Mandala Lunar – Uma ferramenta para compreender melhor o ciclo menstrual e suas emoções

A mandala lunar é técnica de observação e registro dos seus padrões emocionais e comportamentais ao longo do ciclo menstrual. Também conhecida como “calendário lunar”, essa técnica estimula o empoderamento emocional feminino.

  • 2
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Você já ouviu falar na mandala lunar? Ela é uma ferramenta de autoconhecimento, desenvolvida por mulheres e para mulheres. Assim como o nome indica, trata-se de uma técnica de observação e registro dos seus padrões emocionais e comportamentais ao longo do ciclo menstrual. Com isso, é possível compreender melhor as próprias emoções e, ainda, conectar-se consigo mesma.

Saiba mais:

 

 

O que é a mandala lunar?

como fazer mandala lunar
Imagem: Reprodução / Toda Mulher Sagrada

 

- Continue depois da Publicidade -

Em resumo, é uma espécie de diário onde a mulher anota as fases do seu ciclo e junto com as emoções, sentimentos e sensações que surgem ao longo dele. Com isso, é possível identificar padrões comportamentais, pontos fortes e também pontos fracos ao longo de cada fase.

mandala lunar surgiu, portanto, como uma ferramenta de autoconhecimento. Ela ajuda mulheres a compreenderem melhor suas características cíclicas e mutáveis.

 

- Continue depois da Publicidade -

o que é uma mandala lunar
Imagem: Imagem: Reprodução / Curandeiras de Si

 

Nas sociedades ancestrais, a menstruação feminina era um poderoso ritual de conexão. Na Grécia Antiga, por exemplo, o sangue era até mesmo parte das grandes festas, em rituais de purificação do solo. Era, afinal, uma troca entre a força da mulher e a força da Mãe Terra. Contudo, com a evolução dos costumes, essa conexão se perdeu até que, nos últimos anos, um movimento contrário surgiu como contra-tendência.

Sendo assim, cada vez mais mulheres estão em busca dessa conexão. Por isso, a mandala lunar se tornou tão popular. Para se ter uma ideia, as buscas pelo termo tiveram uma alta surpreendente de 60% no Google.  Já no site que vende o Planner Mandala Lunar, os itens estão esgotados.

- Continue depois da Publicidade -

A boa notícia, para quem se interessou pela ferramenta, é que dá para encontrar versões gratuitas, prontas para imprimir. E o link, é claro, você encontra ainda nesse artigo.

 

Como funciona?

A mandala é, tradicionalmente, um círculo com divisões que acompanham as fases da lua.  Dentro dele, a cada dia do mês você marca – com cores correspondentes – os seus sentimentos. Também deve-se anotar os dias da menstruação.

Feito isso, conforme você completa sua mandala fica mais fácil identificar os impactos emocionais e energéticos do período menstrual. A ideia, portanto, é identificar como cada fase lhe afeta, para poder fazer o melhor para si naquele momento.

 

 

O ciclo menstrual feminino

Como explicamos anteriormente, para preencher a mandala lunar é preciso se reconectar com as fases do seu ciclo menstrual.

Você também pode gostar!

Do ponto de vista biológico, temos as fases folicular e lútea. Com a menstruação, inicia-se a fase folicular. Já com a ovulação, a mulher entra na fase lútea. De modo geral, menstruamos cerca de 14 dias após a ovulação e um ciclo menstrual tem duração aproximada de 28 dias. Contudo, isso não é padronizado, pois o ciclo varia de mulher para mulher.

Compreender melhor a própria natureza cíclica e as transformações emocionais de cada fase do período é um dos objetivos da mandala.

 

 

fases do ciclo menstrual e emoções
Imagem: Reprodução / Feminino Natural

 

De acordo com o site Feminino Natural, para complementar o uso da mandala lunar, vale baixar o app Lunar . Nele, é possível encontrar informações importantes sobre as tendências emocionais de cada fase.

Ademais, o app também disponibiliza informações médicas e saberes tradicionais, bem como dicas para fazer o seu melhor a cada fase do ciclo.

Para manter a saúde e o emocional em dia, também é interessante aproveitar nos alimentos anti-idade. Por isso não esqueça de conferir nosso especial.

Nesse caminho de conhecer as emoções, veja ainda Como lidar com a solidão, com dicas de terapeuta. E nosso especial de Ansiedade: como evitar? Causas, sintomas, tratamentos, tipos e mais.

 

Onde encontrar a mandala?

Por fim, agora que você já conhece um pouco mais sobre essa ferramenta, é hora de iniciar a sua. A mais famosa é a Mandala Lunar criada por Ieve Holthausen e Naíla Andrade.

Trata-se de um planner super bonitinho, com ilustrações, dicas e reflexões para todas as fases, bem como a mandala propriamente dita. A venda é anual, porém o modelo 2021 já esgotou.

Mas não fique triste. Com cada vez mais adeptas disseminando a técnica, é fácil encontrar diagramas com o passo a passo para fazer a sua.

 

Mandala lunar gratuita para imprimir

mandala lunar gratuita
Imagem: Reprodução / Feminino Natural

 

Olha só que incrível: o site Feminino Natural disponibilizou uma mandala lunar gratuita. Para imprimir, basta clicar na imagem e fazer download.

Também dá para criar a sua própria mandala em casa. Para isso, você vai precisar de uma folha em branco ou caderno de desenho, régua, compasso e canetas coloridas.

Então basta desenhar um círculo, criar as divisões e, com a ajuda de um calendário lunar, preencher as fases da lua em cada mês. Após, deve-se criar um código de cores para emoções e ir anotando aos poucos.

Agora é só começar a preencher e se conhecer melhor! Afinal já dizia o enigma da esfinge: Decífra-te ou Devóro-te!

 

  • 2
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes