Melhores chás digestivos: top 5 para “te salvar”

Problemas digestivos são comuns, até mesmo para quem não sofre de transtornos no sistema digestório. E os chás podem ser o melhor caminho para se livrar destes incômodos.

- Continue depois da Publicidade -

Algum alimento que não cai bem ou o excesso de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas. Ou, até mesmo, questões emocionais podem impactar negativamente no processo de digestão do nosso organismo, sabia?

E isso, obviamente, não é nada confortável. Entre os sintomas de problemas digestivos estão:

  • Dores abdominais
  • Náuseas
  • Retenção de gases
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Distensão abdominal
  • Vômitos, entre outros.

No entanto, nem sempre é necessário recorrer a medicamentos alopáticos. Isso porque a maioria dos problemas digestivos é pontual. Assim, vale apostar no poder da natureza.

E uma das formas de aliviar estes desconfortos rapidamente são os chás.

- Continue depois da Publicidade -

A seguir você confere o Top 5 dos chás. Ou seja, as infusões mais eficientes para acabar com os problemas de má digestão e os incômodos sintomas.

 

 

Top 5: Os Melhores Chás Para a Digestão

 

- Continue depois da Publicidade -

1 – Chá de Boldo

 

Eis um dos primeiros chás digestivos da lista. Esta infusão é uma das mais eficazes e o alívio para os problemas de má digestão é, praticamente, imediato.

- Continue depois da Publicidade -

Isso porque o boldo contém propriedades que estimulam a produção da bile.

Com isso, facilita o metabolismo das gorduras e açúcar. E, dessa forma, o consumo do chá de bolso evita sobrecarregar o fígado – um dos órgãos mais atingidos pelos problemas digestivos.

2 – Chá de Erva Doce

 

A erva doce também está entre os chás digestivos mais eficientes. A erva ajuda nos fluidos intestinais. Dessa forma, alivia diversos desconfortos, como por exemplo, a retenção de gases.

Além disso, reduz a sensação de estufamento causada pela má digestão.

3 – Chá de Tomilho

 

Embora não seja tão popular como os chás anteriores, a infusão de tomilho é uma boa aliada para tratar os problemas digestivos.

A erva estimula a produção da bile, assim, ajudando a boa digestão do que foi consumido. Além disso, o tomilho protege o estômago, pois reduz a acidez – evitando e reduzindo azia e queimações.

 

Você também pode gostar!

Mais chás digestivos a seguir…

 

4 – Chá de Hortelã

 

Saboroso e refrescante, a hortelã resulta em mais um dos melhores chás digestivos. Isso porque a erva tem propriedades antiespasmódicas naturais.

Dessa forma, impede a contração intestinal, evitando cólicas. Além disso, contribui para aliviar a retenção de gases.

  5 – Chá de Macela

 

A macela é uma flor. E o seu chá é excelente, também, para combater os problemas digestivos.

O chá de macela oferece propriedades antiespasmódicas e que estimulam a digestão. Assim, aliviando rapidamente os desconfortos dos problemas do aparelho digestório.

 

chás digestivos
Chá de Macela

Dicas para preparar os chás digestivos

 

Além de escolher os ingredientes certos (vide Top 5 acima), é fundamental preparar os chás digestivos de forma adequada. A seguir, você confere algumas dicas para preparar infusões:

 

  • Use cerca de 1 colher de sopa da erva/flor para 1 xícara de chá de água. Esta é a medida aproximada mais adequada. Assim, não adianta adicionar mais ou menos erva/flor, pois o resultado não será satisfatórios.
  • Evite adoçar a infusão com açúcar. Isso porque problemas digestivos não combinam com o açúcar refinado. No caso, prefira ingerir o chá in natura. Ou, no máximo, adoce com um pouco de mel ou açúcar mascavo.
  • Deixe os chás digestivos apurar, antes de beber. Ou seja, ferva a infusão e depois, mantenha tampada por uns 10 minutos.
  • Prefira consumir as infusões logo após o preparo. Mas, se precisar preparar os chás digestivos com antecedência, mantenha-os tampados na geladeira. Porém, na hora de consumir, esquente.
  • Beba cerca de 2 a 3 xícaras de chá digestivo ao dia, até solucionar o problema, No entanto, se os sintomas persistirem por mais de 3 dias, busque atendimento médico.
Como preparar chás
Como preparar chás

 

Com informações de Health Line  

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes