Chá de manjericão: benefícios para a mente e o corpo

As propriedades curativas do manjericão não trazem benefícios apenas para o corpo: é também um excelente remédio natural para a ansiedade e o estresse

- Continue depois da Publicidade -

manjericão é uma planta aromática utilizada principalmente na cozinha. O chá de manjericão também é uma excelente fonte de nutrientes e de propriedades terapêuticas.

Esta planta tem sido consumida na forma de chá há milênios na Índia e ainda é um dos remédios mais amplamente usados ​​para gripes, resfriados, doenças cardiovasculares e problemas de visão atualmente.

No entanto, as propriedades curativas do manjericão não trazem benefícios apenas para o corpo: é também um excelente remédio natural para a ansiedade e o estresse.

Benefícios do chá de manjericão

 

- Continue depois da Publicidade -

manjericão
Foto: Freepik

 

Uma xícara de chá de manjericão pode ser a verdadeira cura para tempos de estresse e ansiedade: além de acalmar, também ajuda a aumentar as defesas e aliviar dores de cabeça.

- Continue depois da Publicidade -

A infusão ou chá de manjericão é a melhor forma de aproveitar ao máximo todas essas propriedades. Hoje queremos revelar 8 boas razões pelas quais vale a pena beber todos os dias .

 

1 – Melhora a saúde respiratória

 

manjericão no vaso
Foto: Pinterest

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

O manjericão também atua positivamente no trato respiratório, graças ao seu efeito expectorante, que ajuda a reduzir o risco de aparecimento de problemas como asma e bronquite.

Também é útil em caso de gripe ou resfriado, pois melhora a eficácia do sistema imunológico. Ele também tem fortes efeitos purificadores e antibacterianos.

 

2 – Protege os rins

 

manjericão
Foto: Pexels

 

O manjericão tem uma função diurética , por isso ajuda a garantir o bom funcionamento dos rins.

Em particular, a ação desta planta é útil quando precisamos nos livrar do excesso de toxinas do nosso corpo.

Graças aos antioxidantes presentes no manjericão, ajudaremos a reduzir o risco de danos oxidativos. Também seremos capazes de diminuir o risco de desenvolver cálculos renais.

 

  • Confira também: Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica

 

3 – Combate o estresse e depressão

 

manjericão

 

O manjericão é uma planta muito útil para combater o estresse. É capaz de relaxar o corpo, tanto no plano físico como em relação ao estado mental.

Quando tomado em quantidades moderadas, o chá de manjericão pode prevenir a produção excessiva de cortisol, que é considerado o hormônio do estresse, aumentando a liberação de endorfinas.

De acordo com o Journal of Ayurveda and Integrative Medicine, o manjericão tem propriedades antidepressivas e anti-ansiedade comparável ao diazepam e às drogas antidepressivas.

Um estudo descobriu que pessoas que tomaram 500 miligramas (mg) de extrato de manjericão todos os dias se sentiram menos ansiosas, estressadas e deprimidas. As pessoas também se sentiam mais sociais.

 

4 – Alivia dores de cabeça

 

manjericão

 

As substâncias contidas no manjericão, com evidentes propriedades anti-inflamatórias, ajudam a efetuar uma ação calmante contra as dores de cabeça.

Na verdade, os compostos contidos na planta otimizam a oxigenação celular e ajudam a corrigir a circulação.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Em vez do chá de manjericão, podemos usar neste caso, para obter um bom efeito, até compressas quentes na zona a tratar.

 

5 – Melhora a digestão

 

 

manjericão

 

O alívio da dor de estômago, do excesso de ar no estômago e da inflamação é possível graças ao manjericão.

O chá de manjericão é um excelente remédio para os momentos de indigestão que podem acontecer ao comer um pouco mais do que o normal. O manjericão, de fato, consegue diminuir a produção de sucos gástricos.

 

 

Como fazer chá de manjericão

 

chá de manjericão

Ingredientes:

  • 10 gramas de folhas frescas de manjericão
  • 1 litro de água

Preparação

  1. Coloque o litro de água em uma panela e leve para ferver.
  2. Antes de começar a ferver, adicione as folhas de manjericão frescas (não secas) e deixe ferver por 3 minutos.
  3. Após este tempo, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por mais 2 minutos.
  4. Se quiser, pode adoçar com um pouco de mel ou açúcar mascavo.

 

  • Conheça também o chá de moringa: conheça os benefícios, saiba como fazer e como consumir

 

Como cultivar o manjericão?

 

manjericão
Foto: Pexels

 

Esta planta gosta de um local ensolarado, ao abrigo do vento. O solo deve ser fértil e cheio de de nutrientes. Devemos regá-la abundantemente.

Para fazer o chá de manjericão deve-se saber que cultivar manjericão, ela não deve florescer. Nessa situação, a planta concentra toda a sua energia nas inflorescências, pois quer produzir sementes e não folhas novas.

Para garantir que a planta não floresça, vale a pena retirar as folhas do seu topo.

É importante deixar algumas folhas na base do caule para que possam fotossintetizar a partir dos raios solares.

 

Características do manjericão

 

O manjericão é um pequeno arbusto com folhas verdes arredondadas características. O período de floração ocorre na virada de julho e agosto. Esta erva tem sabor e cheiro agradáveis. Repele insetos e também é cultivada como planta ornamental.

 

Outras maneiras de utilizar o manjericão

 

manjericão
Foto: Pexels

 

Das folhas à semente, o manjericão é considerado um tônico para o corpo, a mente e o espírito. Diferentes partes da planta são recomendadas para o tratamento de diferentes condições:

  • Use suas flores frescas para bronquite.
  • Use as folhas e sementes no chá de manjericão, com pimenta-do-reino, para a malária.
  • Use a planta inteira para diarreia, náusea e vômito.
  • Use a pomada para o eczema.
  • Use um óleo essencial feito com as folhas para picadas de insetos.

Muitos estudos apoiam o uso de toda a planta do manjericão para uso humano e seu valor terapêutico. O valor nutricional também é alto, pois contém:

  • vitamina A e C;
  • cálcio;
  • zinco;
  • ferro.

Atenção! Pessoas com problemas de fígado, bem como mulheres grávidas e crianças pequenas, devem consumir manjericão com cautela e moderação.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes