opinião profissional ou consulta médica.

 

Receita de biomassa de banana verde

Em último lugar, a maneira mais simples de inserir bananas verdes na sua rotina. Essa receita foi elaborada por Bela Gil e pode ser utilizada em massas, pães e bolos mais saudáveis.

Ingredientes:

  • 3 bananas verdes

Modo de Preparo:

  1. Em primeiro lugar, retire as bananas do cacho e, em seguida, leve-as para a panela de pressão.
  2. Cubra com água, tampe a panela e aguarde até atingir a pressão. Após a panela apitar, reduza o fogo e aguarde 8 minutos de fervura.
  3. Agora é só desligar e aguardar que a pressão saia naturalmente.
  4. Com cuidado, abra a panela, retire as bananas e raspe a polpa com uma faca.
  5. Por fim, bata a polpa quente com o mínimo de água, até virar uma pasta. Conserve em geladeira ou congele.

 

Confira vídeos para mais informações

Fontes: Times of India, NDTV, Minha Saúde.

você pode gostar também