7 produtos que causam descoloração do esmalte do dente: cuidado com eles!

A maioria de nós culpa o café, o chá ou os cigarros pela descoloração do esmalte do dente. Descubra os produtos responsáveis!

- Continue depois da Publicidade -

A maioria de nós culpa o café, o chá ou os cigarros pela descoloração do esmalte do dente. Enquanto isso, medicamentos, especiarias ou frutas escuras podem ser responsáveis ​​pelas marcas nos dentes. Descubra os surpreendentes produtos responsáveis ​​pela descoloração dos dentes.

O esmalte dos dentes muda com a idade. Quanto mais velhos somos, mais poroso e menos liso o esmalte se torna.

O que mancha os dentes?

As substâncias alimentares alcançam rachaduras ou fendas mais rapidamente e criam descoloração. Por isso, vale a pena ficar atento aos produtos que comemos regularmente, para que não afetem negativamente a aparência dos dentes.

1 – Antibióticos

- Continue depois da Publicidade -

remédio
Foto: Freepik

Antes de tudo, os medicamentos usados ​​no tratamento de alergias, hipertensão, isquemia cardíaca ou insuficiência circulatória são responsáveis ​​pela descoloração do esmalte.

- Continue depois da Publicidade -

Mas os antibióticos do grupo das tetraciclinas têm efeito semelhante, podendo causar alteração permanente na cor do esmalte (manchas amarelas ou marrons perto da gengiva), danos aos dentes e retardo no desenvolvimento ósseo.

Os medicamentos usados ​​no tratamento de transtornos mentais também têm forte influência na cor do esmalte.

Mas não são apenas as drogas que podem afetar a estética do nosso sorriso. Além disso, os enxaguatórios bucais que contêm clorexidina e cloreto de cetilpiridínio antibacteriano, se usados ​​sem a supervisão de um dentista, também podem alterar a cor dos dentes.

- Continue depois da Publicidade -

Nesse caso, manchas amareladas ou pretas aparecem com mais frequência no esmalte dos dentes.

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 21 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

2 – Especiarias

especiarias
Foto: Freepik

A cor do esmalte pode mudar com o que comemos e bebemos.

A descoloração dos dentes é influenciada por três compostos químicos:

  • Cromógenos contidos em produtos escuros que produzem pigmentos corantes;
  • Taninos contidos no café, chá e vinho, que mancham fortemente os dentes e;
  • Ácidos, sob a influência dos quais o esmalte se torna macio e, portanto, exposto aos descoloração.

Especiarias como curry, cúrcuma e pimenta vermelha estão na lista.

Veja também: Mau Hálito – BBB21 levanta questões sobre “bafo” – Saiba mais sobre o assunto

3 – Molhos e xaropes prejudica o esmalte do dente

molhos
Foto: Freepik

Não apenas as especiarias são responsáveis ​​pela aparência feia de um sorriso, pois os dentes são afetados de forma semelhante por molhos e xaropes escuros.

  • Ketchup;
  • Molho de tomate;
  • Soja;
  • Vinagre balsâmico;
  • Xarope ou mel escuro.
Você também pode gostar!

4 – Refrigerantes é prejudicial para o esmalte do dente

coca
Foto: Freepik

O esmalte também fica amarelo devido o consumo de refrigerantes. Assim, as mudanças maiores e mais rápidas podem ser observadas com o consumo regular de Coca-Cola.

Os refrigerantes incluem cromógenos e é ácido, o que enfraquece ainda mais os dentes. A cerveja escura tem propriedades semelhantes.

  • Não deixe de conferir: Saúde Mental – Como está nossa mente? E Blue Monday: a segunda-feira que é a mais triste do ano. como sentir-se melhor

5 – Vinho branco e o esmalte do dente

vinho branco
Foto: Freepik

Todo mundo sabe que o vinho tinto (contém taninos, cromógenos e uma reação ácida) e mancha fortemente os dentes. No entanto, muitas vezes esquecemos que o vinho branco também é perigoso para o esmalte. Ele contém taninos e ácidos que tornam os dentes mais propensos a manchas.

6 – Fruta escura e azeda

cranberries
Foto: Freepik

Frutas escuras (cerejas, mirtilos, cranberries) também têm um efeito negativo em um belo sorriso, deixando marcas feias nos dentes.

Mas também devemos ter cuidado com os cítricos, que, devido aos ácidos neles contidos, prejudicam a camada protetora do dente. Isso torna o esmalte mais suscetível à descoloração.

O que fazer?

Antes de tudo, após consumir corantes, enxágue a boca com água e, quando tiver vontade de comer frutas cítricas, não se esqueça de escovar os dentes após o consumo. Isso evitará danos ao esmalte.

7 – Doces, pirulitos e jujubas prejudica o esmalte do dente

doces
Foto: Freepik

Doces tingidos com corantes artificiais (jujubas, pirulitos ou bombons) tornam o esmalte mais sujeito a descoloração. Além disso, os corantes alimentares são especialmente prejudiciais quando as raízes dos dentes estão expostas.

Mudanças na cor do esmalte do dente são um sinal de que devemos ir ao dentista. Assim, o dentista vai verificar o estado dos dentes e, dependendo da natureza das alterações, vai recomendar consultas adicionais com o especialista.

Siga as recomendações e procure um dentista sempre que necessário

Mesmo que sigamos todas as recomendações do dentista e nossa dieta não contenha produtos que possam prejudicar a cor do esmalte, um sorriso pode deixar muito a desejar. Porque?

A descoloração dos dentes pode ser causada por doenças. A mudança de cor é influenciada por condições genéticas, mas também problemas com a glândula tireoide (hipotireoidismo: dentes são branco leitoso, hiperfunção: branco-azulado), fibrose cística do pâncreas (descoloração marrom-cinza).

Além disso, a cor do esmalte também muda após a quimioterapia.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes