Saliva azeda o alimento.

Colocar a colher na comida após ter colocado na boca azeda o alimento?

Anti-higiênico ou maléfico à saúde? Assunto no BBB, saiba como a saliva é capaz de azedar o alimento e por que esse hábito é tão prejudicial

Compartilhe

Muita gente já foi repreendido pela mãe ou avó ao comer um doce e colocar a colher usada de volta ao pote para pegar mais, não é mesmo? Porém, poucos sabem o real motivo disso: essa prática pode azedar o alimento.

Se você achava que esse hábito era apenas anti-higiênico, está muito enganada. Portanto, mesmo quando só você for comer o doce ou qualquer outra comida, evite utilizar a mesma colher para comer e pegar o alimento.

O questionamento sobre isso foi levantado recentemente pelos brothers que estão confinados no BBB 22. Na ocasião, Bárbara, Jade e Viny discutiam sobre poder ou não colocar a colher da boca para a panela.

Desta forma, para que não haja dúvidas, trouxemos uma explicação detalhada do porquê você não deve fazer isso.

 

 

Por que usar a mesma colher para comer e se servir azeda a comida?

 

Por causa da saliva. Quando colocamos um alimento na boca, a saliva já entra em ação para quebrar as moléculas de amido dessa comida.

Isso acontece porque a saliva possui uma enzima chamada ptialina, também conhecida como amilase salivar. Ela é responsável por ajudar no processo de digestão, assim como os dentes e a língua. Por isso, ao colocar uma colher com saliva em um prato ou pote de comida, ele irá azedar.

Portanto, o simples contato do alimento com a comida faz com que ela comece a ser digerida, estando na boca ou não.

Além disso, se você costuma tomar refrigerante, leite ou suco direto na garrafa, saiba que também está correndo o risco de azedar a bebida. Então se você notar um gosto azedo no leite após menos de um dia, mesmo que ele esteja na geladeira, o grande culpado por isso é você.

 

 

  • Veja também Vitiligo: causas, como evitar e famosos que tem

 

As bactérias

 

Outro perigo gerado ao colocar uma colher suja de volta ao pote é a proliferação de micro-organismo, inclusive bactérias. Isso porque elas estão em toda parte, especialmente na nossa boca.

Portanto, ao colocar a colher usada no pote pode fazer com que a bactéria que estava na boca passe para o alimento e se prolifere. Como resultado, outra pessoa pode acabar pegando essa bactéria também.

Os micro-organismos podem gerar uma série de problemas à saúde. Dentre eles:

  • Intoxicação alimentar
  • Vômito
  • Dores abdominais
  • Febre
  • Diarreia
  • Cólica

Por isso, é importante ficar atento a qualquer aparência diferente do alimento, ou gosto ruim. E se caso sentir algum dos desconfortos acima, um médico deverá ser consultado.

 

 

Conclusão

 

Colocar a colher na comida após ter colocado na boca azeda o alimento. Afinal, a saliva tem poder de começar o processo de digestão da comida. Sendo assim, não é recomendado colocar a colher usada de volta ao pote ou ainda beber no gargalo.

Além de azedar a comida e a bebida, isso também pode gerar problemas à saúde.

 

  • Por fim, confira Retinoblastoma: detalhes do câncer raro da filha de Tiago Leifer

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias