Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica

De acordo com os defensores da medicina alternativa, o chá de orégano é ótimo para infecções, ajuda com resfriados, gripes e sinusite.

  • 3
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

De acordo com os defensores da medicina alternativa, o chá de orégano é ótimo para infecções, ajuda com resfriados, gripes e sinusite.

O chá de orégano também deve ser bebido para combater uma série de outras doenças, incluindo problemas digestivos, e até mesmo usado externamente para lavar a pele irritada.

O orégano também é usado na aromaterapia contra a depressão. Seus efeitos centrais já eram conhecidos na antiguidade e hoje sabemos que se limitam aos fenóis voláteis da planta que, evaporando e simplesmente pela inalação, entram na corrente sanguínea e estimulam as áreas do cérebro responsáveis pelos pensamentos positivos.

Assim, algumas gotas de óleo essencial no queimador de essência são suficientes para surtir os efeitos desejados.

Mas quais são todos os benefícios do chá de orégano e como prepará-lo? Confira!

 

- Continue depois da Publicidade -

O que é o chá de orégano

 

Chá com orégano é uma bebida que tem um gosto amargo bastante específico, então nem todos vão gostar da infusão dessa erva.

- Continue depois da Publicidade -

No entanto, como dizem os defensores da medicina alternativa, o chá de orégano tem uma série de benefícios que compensam esse sabor. Quais são as vantagens? Quais são as propriedades do chá de orégano e em que casos vale a pena beber?

 

Por que as pessoas bebem chá de orégano?

 

O orégano tem um sabor apimentado e ligeiramente amargo. Isso faz com que o chá tenha um sabor distinto. Mas as pessoas tendem a beber o chá de orégano mais por seus benefícios potenciais à saúde do que por seu sabor.

- Continue depois da Publicidade -

Tradicionalmente, as pessoas usam chá de orégano para aliviar uma variedade de problemas de saúde, incluindo:

  • dor de garganta;
  • tosse;
  • náusea;
  • problemas digestivos;
  • síndrome do intestino irritável.

Devido às suas potenciais propriedades diuréticas, o orégano também tem sido usado para aliviar o inchaço e o edema.

 

Chá de orégano – propriedades curativas

 

chá de orégano numa xicara
Foto: Freepik

 

O chá de orégano tem muitas propriedades curativas e de promoção da saúde que estão diretamente relacionadas com as propriedades do orégano. Veja quais são:

  • Acalma infecções bacterianas e fúngicas (incluindo aquelas na cavidade oral);
  • Reduz dor de garganta durante a infecção;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor muscular associada à infecção;
  • Alivia a tosse persistente, tem efeito expectorante e diastólico nos brônquios;
  • Estimula a secreção de muco pela mucosa do trato respiratório superior;
  • Melhora a digestão e aumenta a secreção de suco gástrico e bile;
  • Tem efeito antidiarreico, é recomendado para flatulência e indigestão;
  • Efeito calmante
  • Tem propriedades diuréticas.

 

Efeito antioxidante

 

Primeiramente, mais pesquisas humanas precisam ser feitas para entender completamente os efeitos potenciais do orégano em nossa saúde. No entanto, muitos estudos in vitro mostraram que o orégano pode bloquear os efeitos nocivos de substâncias no corpo chamadas radicais livres.

Essas substâncias causam estresse oxidativo, que por sua vez promove o desenvolvimento de muitas doenças e enfermidades.

De acordo com muitas fontes, o estresse oxidativo pode danificar as células e aumentar o risco de certas doenças. O efeito antioxidante do orégano pode reduzir o acúmulo de radicais livres e melhorar a saúde.

 

Efeito anti-inflamatório

 

Flavonóides e compostos fenólicos de orégano podem reduzir a inflamação no corpo. Portanto, consumir esta erva pode ajudar com certas condições inflamatórias, como dores musculares ou articulares, irritação da pele ou tosse seca.

 

Atividade antibacteriana e antiviral

 

chá

 

O óleo do orégano também pode bloquear o crescimento de microorganismos, incluindo certos tipos de bactérias e vírus nocivos. Mas isso significa que esta planta herbácea incomum também pode desempenhar um papel no tratamento ou prevenção de certos tipos de infecção.

Sendo assim, um estudo de 2011 descobriu que a aplicação de uma pomada contendo extrato de orégano ajudou a reduzir o risco de infecção da ferida após a cirurgia, reduzindo a contaminação bacteriana.

Outro estudo de laboratório de 2011 descobriu que o óleo essencial de orégano foi eficaz contra alguns vírus respiratórios, incluindo aqueles que podem causar doenças respiratórias graves em crianças.

 

Você também pode gostar!

Melhora a digestão

 

Antes de tudo, vale a pena ter cuidado com todas as opiniões sobre as propriedades potenciais do orégano. Alguns deles parecem bons demais para ser verdade. Poucos estudos examinaram humanos e nenhum foi específico para o chá de orégano.

Isso não significa, no entanto, que não haja benefícios para a saúde em tomar chá de orégano. No entanto, muitas alegações sobre seus benefícios para a saúde não foram apoiadas por resultados de pesquisas.

Receita de chá de orégano

 

Chá
Foto: Freepik

 

A maneira mais fácil de fazer o chá de orégano é comprar um saquinho de chá de ervas já pronto e prepará-lo de acordo com as instruções do rótulo do produto.

Para preparar este chá em casa, você pode usar a mesma erva que é usada para cozinhar.

Ao preparar o chá, você deve:

  • Primeiramente, leve 1 copo de água para ferver,
  • Em seguida, despeje água fervente em um copo com 2 colheres de chá de orégano seco;
  • Reserve por 2-4 minutos,
  • Por fim, retire as ervas com uma peneira;
  • O chá assim preparado pode ser bebido quente ou frio.

 

Como usar o chá de orégano?

 

Com que frequência você deve beber chá de orégano? Tudo depende dos efeitos que queremos alcançar.

Mas se o chá de orégano é para ajudar nos problemas digestivos, você deve bebê-lo meia hora antes das refeições, se você se preocupa mais com seus efeitos expectorantes, o período não é tão importante.

Vale lembrar que, neste caso, não se deve tomar esse chá à noite. Além disso, não exagere: a dose recomendada não é mais do que 3-4 xícaras por dia.

 

  • Conheça o chá de moringa: conheça os benefícios, saiba como fazer e como consumir

 

 

O chá de orégano pode causar efeitos colaterais?

 

Orégano tem uma longa história de uso seguro em produtos alimentares e culinários.

Assim, a maioria das pessoas não sente os efeitos colaterais do consumo de chás e infusões feitas com ele. No entanto, se você beber muito deles, digamos mais de 4 xícaras por dia, você pode desenvolver indigestão.

Em casos raros, algumas pessoas também podem ter reações alérgicas ao orégano. Se você é alérgico a qualquer hortelã, deve evitar beber esse chá, pois pode sentir sintomas alérgicos desagradáveis.

 

Origem do orégano

 

orégano na colher
Foto: Freepik

 

Antes de tudo, o orégano é uma conhecida planta aromática  cuja ampla utilização a nível culinário e medicinal faz com que seja cultivada para nos poder proporcionar em qualquer época do ano, na forma fresca ou seca, os  seus benefícios.

Tipicamente mediterrâneo, já era conhecido e usado por egípcios e gregos. Para este último, carregava consigo um significado particular de paz e felicidade. A noiva e o noivo o usavam no dia do casamento.

Pertence à família Lamiaceae e inclui várias dezenas de espécies, entre as quais se destaca o orégano comum, o origanum vulgare. Da mesma família também existe a manjerona (ou seja, o origanum majorana ).

 

Informação final

 

Como uma erva, o orégano oferece muitos benefícios à saúde. Estudos científicos demonstraram que ele fornece propriedades antivirais e antibacterianas e contém antioxidantes valiosos.

 

  • 3
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes