Chá de canela de velho: ideal para combater a fibromialgia, bursite e artrose

Atualmente já existem muitos estudos que atestam as principais funções desse chá e as suas contribuições para a saúde

  • 3
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Canela de velho é o nome popular dado à planta Miconia albicans, um vegetal que pertence à família Melastomaceae.

Apesar de ser bastante comum no nordeste brasileiro, essa é uma espécie encontrada com frequência em locais como o México, Argentina e Paraguai.

A forma mais comum de uso é por meio de chás obtidos pela infusão das folhas. Sendo assim, usa-se como anti-inflamatório, antioxidante, auxiliar na digestão e também como antimicrobiano.

É comum encontrar relatos de pessoas que alegam obter benefícios incríveis com o consumo dessa erva, amenizando assim os sintomas associados a artrite, artrose, fibromialgia e dores articulares em geral.

 

canela de velho

 

- Continue depois da Publicidade -

Além disso, por ter efeito de desintoxicação do organismo, esse chá também é um ótimo auxiliar do processo de emagrecimento.

Atualmente já existem muitos estudos que atestam as principais funções desse chá e as suas contribuições para a saúde.

- Continue depois da Publicidade -

Se você ficou curioso e quer conhecer mais a canela de velho, continue lendo os próximos tópicos.

 

O que é a canela de velho?

 

canela de velho

 

- Continue depois da Publicidade -

A canela de velho é uma espécie de planta com propriedades medicinais importantes, que funcionam bem como anti-inflamatório, antioxidante, antitumoral, hepatoprotetor e, também pode atuar no sistema digestório.

Os principais benefícios desse chá são a purificação do sangue, eliminação de radicais livres e diminuição das dores nas articulações.

Essa espécie sempre foi bastante consumida pelos povos indígenas e, existem comprovações acerca da sua eficácia; mas os efeitos nocivos para o organismo ainda devem ser melhor estudados.

 

 

Características gerais do vegetal

 

canela de velho

 

A canela de velho é denominada cientificamente de Miconia Albicans, e pertence à família das melastomáceas.

Com estrutura física que alcança até 3 metros de altura, esse vegetal é recoberto por pelos marrons, brancos e cor de ferro.

As folhas por sua vez, possuem área consideravelmente grande e têm textura que se assemelha a couro.

Com folhas e frutos arredondados, essa é uma espécie que floresce e produz em qualquer época do ano.

Adaptada ao clima tropical, a espécie se desenvolve muito bem em países como Brasil, México e Paraguai.

Em território nacional ela cresce principalmente em áreas litorâneas e no cerrado. Mas é mais frequentemente usada no Nordeste.

Devido às suas propriedades medicinais, essa é uma espécie de enorme relevância para a medicina. No entanto, ainda faltam estudos mais aprofundados que relatem os seus efeitos colaterais.

 

  • Confira também: Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica

 

Principais benefícios do consumo do chá

 

chá de canela de velho

 

O chá de canela de velho possui enorme importância medicinal, pois proporciona uma série de benefícios para a saúde dos indivíduos de maneira geral.

Mas para te convencer sobre o quanto essa plantinha é poderosa, veja a seguir quais são os problemas que podem ser amenizados com o seu consumo:

  • Artrose: doença que provoca dores nas articulações e ligamentos. O desgaste das cartilagens provoca as dores;
  • Artrite: as inflamações articulares fazem com que as pessoas sintam dores, atrapalhando em muito na execução dos movimentos;
  • Fibromialgia: as crises são muito longas e provocam muitos sintomas nos pacientes, como sono, fadiga, ansiedade e dores de cabeça fortes;
  • Dores musculares e articulares em geral: é comum que a inflamação muscular promova desconfortos e sinais intensos e, o chá de canela de velho pode sim te beneficiar nesses casos;
  • Dores na coluna: os incômodos nessa região são muito comuns e, isso é provocado por tensões ou lesões musculares, que vem geralmente com movimentos repetitivos ou esforço intenso;
  • Bursite: a Bursa é uma região cheia de líquido, que ajuda a amortecer a musculatura, tendões e ossos ao redor das articulações, diminuindo assim o atrito que possa haver entre eles;
  • Reumatismo: essa é uma doença que ataca órgãos compostos com tecidos conjuntivos, incluindo ossos, cartilagens, tendões, articulações, regiões de gordura, músculos e até mesmo o sistema imunológico;
  • Tendinite: a inflamação dos tendões provoca muito incomodo em ocasiões em que surgem inchaços e dores e, isso ocorre sobretudo no joelho, cotovelo, ombro e tornozelo;

Os problemas citados anteriormente são todos relacionados com problemas de articulações, músculos, entre outros problemas. A canela de velho é muito usada em todos esses fatores.

 

 

Outros benefícios importantes

 

chá de canela de velho

 

Além de contribuir positivamente com problemas inflamatórios em geral, a canela de velho é ótima para outras questões bem relevantes que você precisa considerar:

  • Auxiliar do sistema digestório: a canela de velho é um poderoso anti-inflamatório de maneira geral. Além disso, ela possui nutrientes importantes para a digestão;
  • Antimicrobiano: estudos comprovaram importância da planta na ação microbiana os compostos presentes nessa planta, ajudam a aumentar a imunidade e proteger o organismo de maneira geral;
  • Estimulante sexual: por purificar o sangue, auxilia na melhora das taxas de oxigênio. Como efeito secundário, aumenta a libido;
  • Combate os radicais livres: o poder antioxidante dessa erva, protege o organismo e combate o envelhecimento precoce;
  • Ajuda o fígado: por eliminar substancias tóxicas, o sangue fica mais limpo, ajudando assim nas funções hepáticas.

 

Benefícios gerais da canela de velho para o organismo

 

Anteriormente você viu alguns dos benefícios que o chá de canela de velho pode proporcionar em algumas situações. Mas existem ainda mais coisas para você entender melhor sobre as propriedades dessa erva.

 

O efeito detox e o emagrecimento

 

emagrecer

 

Hoje em dia muito se fala em desintoxicação do organismo e, se busca cada vez mais por alimentos e bebidas que sejam capazes de promover a eliminação de substâncias tóxicas.

E o chá de canela de velho é um poderoso auxiliar nisso. E muito mais: além de eliminar as substâncias tóxicas, é possível repor os nutrientes e também melhorar o sistema imunológico.

Além disso, a canela de velho ajuda a eliminar radicais livres provenientes de uma alimentação inadequada.

Devido a essa característica, muita gente fala sobre o uso da canela de velho para o emagrecimento.

Realmente isso pode ajudar bastante no processo, mas de qualquer maneira, não é possível deixar de lado a boa alimentação e a prática de atividades físicas frequente.

 

 

Saúde da pele

 

Ainda falando sobre a propriedade antioxidante da canela de velho, isso pode contribuir em muito para a aparência e saúde da sua pele.

Isso porque a eliminação dos radicais livres previne o envelhecimento precoce, retardando o aparecimento de marcas de expressão.

Sendo assim, essa planta é muito utilizada em tratamentos dermatológicos com a finalidade de manter a saúde e aparência jovem.

As unhas e cabelos também podem ser beneficiadas com a utilização dessa espécie vegetal.

 

Controle do diabetes

 

diabetes

 

Uma propriedade importante da canela de velho é a de promover a diminuição do índice de açúcar na corrente sanguínea.

Você também pode gostar!

Sendo assim, ela é uma excelente auxiliar no tratamento dessa doença, sendo uma alternativa natural para aqueles que precisam controlar as taxas.

Associado a isso, a planta desempenha um papel importante no combate a problemas cardiovasculares e oftalmológicos que estejam relacionados a quadros mais graves da diabetes.

 

Diminuição da gordura no fígado

 

Como já foi dito, a canela de velho ajuda a eliminar substâncias que sejam tóxicas ao metabolismo.

Por isso ela auxilia na função hepática e, secundariamente ajuda a diminuir a taxa de triglicerídeos na corrente sanguínea e, agindo na regeneração do fígado.

Com essas propriedades, a erva é muito usada na prevenção e, também como auxiliar no tratamento da esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado.

 

  • Confira também: Chá de Sene: amplamente utilizado no tratamento de prisão de ventre

 

Prevenção de tumores

 

A canela de velho é uma das plantas que possuem altas concentrações de flavonoides, que são essenciais para a prevenção e retardamento do desenvolvimento de alguns tipos de tumores.

Existem ainda estudos que demonstram que essa é uma erva medicinal que possui propriedades importantes antimutagênicas.

Justamente por isso, ela vem sendo utilizada como complementar aos tratamentos convencionais contra o câncer.

 

Formas de utilizar a canela de velho

 

chá de sene

 

A forma mais comum se se utilizar a canela de velho é por meio do preparo de um chá, que deve ser consumido duas ou três vezes ao dia.

O preparo é realizado por meio da infusão das folhas da canela de velho em água fervente.

Depois de pronto, você pode aplicar uma compressa nas regiões do corpo que são acometidas por inflamações, dores ou inchaço. Se você preferir, pode optar por tomar banho usando esse chá.

É preciso salientar que por ser um composto totalmente natural, é preciso fazer uso contínuo durante um longo período antes de conseguir observar os primeiros indícios de melhora.

Se você usar a planta da maneira adequada, provavelmente vai conseguir observar uma melhora no seu quadro de saúde depois de três meses.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Chá de canela-de-velho

 

chá de sene

 

O chá de canela de velho é um excelente auxiliar na eliminação de toxinas do organismo, de modo a retardar o envelhecimento.

Mas existem muitas outras propriedades importantes dessa erva tão benéfica para o organismo de maneira geral.

O poder anti inflamatório é o mais reconhecido para essa espécie, mas já há comprovações sobre o controle da diabetes, diminuição da gordura no fígado e contribuição em relação aos problemas intestinais.

Mas é válido dizer que o consumo desse vegetal para tratamento de doenças específicas deve ser feito apenas quando existe uma recomendação médica.

Ademais, é de grande importância sempre seguir as recomendações sobre as dosagens e formas de consumo e, jamais abandonar os tratamentos convencionais recomendados por um profissional de saúde.

Apesar de poder haver variações em relação à forma de preparo da bebida, veja a seguir como preparar o chá de canela de velho:

 

Ingredientes

 

  • 7 folhas secas de canela-de-velho
  • 1 litro de água

Modo de preparo

 

Coloque a água em uma panela e deixe que ferva. Quando isso acontecer, acrescente as folhas secas e deixe em ebulição por mais meio minuto.

Depois de desligar o fogo, deixe a mistura repousar por pelo menos trinta minutos. Depois disso coe a bebida e consuma de acordo com as recomendações.

Você pode escolher se prefere beber o chá frio ou quente. E para usufruir dos efeitos desejados, procure beber pelo menos uma xícara do chá pela manhã e outra à noite.

Mas tenha cuidado em não trocar a ingesta de água pela de chá, pois isso não é recomendado. Você ainda precisa beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Se você optar pelo uso de compressas, deve pegar o chá ainda morno e embeber um tecido ou gaze com ele e aplicar sobre a região acometida. Deixe repousar por um período entre 20 e 40 minutos e, repita o processo com frequência.

 

Outras maneiras de se utilizar a canela de velho

 

O uso medicinal da canela de velho é bastante comum e, as suas propriedades são amplamente reconhecidas.

Por isso ela é muito utilizada em medicamentos fitoterápicos em geral, como parte da formulação de pomadas ou cápsulas.

Sendo assim, além de encontrar essa planta em casas de ervas e lojas de produtos naturais, você pode buscar por composições comercializadas em farmácias de manipulação que sejam especializadas na venda de fitoterápicos.

Deve-se salientar aqui que o cultivo doméstico da espécie não é recomendado. Isso porque ela deve estar em condições ótimas para que proporcione os efeitos desejados.

Além disso, se você optar pelo uso da erva, você deve observar se não há a presença de mofos e, se ela está bem verde. Na hora de guardar, opte por recipientes de vidro e porcelana e, evite os de plástico.

Agora sim, veja algumas outras opções de como usar a canela de velho:

 

Pomada

 

Uma das opções de uso da canela de velho é na forma de pomada, para uso tópico direto nas regiões acometidas por inflamações e processos dolorosos.

Nessa apresentação, a planta promove relaxamento muscular, aliviando assim tensões e dores associadas a isso.

 

Canela de velho em cápsulas

 

Se você preza por praticidade e quer garantir a ingesta das quantidades adequadas dos princípios ativos presentes na canela de velho, então a versão em cápsulas é a mais adequada.

Nessa apresentação você pode levar a canela de velho para qualquer lugar e não precisa de nada para fazer o preparo.

É possível encontrar também a versão líquida, mas essa só está disponível em algumas farmácias mais específicas.

 

Conclusão

 

A canela de velho é uma erva com propriedades medicinais importantes e, por isso é largamente utilizada no Brasil de maneira geral.

Os efeitos para o organismo possuem comprovação, mas é preciso ter cuidado e fazer uso consciente, seguindo as recomendações de um profissional de saúde.

  • 3
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes