Jabuticaba: um antioxidante natural e low carb recheado de vitaminas!

A jabuticaba é uma fruta nativa com uma impressionante combinação de antioxidantes, capaz de prevenir o acúmulo de gordura no organismo, afastando doenças e ainda promove a perda de peso. Tudo isso com muito sabor e nutrientes!

270

- Continue depois da Publicidade -

A jabuticaba é uma espécie nativa tão comum que acaba não sendo muito valorizada. No entanto, as descobertas científicas em torno da fruta indicam que esse é um grande erro.

O delicioso fruto típico da América Latina chama a atenção pela sua abundância de compostos antioxidantes. Logo, o consumo da jabuticaba pode ajudar a prevenir uma série de doenças relacionadas ao envelhecimento celular.

Além disso, a jabuticaba é uma das poucas frutas na lista de alimentos de low carb. Ou seja, a quantidade de carboidratos em sua composição é bastante baixa. Sendo assim, é uma boa opção para quem quer perder peso. Conheça todos os benefícios que ela oferece.

 

jabuticaba 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Benefícios da Jabuticaba

 

Primeiramente, a jabuticaba é uma planta nativa do nosso país. Sendo assim, é mais fácil encontrá-la livre de agrotóxicos e com valores acessíveis. Além disso, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, C, E, cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Porém, a maior parte do poder da jabuticaba vem dos antioxidantes em sua composição. De fato, seus  flavonoides e antocianinas combatem o envelhecimento das células. Dessa forma, a fruta demonstra utilidade tanto medicinal quanto cosmética.

Conheça os 7 principais benefícios da jabuticaba:

  1. Previne doenças em geral, como câncer e aterosclerose, e o envelhecimento precoce, por ser ricas em antocianinas, que são compostos fenólicos altamente antioxidantes;
  2. Fortalece o sistema imunológico, por ser rica em zinco;
  3. Ajuda a emagrecer, por ser muito pobre em calorias e rica em fibras, que aumentam a saciedade;
  4. Combate a prisão de ventre, por ser rica em fibras;
  5. Ajuda a controlar a diabetes, pois ela tem pouco carboidrato, o que ajuda a evitar o aumento da glicemia;
  6. Melhora a saúde da pele, por ser rica em vitamina C;
  7. Previne a anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B.

Agora veja mais detalhes e estudos sobre os benefícios da Jabuticaba!

jabuticaba 3
Imagem: Reprodução / Pinterest

Pele rejuvenescida – Combate o envelhecimento da pele

 

Recentemente, um estudo do Laboratório de Pesquisa em Medicamentos e Cosméticos da Universidade Federal da Bahia sugeriu o uso da jabuticaba  em cosméticos sustentáveis.

De acordo com a equipe, os antioxidantes da fruta são uma opção natural para o combate ao envelhecimento. Especialmente, aquele causado pelo sol. Dessa forma, o extrato da jabuticaba pode vir a compor a fórmula de cosméticos naturais eficazes.

 

Auxilia o emagrecimento saudável

 

Para começar,  100 g de jabuticaba contém apenas 58 calorias. O baixo teor calórico é acompanhado pela quantidade reduzida de carboidratos. Sendo assim, a fruta é uma ótima aliada da perda de peso.

Além disso, sua alta quantidade de fibra alimentar promove a sensação de saciedade. Isso reduz o apetite de quem a consome.  Logo, fica mais fácil manter a baixa ingestão de calorias necessária para a perda de peso.

Para completar, a riqueza de vitaminas e minerais da jabuticaba  ajuda a garantir uma ingestão adequada de nutrientes. Afinal, é importante perder peso sem perder a saúde.

Informação nutricional da jabuticaba

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de jabuticaba crua, o que equivale a cerca de 20 unidades:

  • Descubra também os benefícios da Pitaya, que ajuda no processo digestivo, uma fruta de baixa em calorias e um poderoso antioxidante. Além de ser rica em vitaminas e sais minerais.

Controle do colesterol – Evita o acúmulo de gordura no organismo

 

Diversos estudos demonstram que a jabuticaba combate o acúmulo de gordura no corpo humano. Destacamos a tese da nutricionista Kéllen Viana da Universidade Federal de Viçosa.

Nele, a pesquisadora atestou o poder da jabuticaba de equilibrar as taxas de colesterol em animais. Ela documentou a diminuição nos teores de colesterol LDL, a versão perigosa. Paralelamente, houve elevação nos níveis de colesterol HDL, que é benéfico.

Conforme a cintura fica larga, aumenta a propensão à chamada síndrome metabólica, uma coleção de perigos como pressão alta e diabetes. Isso porque a gordura estocada no abdômen se comporta como um tecido bem vivo, produzindo substâncias inflamatórias que colocam o coração e outros cantos sob ameaça. E quem diria que uma frutinha tão pequena se revelaria um gigante contra essa batalha.

Sendo assim, a fruta pode ser uma boa aliada no combate à doenças cardíacas. Mas não é só isso: a nutricionista também percebeu a redução dos índices de gordura no fígado das cobaias. Logo, a jabuticaba também pode prevenir doenças hepáticas.

Jabuticabas no pé
Foto: Globo Rural

Isso tudo vai de encontro à pesquisa do químico Marco Hércules Moura, da Universidade de São Paulo. O pesquisador observou dois grupos de animais. Um deles consumia diariamente uma dieta cheia de gordura e açúcar. No entanto, recebia juntamente um extrato da fruta. O outro, recebia apenas ração e água.

Ao final do experimento, o grupo de cobaias que recebia uma dieta pouco saudável com extrato de jabuticaba ganhara menos peso do que o grupo que recebia ração. Isso leva o químico a crer que a fruta pode desempenhar um papel importante no combate à obesidade. Saiba mais sobre  pesquisas da USP e os benefícios da Jabuticaba e em Veja Saúde.

  • Veja também Banana Verde que tem concentração baixa em açúcares. Com isso, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, regular a pressão e ainda acelerar o metabolismo.

 

Benefícios da Casca de Jabuticaba

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

A casca  desse frutinho poderoso auxilia no funcionamento do intestino.

 

A casca da jabuticaba pode te ajudar a deixar o seu intestino funcionando a plenos vapores ! Contando com muitas fibras, pode ajudar a estimular o funcionamento do intestino, além de garantir a sensação de saciedade e impedir que você coma além do necessário.

Mas como consumi-la?

Em uma parceria com a Fazenda Jabuticabal, na cidade de Hidrolândia, Goiás, pesquisadores da UFG desenvolveram estudos para que a casca da jabuticaba passe a ser reaproveitada em novo produto. Isso acontece porque a jabuticaba é uma fruta perecível que, depois de colhida, possui vida útil de até três dias e, quando é industrializada, a casca e a semente não são utilizadas, acarretando uma perda de 50% do fruto.

Com os resultados da pesquisa, agora, a casca da jabuticaba pode ser comercializada em passa ou cristalizada. O novo produto preserva os antioxidantes da casca in natura, tão desejável hoje em dia, sendo, portanto, mais uma alternativa de alimento saudável.

Combate à Diabetes Mellitus Tipo 2

 

Já a pesquisadora Andréia Quatrin Santa Maria fez sua dissertação de mestrado sobre o efeito da casca de jabuticaba sobre o estresse oxidativo e reposta inflamatória em modelo de Diabetes Mellitus Tipo 2 em ratos. Estudo realizado na  Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Farmacologia.

Como fazer geleia de Casca de Jabuticaba

 

Como consumir a jabuticaba

 

Para concluir, é importante lembrar de que a maior parte dos nutrientes da jabuticaba se encontra na casca. Por exemplo, as antocianinas e fibras estão praticamente todas nela.

Assim, procure receitas que não dispensam essa parte do alimento. Ou seja, geleias e vitaminas são boas opções. Sendo assim, confira duas receitas simples abaixo:

 

Geleia de jabuticaba

Receita de geleia de jabuticaba
Foto: Eu Atleta

Ingredientes:

 

      • 3 xícaras de jabuticaba
      • 2 xícaras de água
      • 1 xícara de açúcar mascavo (se for usar açúcar branco, reduza a quantidade)

Modo de preparo:

 

      1. Ferva as jabuticabas com a água em uma panela até as cascas se romperem.
      2. Retire os caroços.
      3. Após esfriar, bata o resto no liquidificador para desmanchar as cascas
      4. Em seguida, devolva para a panela e leve ao fogo com o açúcar.
      5. Quando começar a engrossar, desligue.
      6. Armazene em potes de vidro bem fechados.

 

jabuticaba 5
Imagem: Reprodução / Pinterest

Smoothie de jabuticaba

 

Ingredientes:

 

      • 1 xícara de jabuticabas sem semente
      • 1 xícara de banana
      • 1/2 xícara de água
      • Gelo à gosto.

Modo de preparo:

 

        1. Primeiramente, pique a banana e coloque no congelador no dia anterior à preparação da bebida.
        2. Lave bem as jabuticabas e bata no liquidificador com a água.
        3. Em seguida, adicione a banana picada e o gelo.
        4. Sirva imediatamente.

 

Mousse de jabuticaba

 

Ingredientes:

3 xícaras de jabuticaba;
2 xícaras de água;
2 xícaras de leite de coco;
1/2 xícara de amido de milho;
2/3 xícara de açúcar demerara, mascavo ou do adoçante xylitol.

Modo de preparo:

  • Colocar as jabuticabas em uma panela com as 2 xícaras de água e levar para cozinhar, desligando o fogo quando as cascas de todas as frutas se romperem.
  • Retirar do fogo e peneirar esse suco e espremer bem para retirar os caroços das jabuticabas, aproveitando o máximo da sua polpa.
  • Em uma panela, adicionar esse suco da jabuticaba, o leite de coco, o amido de milho e o açúcar, misturando bem até o amido de milho dissolver e ficar homogêneo.
  • Levar ao fogo médio e mexer até engrossar ou ficar na consistência desejada.
  • Em seguida, transferir a mousse para um recipiente limpo, esperar esfriar um pouco e colocar na geladeira por pelo menos 4h antes de servir.
foto de mousse de jaboticaba
Foto: Tua Saúde

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir nossas matérias sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira  e Alimentos Curativos. Afinal de contas, uma boa saúde começa nos nossos pratos.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também