Chá de Hortelã – A bebida digestiva e poderosa no tratamento de náuseas

A infusão pode ser ingerida quente ou fria e traz benefícios incríveis para a digestão.

607

O chá de hortelã faz sucesso no mundo todo graças ao seu frescor e aroma delicioso. Além disso, as propriedades terapêuticas da planta garantam que ela seja uma aliada incrível para a saúde. Assim, seguindo com nosso especial de alimentos curativos, agora confira todo o poder do chá hortelã.

 

Benefícios do chá de hortelã

Primeiramente, a hortelã é uma erva rica em antioxidantes, que ajudam a proteger e reparar as células dos danos causados por radicais livres.

Além disso, o chá de folhas de hortelã também ajuda a proporcionar uma noite de sono tranquila, especialmente se combinado com outras ervas calmantes como a camomila ou a lavanda.

 

  • Veja também os benefícios do Chá de Gengibre, que é termogênico e grande aliado da saúde. Além do Chá de Carqueja que é diurético, digestivo e emagrece.
pra que serve o chá de hortelã
Imagem: Reprodução / Real Simple

 

Contudo, é na hora da digestão que essa infusão poderosa brilha de verdade. Há muitos séculos que a humanidade reconhece os poderes curativos da hortelã. O próprio Ministério da Saúde do Brasil destaca as propriedades antiespasmódicas. Por isso, ela alivia qualquer forma de espasmos no intestino e pode, inclusive, ser utilizada durante o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável.

Aliás, o chá de hortelã é excelente no alívio dos gases intestinais, pois ele aumenta a secreção do suco digestivo e, com isso, reduz as contrações musculares estomacais.

A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz,, pontua também que o chá de hortelã ajuda a combater o inchaço e a flatulência.

Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago. Para obter todos esses benefícios, o ideal é beber de 1 a 2 xícaras de chá ao dia.

 

pra que serve cha de hortela beneficios
Imagem: Reprodução / Pinterest

Quando tomar o chá?

Ademais, a hora de ingerir a bebida faz toda a diferença. Se você tem problemas digestivos, por exemplo, o ideal é tomar 1 xícara da infusão sempre após as refeições.

Por outro lado, quem quer aproveitar as propriedades calmantes do chá pode ingerir a bebida antes de dormir. Assim é possível garantir uma noite de sono mais tranquila e, de quebra, facilitar a digestão após o jantar. Excelente mix, não é mesmo?

Você também pode gostar!

Contudo, ainda que a hortelã ajude a acalmar, quem sofre com a insônia constante terá mais sucesso apostando em uma higiene do sono. Se esse for o seu caso, clique aqui e aproveite para conferir também o nosso especial que ensina como dormir mais rápido.

 

Hortelã ou menta? Qual a diferença?

Ainda que as plantas pertençam ao mesmo gênero (Mentha), são duas espécies diferentes. Portanto, para simplificar, o melhor é experimentar, já que o sabor muda.

Enquanto a hortelã é mais forte e ardida, com folhas estreitas e pontiagudas, a menta é suave e tem folhas mais alargadas.

 

receita de chá de hortelã
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Como preparar o chá de hortelã?

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, o chá de hortelã auxilia na digestão. Além disso, ele também atua no tratamento de parasitoses intestinais, bem como das diarreias causadas por ameba ou giardíase. Para isso, é preciso seguir a indicação de uso:

 

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de folhas frescas ou 1 colher (chá) de folhas secas
  • 150 ml de água

 

Modo de preparo

  1. Primeiramente, ferva a água e desligue assim que levantar fervura.
  2. Na sequência, adicione a hortelã, tampe e deixe abafar por 5 minutos.
  3. Beba em seguida e repita de 2 a 4 vezes por dia, enquanto durarem os sintomas.

Confira agora Vídeos sobre o Chá de Hortelã

Fontes: Cartilha de Plantas Medicinais do SUS e Hospital Oswaldo Cruz.

você pode gostar também