Cuidados Com a Pele Negra: 7 dicas de cuidados essenciais

- Continue depois da Publicidade -

Quem pensa que as peles brancas são as mais sensíveis de todas pode estar enganado: existem alguns cuidados com a pele negra que não podem ser evitados, afinal, ela tem a tendência de manchar e ficar com marcas muito mais fácil, devido à quantidade de melatonina. 

Por isso, muitas mulheres se perguntam como estabelecer, de fato, uma boa rotina de cuidados com a pele negra, quais produtos não podem faltar nos passos de skincare e quais são os principais vilões dessa cor de pele. 

Essas dúvidas são totalmente justificáveis, e merecem atenção. Afinal, pessoas com pele mais escura lidam com mais problemas dermatológicos como hiperpigmentação, inflamação, câncer de pele, sensibilidade à laser e quelóides.  

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre cuidados com a pele negra. Confira!

Entendendo a negra

- Continue depois da Publicidade -

As células pigmentares da pele negra são mais ativas do que os outros tipos de pele, seja com um ponto de luz ou com um ponto escuro. Elas possuem mais variedades de pigmento do que pessoas com outros tons de pele e etnias.

Existem três ou quatro tipos de melanina e a negra é a versão mais escura, reagindo com maior intensidade a qualquer tipo de estímulo, como um trauma ou inflamação, pois excita as células. 

- Continue depois da Publicidade -

Com quelóides e cicatrizes, nossos fibroblastos e células de colágeno também são mais reativos. Isso dificulta a remoção de cicatrizes, pois o processo de cicatrização nunca para, continua.

De acordo com especialistas, o trauma na pele como acne, por exemplo, causa inflamação e estimula as células pigmentares. Causando entupimento nos poros, manchas escuras aparecem especialmente na pele de cor.

  • Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

 

- Continue depois da Publicidade -

Principais características da pele negra  

A pele negra possui maiores concentrações de colágeno, o que faz com que sinais de idade, como rugas e linhas de expressão não sejam tão aparentes e presentes. 

Esse é um ponto super positivo para as mulheres negras: sua pele, não apenas o rosto, mas do corpo em geral, é muito mais firme e elástica — dificilmente apresentam flacidez e celulites. 

Isso não quer dizer que, por ter todos esses benefícios naturais, a pele negra não precise de cuidados específicos. É necessário investir em proteção solar e hidratação.

Quais são os principais vilões da pele negra?

cuidados com a pele negra dicas
Foto: Pexels | O que evitar passar na pele negra?

Uma grande vilã da pele negra é a presença de espinhas, causadas por desregulações hormonais ou alimentação excessivamente gordurosa. 

As espinhas inflamadas causam alterações na cútis e, por fim, resultam em manchas que, quase sempre, não são facilmente eliminadas. 

Assim, é interessante tratar primeiro das acnes e da sua causa com um dermatologista ao invés de investir em ácidos ou tratamentos para eliminar manchas. 

A exposição intensa ao sol, sem proteção, também é outro grande vilão: peles negras precisam de protetor solar como qualquer outra e, em casos de descuido, pode agravar ou iniciar problemas como o melasma, manchando toda a pele desprotegida. 

Foliculites e alergias também escurecem a pele negra, devido ao pigmento mais amarronzado da pele. Por isso, evitar lâminas e giletes é a melhor opção. 

Principais dicas de cuidados com a pele negra

cuidados com a pele negra produtos
Foto: Pexels | Reserve tempo para cuidar da sua pele!

Todos esses problemas citados acima podem ser evitados com a adoção de uma rotina de cuidados com a pele negra, com passos eficientes de skin care e tratamento. 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

1. Tenha uma rotina de skin care

Ter uma rotina de cuidados com a pele negra é essencial. Todas as manhãs e antes de se deitar, reserve momentos para cuidar da pele: remover as impurezas, lavar, tonificar, hidratar e, dependendo do momento do dia, proteger. 

2. Use protetor solar

Na sua rotina de cuidados com a pele negra, o protetor solar não pode faltar! Você pode se sentir à vontade para escolher a marca e o tipo que desejar, se com base, sem, acabamento matte ou brilhoso — o importante é usar sempre!

Muitas pessoas de pele negra ou morena deixam de usar porque a maioria deles são de pigmentação branca, clareando o rosto na hora da aplicação, mas existem protetores com pigmentações mais escuras. Independente da cor da pele, é essencial protegê-la dos raios solares, evitando rugas, manchas e envelhecimento precoce.

3. Hidrate sua pele

O mesmo ponto anterior vale para a hidratação: você pode escolher as marcas que mais se identifica, bem como as essências que mais te chamam a atenção. Manter a pele hidratada é essencial para combater manchas e espinhas, além de mantê-la viçosa e cheia de vida. 

4. Invista em vitamina C

A vitamina C no rosto ajudará a manter o brilho da sua pele, que já é naturalmente linda — na verdade, a vitamina C será uma impulsionadora para a saúde dos poros e cútis. 

A vitamina C rompe o pigmento da pele negra e desacelera o processo de envelhecimento.

Nesse ponto, não pense que apenas as vitaminas C líquidas, aplicadas com conta-gotas, são úteis: as fontes naturais de vitamina, como frutas cítricas e também encapsulados também são ótimas opções.

5. Tenha uma boa alimentação

Alimentação adequada reflete na sua pele, deixando-a com aspecto saudável. 

O contrário também é verdadeiro: comidas gordurosas e cheias de conservantes, sódio e corantes deixam sua pele cheia de espinhas, oleosidade excessiva e irritação. 

6. Beba água

É impossível conquistar uma pele bonita sem priorizar a ingestão de água. 

O passo de hidratação do seu skin care pode ser eficiente, mas nunca trará o mesmo resultado da ingestão de água frequente. 

Se, para você, se manter hidratada é um desafio, utilize a tecnologia a seu favor: configure despertadores de hora em hora para lembrá-la de tomar água, e sempre deixe uma garrafinha ao seu alcance. 

7. Invista em bons produtos

Produtos de marcas boas e bem avaliadas no mercado merecem a sua atenção. Antes de comprar um produto, o que acha de analisar vídeos ou blogs que analisem e comparem diferentes marcas? 

Uma sugestão também é valorizar o trabalho de influenciadoras e blogueiras negras, que têm a bagagem de conhecimento técnico e prático necessária para orientar e aconselhar outras mulheres no quesito marcas e produtos de qualidade para cuidados com a pele negra. 

Conclusão

Percebeu como os cuidados para pele negra são importantes e simples? Basta seguir os passos abordados nesse artigo e incluir uma rotina de cuidados com a pele negra no seu dia a dia. 

Se você gostou do conteúdo, sem dúvidas vai amar a categoria sobre cabelos e beleza, aqui mesmo no portal Fashion Bubbles. Não se esqueça de nos seguir no Google News para ficar sempre atualizada com as últimas notícias e tendências!  

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes