Folha de goiaba ajuda a combater a infecção urinária? Quais os benefícios?

A folha de goiaba muitas vezes é subestimada e descartada, mas a verdade é que ela pode ser incrível para a sua saúde. Conheça os benefícios do chá de folha de goiaba!

- Continue depois da Publicidade -

A folha de goiaba muitas vezes é subestimada e descartada, mas a verdade é que ela pode ser incrível para a sua saúde. Conheça os benefícios do chá de folha de goiaba!

A goiaba é uma fruta tropical muito consumida no Brasil, que é excelente por ser boa fonte de vitaminas A, do complexo B e C, além de ferro, fósforo e outros nutrientes de grande importância.

Mas não é apenas a fruta em si que possui propriedades importantes. As folhas também são excelentes e podem ter um impacto muito positivo para a sua saúde em geral.

Por isso, utiliza-se as folhas em chás medicinais.

Então, vale muito apena conhecer melhor as propriedades das folhas de goiaba. Sendo assim, continue lendo esse texto para saber mais sobre isso.

 

- Continue depois da Publicidade -

A folha de goiaba possui propriedades medicinais importantes

 

folha de goiaba
Foto: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

A folha de goiaba é um ingrediente ótimo para o preparo de chás, graças às suas propriedades medicinais.

Mas tenha atenção em consumir da maneira adequada porque em excesso é possível que isso faça mal para a sua saúde.

Quando consumidas da maneira correta e na dose certa, as folhas de goiaba possuem propriedades importantes. Veja quais são as principais indicações:

 

- Continue depois da Publicidade -

Folha de goiaba e diarreia

 

As folhas de goiabeira, sobretudo os brotos, possuem alta concentração de taninos, que são compostos com propriedades adstringentes como diz o estudo Psidium guajava: a review of its traditional uses, phytochemistry and pharmacology.

Assim, além de reduzirem a mobilidade intestinal, também contribuem para eliminar possíveis infecções.

 

Folha de goiaba pode curar feridas?

 

folha de goiaba

 

Entre as propriedades medicinais da folha de goiaba, pode-se salientar a de cicatrizar feridas e possuir ação antisséptica, como relata o estudo Guava (Psidium guajava L.) Leaves.

Para usufruir disso, você precisa conseguir extrair o líquido dessas folhas, ou seja, pode usar um chá bem concentrado. Com ele, faça compressas sobre a pele lesionada.

 

Infecções bucais e na garganta

 

Utiliza-se o chá das folhas da goiaba para fazer bochechos caso a pessoa tenha algum tipo de infecção ou inflamação na área da boca e garganta.

 

Problemas estomacais

 

O chá das folhas de goiaba é uma alternativa barata, prática e totalmente natural para quem precisa de tratamento para úlcera e gastrite.

Mas lembre-se de que apesar de ser natural, a planta possui compostos ativos e, quando em excesso, eles podem provocar prejuízos para a sua saúde.

Sendo assim, sempre faça uso do chá após uma avaliação e recomendação de um profissional de saúde.

 

 

Prepare o chá da maneira correta

 

folha de goiaba

 

O chá feito com a folha da goiaba possui propriedades medicinais importantes e pode ser preparado de maneira bastante simples na sua casa mesmo.

Para isso, tudo o que você vai precisar é:

  • 1 colher de sopa de folhas de goiaba secas rasuradas (partida em pedaços menores)
  • 500 ml de água

Coloque a água sozinha em uma panela limpa e leve ao fogo até que comece a ferver. Quando isso ocorrer, coloque as folhas, mexa um pouco e deixe descansar.

Depois de 10 a 15 minutos o seu chá estará pronto e, então você poderá coar e consumir ainda morno.

É recomendado que você consuma a bebida sem açúcar, mas se você achar o sabor desagradável, pode adicionar alguma fruta, inclusive o limão.

 

Principais dúvidas sobre as propriedades da folha de goiaba

 

A internet está cheia de informações e fica difícil saber o que é verdade ou não.

Sendo assim, frequentemente surgem informações sobre os benefícios do chá de folha de goiaba. Mas será que eles são reais?

Então, antes de sair por aí ingerindo essa bebida, dê uma olhada nas principais dúvidas que surgem sobre os efeitos da planta.

 

 

Esse chá é benéfico para o cabelo?

 

folha de goiaba

 

Frequentemente as pessoas aplicam o chá de folha de goiaba nos cabelos, com o intuito de estimular o crescimento.

No entanto, até o momento não existem estudos científicos efetivos que comprovem que essa seja realmente um benefício associado a essa bebida.

 

Posso dar a bebida para o meu bebê

 

Primeiramente, os bebês de até seis meses de idade devem ingerir apenas leite materno. Sendo assim, a água e outras bebidas devem ser excluídos da alimentação.

Depois disso, a ingestão de qualquer alimento ou chá deve ser recomendada pelo pediatra. Sendo assim, o consumo da bebida é desaconselhado.

Você também pode gostar!

Por outro lado, para crianças maiores esse chá pode ser benéfico em casos de diarreia. Mas de qualquer maneira, caso os sintomas sejam muito intensos, é preciso levar a criança ao médico e seguir as recomendações.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

O chá de folha de goiaba elimina a infecção urinária?

 

folha de goiaba

 

Uma das principais dúvidas que surgem em relação à folha de goiaba, diz respeito ao seu poder de combater infecções, especificamente a urinária.

Já existem sim estudos que sugerem que a bebida pode ajudar em relação a isso, mas não há comprovação efetiva.

Sendo assim, recomenda-se o consumo de outros chás que já possuem esse efeito comprovado para o organismo.

Se você estiver com infecção urinária, pode ingerir outros chás que possuem essa característica comprovada, como chapéu-de-couro e as folhas de abacate.

Além disso, nesses casos é preciso passar por uma consulta médica para que ele avalie a necessidade de prescrever antibióticos.

 

Posso usar o chá contra dor de dente?

 

É sabido que o chá de folha de goiaba é eficiente contra alguns tipos de inflamações e infecções, sobretudo de boca e garganta.

Sendo assim, ele pode e deve ser usado em casos de dor de dente. Mas sempre seguindo a recomendação de buscar por um profissional de saúde caso o quadro não se solucione rapidamente.

 

 

Contraindicação

 

Devido ao efeito de reduzir a mobilidade intestinal, o chá de folha de goiaba não é recomendado para pessoas que tenham o intestino preso.

Além disso, gestantes também não devem consumir ervas, a não ser que tenham uma recomendação médica para isso.

Deve-se considerar ainda, que o seu consumo excessivo pode diminuir a quantidade de açúcar na corrente sanguínea, provocando hipoglicemia. Por isso, todas as pessoas devem ter cuidado com as quantidades.

 

  • Confira também: Chá de erva-doce para perda de peso e outras propriedades nutricionais

 

Existem benefícios atribuídos erroneamente a esse chá?

 

Para o chá de folha de goiaba, vale o mesmo que para qualquer outro. Deve-se ter prudência e consumir apenas as quantidades recomendadas.

Além disso, é preciso buscar sempre por informações confiáveis sobre os benefícios e formas de consumo.

Isso porque as plantas medicinais possuem princípios ativos que podem ser nocivos à saúde caso consumidos em doses muito elevadas.

 

 

Folha de goiaba para tratamento capilar, realmente funciona?

 

Muitas pessoas dizem que o tratamento com folha de goiaba é eficiente para reduzir a queda de cabelo.

Até hoje não existem estudos que comprovem os efeitos diretos do chá para os fios, mas de acordo com a sabedoria popular, observa-se uma melhora considerável com a aplicação.

Existem fortes indícios de que o chá de folha de goiaba tenha os seguintes benefícios para os fios:

  • Diminui a queda;
  • Estimula o crescimento mais rápido dos fios;
  • elimina a caspa e reduz a oleosidade da raiz;
  • hidrata e nutre os fios, deixando-os mais macios e brilhantes;
  • age como um protetor solar natural, formando uma barreira nos fios de cabelo.

No entanto, quando você consulta um médico sobre esse assunto, a questão muda completamente.

Isso porque de acordo com a literatura médica não existem indícios de que a folha de goiaba realmente auxilia na saúde e bem estar dos cabelos.

Por isso, o uso do chá nos cabelos não é algo que tenha credibilidade, sendo assim, nenhum profissional de saúde vai recomendar que você faça isso.

No entanto, esse chá usado para esse fim não é prejudicial para os cabelos. Sendo assim, o único problema será o risco de você perder tempo fazendo o tratamento e, acabar sem nenhum resultado efetivo.

 

O que posso fazer pelos meus cabelos efetivamente?

 

Antes de mais nada, se você estiver com problema de queda de cabelo, a primeira coisa que deve fazer é buscar um profissional que possa fazer uma avaliação e, então determinar a causa disso.

As quedas podem ocorrer por motivos variados, que incluem fatores genéticos, falta de vitaminas, doenças do couro cabeludo, entre outros.

Caso detecte a presença de alguma doença de pele, deve-se seguir um tratamento específico.

Em contrapartida, caso seja falta de vitaminas, é preciso que você melhore a sua alimentação, ou até mesmo passe a tomar um polivitamínico.

Por fim, se o seu problema for hidratar os fios e deixa-los mais macios, existem alternativas naturais bastante eficientes, como óleo de coco e babosa, por exemplo.

Sendo assim, nesse caso, é melhor investir em algo que seja comprovado.

 

Conclusão

 

Se você costuma comer goiaba, já se beneficia com as principais propriedades que essa fruta pode te oferecer.

Mas da próxima vez, não jogue fora as folhas; pois elas também possuem propriedades medicinais incríveis, podendo ser usadas em várias situações.

Agora que você já leu este artigo, sabe quais são os benefícios reais dessa bebida e, também aprendeu a como preparar o chá, seja para beber ou para usar de forma tópica.

De qualquer forma, vale salientar que esse texto não substitui a avaliação e o aconselhamento de um profissional de saúde. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre a folha da goiaba, procure um serviço médico.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes