Chá de Eucalipto: Conheça os benefícios para a sua saúde

Chá de Eucalipto é calmante e ajuda no controle da glicemia

O chá de eucalipto é proveniente das folhas de uma árvore de grande porte, que chega a até 90 metros de altura. Ela está presente em vários lugares do Brasil e tem pequenas flores. Os frutos, por sua vez, são em formato de cápsula.

Mas mais importante do que conhecer a planta, é saber que ela possui uma série de propriedades importantes. Provavelmente, a mais conhecida é o combate a infecções respiratórias, visto que é expectorante a antimicrobiano.

As folhas são muito importantes e, com elas, é possível preparar o chá ou ainda extrair o óleo essencial que tem grande importância medicinal.

Então, se você quer saber mais sobre o chá de eucalipto, formas de preparo e suas incríveis propriedades, não perca esse texto!

 

Chá de eucalipto, óleo essencial e outras apresentações

 

Chá e óleo de eucalipto. Fonte: Pajaris

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

O chá de eucalipto tem como matéria prima as folhas secas da árvore conhecida como Eucalyptus globulus.

Essa é uma espécie de grande importância medicinal, da qual é possível obter o chá, além de óleo medicinal. Em lojas de produtos naturais, você encontra o óleo facilmente. Você pode usar ele na forma de vapores para inalação.

Além disso, devido às suas propriedades medicinais, é possível encontrar o eucalipto também na forma de xaropes e sachês específicos para infusão.

Apesar de a propriedade como medicamento para problemas respiratórios ser a mais importante, é preciso ter alguns cuidados.

Primeiramente, o eucalipto não é adequado para crianças com menos do que 12 anos, visto que pode provocar alergias e falta de ar.

Para bebês, é preciso evitar inclusive o uso externo. Passar o óleo de eucalipto na pele de crianças pode provocar alergias e irritações.

Além disso, por mais que seja seguro consumir o chá de eucalipto, o ideal é que você procure um profissional de saúde.

Ele saberá te dar as orientações corretas sobre o uso desse chá na sua rotina e estabelecer as doses ideais de acordo com as suas necessidades.

 

 

Principais benefícios do eucalipto

 

Folhas de eucalipto com pilão. Fonte: Tua saúde

 

Antes de falar sobre o chá de eucalipto especificamente, é importante você conhecer todas as propriedades da planta para a sua saúde em geral.

Se você pensava que o eucalipto era somente uma árvore da indústria florestal, está mais do que na hora de saber que é uma planta medicinal incrível.

As folhas estão cheias de compostos interessantes, capazes de beneficiar em muito a sua saúde. Então, veja a seguir quais são as principais aplicações:

 

O eucalipto e as emoções

 

Chá da tarde. Fonte: Mexido de Ideias

 

O chá de eucalipto contribui positivamente para o equilíbrio das emoções. Isso porque na aromaterapia, o óleo essencial tem propriedade calmante e relaxante.

Inclusive, esse é um dos aromas preferidos da aromaterapia. Não é a toa que você encontra tantos produtos com esse cheiro

 

Tratamento da tuberculose

 

A tuberculose ainda é uma das principais doenças com importância para a saúde pública no Brasil e em várias partes do mundo.

Com o diagnóstico, é muito importante seguir corretamente as instruções para um tratamento eficiente e adequado.

Mas juntamente com isso, é possível usar o eucalipto. Apesar de não substituir o tratamento comum, ele funciona bem como coadjuvante.

 

O chá de eucalipto beneficia o sistema respiratório

 

Primeiramente, o chá de eucalipto é um broncodilatador. Assim, ele relaxa os brônquios nos pulmões, garantindo assim a ventilação adequada para o corpo.

Isso é fundamental para que a pessoa respire confortavelmente e, para garantir o aporte de oxigênio para todo o corpo.

Além disso, a planta funciona bem como expectorante, ou seja, ajuda a remover o muco acumulado nas vias aéreas.

Nesse caso, você pode usar o chá ou o óleo para fazer vaporizações. É possível também combinar ele com tília ou camomila para intensificar os efeitos.

O óleo também ajuda a amenizar dores de garganta e laringe, além de ser um ótimo antisséptico. Assim, elimina os microrganismos do trato respiratório.

 

O chá de eucalipto e o controle da glicemia

 

A infusão das folhas de eucalipto também é excelente para diminuir os níveis de glicose no sangue.

Por isso, ele é excelente para pessoas com diabetes. Mas é importante dizer que não se deve de forma alguma interromper o tratamento convencional.

Então, o chá de eucalipto serve como um auxiliar no controle da diabetes. Além disso, não tome mais do que uma xícara por dia, porque isso pode ser maléfico.

 

O eucalipto é um excelente antiparasitário

 

Eucalipto é um parasitário. Fonte: Mais Vibes

 

O eucalipto é um excelente antiparasitário, graças aos princípios ativos presentes nas suas folhas.

Sendo assim, tanto o chá de eucalipto quanto o óleo essencial em si ajudam na expulsão dos principais parasitas intestinais.

 

O chá de eucalipto é bom para o trato urinário

 

Uma das principais propriedades do eucalipto é a de combater o crescimento e proliferação de microrganismos, como fungos e bactérias.

Sendo assim, o chá de eucalipto ajuda a prevenir e barrar infecções provocadas por esses organismos.

Sendo assim, a bebida serve como auxiliar no tratamento de infecções do trato urinário, que são bastante comuns, principalmente nas mulheres.

Além disso, o óleo essencial serve como antisséptico urinário, contra a proliferação de fungos e bactérias patogênicos.

Ademais, essa espécie vegetal contribui positivamente para vários tipos de inflamações e infecções comuns do ser humano.

 

  • Conheça também: Chá de guaco combate bronquite, asma e tosse (veja como fazê-lo)

 

Vantagens menos conhecidas do chá de eucalipto

 

Folhas de eucalipto e óleo. Fonte: Sadestar

 

Você viu no tópico anterior que o chá de eucalipto é excelente para uma série de coisas. Mas existem ainda alguns outros benefícios menos conhecidos.

Veja quais são eles:

  • Dor ciática: você pode usar o chá de eucalipto para fazer uma compressa no local acometido. Deixe repousar com 10 minutos e, depois você pode fazer uma massagem com óleo;
  • Inflamação de garganta: você pode tomar uma xícara de chá bem concentrado ou, até mesmo mascar as folhas da planta;
  • Tratar gripes e resfriados: quando estiver doente, experimente usar o chá diariamente e você provavelmente vai sarar mais rapidamente;
  • Combate a tosse: como o chá de eucalipto diminui a formação e acumulo de muco nos pulmões, ajuda a diminuir o sintoma da tosse. Fazer compressas e fazer massagens com óleo também é benéfico;
  • Bronquite: inalar o vapor do chá é muito benéfico para quadros respiratórios desse tipo;
  • Mau hálito: o eucalipto diminui o crescimento de bactérias. Por isso, ajuda a diminuir os quadros de mau hálito;
  • Tratamento da acne: o vapor do chá, ajuda a eliminar a acne e, também combate inflamações da pele;
  • Fadiga mental: o eucalipto tem substancias que estimulam o sistema nervoso e melhora a concentração. Com isso, ajuda a combater a apatia e o esgotamento mental.

 

Aprenda a preparar a bebida

 

Chá de eucalipto. Fonte: The strong movement

 

O chá de eucalipto tem muitas vantagens para quem consome, mas é muito importante saber como preparar a bebida adequadamente.

Seja, para gripe, febre, tosse, bronquite, acne, vermes intestinais ou dor muscular, o chá usado é basicamente o mesmo. Então, veja a seguir as principais dicas para o preparo:

  1. Primeiramente, saiba que a parte mais usada da planta é a folha. A maioria das pessoas utiliza a planta triturada e seca. É muito importante que a folha esteja seca para que se prepare o chá adequadamente. Além disso, observe a origem dela.
  2. Sendo assim, é fundamental comprar as folhas de eucalipto em uma loja confiável, para garantir a pureza delas.
  3. Ademais, observe a data de colheita e a validade dessas folhas. Se forem muito antigas, elas podem mofar. Isso é bastante perigoso para quem consome o chá, pois existem fungos patogênicos maléficos com os quais você precisa ter bastante cuidado.
  4. Então, com folhas secas de boa qualidade em mãos, coloque 200mL de água para ferver. Quando ela entrar em ebulição, desligue e fogo e adicione uma colher de sopa bem cheia de folhas.
  5. Deixe o líquido descansar até que a bebida fique morna. Quando a temperatura estiver agradável, coe, adoce e consuma na hora.

A melhor coisa a se fazer é preparar o chá de eucalipto na hora do consumo, pois assim você não perde as substâncias importantes para as suas ações.

 

 

Existem efeitos colaterais?

 

Chá de eucalipto é bom pra pele. Fonte: freepik

 

Os principais efeitos colaterais do eucalipto se prendem com o seu uso excessivo e incluem dermatite, dificuldade para respirar e taquicardia.

Alguns estudos também relataram que o uso exagerado do eucalipto pode provocar sonolência ou hiperatividade.

A tintura de óleo de eucalipto pode aumentar a ação do fígado, fazendo com que o efeito de alguns remédios seja reduzido, por isso se uma pessoa faz uso de algum medicamento diariamente é necessário consultar o médico para saber se pode ou não utilizar o eucalipto.

 

Contraindicações do eucalipto

 

Chá de eucalipto pode dar alergia. Fonte: Terra

 

É muito comum que as pessoas pensem que chás e medicamentos naturais em geral não possuem contraindicações.

Mas não é bem assim. Mesmo os ingredientes naturais, possuem princípios ativos. São justamente esses ingredientes que trazem benefícios para o organismo.

Em excesso eles são maléficos e podem até provocar problemas sérios. No caso do chá de eucalipto, o maior problema é a alergia.

Muitas pessoas são alérgicas às substancias presentes no eucalipto. Por isso, é preciso ter bastante cuidado antes de consumir o chá de eucalipto.

Se ao longo da sua vida você já teve algum tipo de reação com o uso do eucalipto em outras apresentações, é melhor buscar por outras alternativas para evitar esse tipo de problema.

Reações alérgicas levam a pessoa a ter crises de vômito, diarreia, dor de cabeça e também a ter problemas para respirar.

 

Nem todo mundo pode consumir o chá de eucalipto

 

Fonte: Dr. Eduardo Rosa

 

Além da questão das relações alérgicas, saiba que nem todas as pessoas podem tomar o chá de eucalipto.

Isso vale por exemplo, para as gestantes, que não podem tomar nenhum tipo de medicamento ou fitoterápico sem a prescrição médica.

Para as lactantes vale a mesma premissa, pois os princípios ativos do chá de eucalipto podem ser eliminados no leite.

Caso isso aconteça, pode levar o bebê a ter alergias e falta de ar, por exemplo. Pelo mesmo motivo, crianças com menos de três anos de idade não devem usar o chá.

Ademais, o chá de eucalipto pode alterar o mecanismo de ação dos principais medicamentos sedativos, analgésicos e anestésicos.

O maior problema nesse caso é que a bebida pode aumentar o efeito dos medicamentos sobre o fígado, elevando assim a toxicidade.

Indivíduos com epilepsia não devem consumir o chá de eucalipto, visto que os princípios ativos presentes nas folhas desencadeiam crises desse tipo.

Por fim, pessoas com problemas relacionados ao fígado e vesícula biliar também devem evitar o consumo do chá de eucalipto.

Dessa forma, antes de começar a usar o chá de eucalipto no dia a dia, certifique-se de que você não tem nenhum desses problemas citados.

Além disso, converse com o seu médico de confiança, pois só ele é capaz de te orientar em relação ao uso correto da bebida, sem que isso traga riscos para a sua saúde.

 

  • Veja ainda: No chá verde foi encontrada uma substância que protege contra o Corona vírus

 

Como usar o chá de eucalipto em casos de gripe e resfriado

 

Chá é bom pra gripe. Fonte: Oficina de Ervas

 

Como você já viu, o chá de eucalipto é um importante antimicrobiano em anti-inflamatório de uso geral.

Por isso ele é ótimo em crises respiratórias em geral, inclusive no caso de gripes e resfriados.

Nesses casos, tanto o chá de eucalipto quanto o óleo essencial são excelentes e possuem efeitos benéficos.

Sendo assim, nesses casos você pode tanto tomar o chá morno, quanto usar a bebida para fazer inalação do vapor.

As duas formas de uso podem ajudar bastante na eliminação do muco e minimização dos sintomas e incômodos relacionados.

Além disso, você pode também fazer um escalda pés com as folhas da planta. Isso ajuda a melhorar a circulação local e, também desinflamar e relaxar.

Viu só quantos benefícios em uma única planta? E o cheiro ainda é maravilhoso e vai te deixar relaxado.

Em caso de gripes intensas, você pode tomar até três xícaras de chá de eucalipto por dia durante uma semana.

 

Inalação com eucalipto

 

Vapor de eucalipto . Fonte: Sante Magazine

 

A inalação das folhas de eucalipto ajuda a melhorar em muito quadros de problemas respiratórios.

Fazer isso é bem simples. Basta colocar algumas folhas em uma bacia com água quente, aproximar a cabeça da água e respirar o vapor.

Para intensificar o efeito, cubra a cabeça com uma toalha. Você pode fazer isso também com o chá de eucalipto já pronto.

 

Conclusão

 

Viu só quantos benefícios o chá de eucalipto pode te proporcionar? Mas antes de consumir a bebida, converse com o seu médico e certifique-se de que o uso é seguro.

cháChá de eucaliptochás para a saúdechás para infecção urináriaEucaliptoóleo essencial de eucalipto